Bolsa brasileira tem maior queda desde 1998

O Ibovespa caiu 12,3%, a 85.931,36 pontos, mínima desde dezembro de 2018 e a maior queda percentual diária desde setembro de 1998, ano marcado pela crise financeira russa. O dia foi marcado por ‘circuit breaker’ e com as ações da Petrobrás desabando mais de 30%. O dólar comercial terminou o dia no Brasil a R$ 4,73, em alta de 2,03%.  

Bolsonaro se diz fiel a Guedes em meio a caos na Bolsa

Na manhã desta segunda feira (09/03), enquanto o presidente Jair Bolsonaro se reunia com cerca de 350 empresários brasileiros em um hotel em Miami para reafirmar que “somos leais às políticas econômicas do sr. (ministro da Economia) Paulo Guedes”, a Bolsa de Valores de São Paulo adotava o mecanismo do ‘circuit breaker’ interrupção automática das atividades de compra e venda de ações após registrar queda de 10% no índice Ibovespa.

Petróleo barato pode demorar para chegar às bombas

O petróleo foi o assunto do dia, após a queda expressiva perto de 30% na cotação do barril desde o início dos negócios ontem nas bolsas internacionais, onde a commodity é negociada no mercado futuro. A cotação reagiu a um fim de semana turbulento de negociações e impasse entre integrantes da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A Arábia Saudita e a Rússia, dois importantes produtores globais, divergiram na estratégia de redução de produção como forma de recuperar o preço diante da perda perto de 50% no ano em função da disseminação do coronavírus no mundo.

Gripe grave será critério para teste de coronavírus

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (9) que vai passar a realizar testes para o novo coronavírus em todas as pessoas que forem internadas com quadro de gripe grave. Também passarão a ser realizados testes em pacientes que apresentarem resultado negativo para gripe comum ou outros tipos de vírus em unidades de atendimento básico no município que já confirmou pelo menos um caso. A novidade é que os testes serão feitos independentemente de haver histórico de viagem internacional, como era feito anteriormente.

Bolsonaro: ‘coronavírus está superdimensionado’

O presidente Jair Bolsonaro minimizou, nesta segunda-feira, 9, o dia de pânico nos mercados financeiros ao redor do mundo e disse que o coronavírus está “superdimensionado”. “Os números vêm demonstrando que o Brasil começou a se arrumar em sua economia. Obviamente, os números de hoje tem a ver, a queda drástica da Bolsa de Valores no mundo todo, tem a ver com a queda do petróleo que despencou, se eu não me engano, 30%. Tem a questão do coronavírus também que no meu entender está superdimensionado o poder destruidor desse vírus, então talvez esteja sendo potencializado até por questão econômica”, disse o presidente.

Vírus pode parar indústria de carros do país já este mês

A epidemia global do coronavírus já está afetando o Brasil, e não apenas por causa dos primeiros casos confirmados da doença no país. A paralisação de empresas que fornecem componentes e têm qualquer braço situado na China é a grande culpada pelo cenário. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o gigante asiático é supridor de 13% de todos os componentes importados por nossa indústria veicular. Com a quase paralisação momentânea do setor de autopeças chinês, os atuais estoques de determinadas importadas da China pelo Brasil não durarão mais do que algumas semanas, com chances de serem esgotados entre o fim de março e abril.

Itália amplia quarentena para todo o território

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou a expansão para todo o território nacional das medidas para conter o coronavírus. Escolas, universidades, casas noturnas, cinemas, teatros e academias de ginástica estão de portas fechadas. Cruzeiros turísticos suspenderam escalas em cidades do norte da Itália, como Veneza, e viajantes só podem desembarcar se estiverem voltando para casa.

Brasil não prevê repatriar brasileiros na Itália

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis, descartou repatriar brasileiros isolados na Itália após ampliação da área de quarentena para tentar combater o avanço do novo coronavírus no país europeu. “Não existe no radar essa possibilidade de repatriação dos que estejam na Itália”, disse o secretário nesta segunda-feira. Em fevereiro, o governo brasileiro repatriou um grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares que viviam na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto. Gabbardo Reis também considerou pouco provável a possibilidade de o Brasil adotar medida semelhante caso o novo coronavírus avance no país e classificou a decisão dos italianos como “extremamente radical”.

Nomeação feita por Regina é anulada pelo Planalto

Em edição extra do Diário Oficial publicada no fim da tarde, o ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, tornou a nomeação sem efeito. Maria Do Carmo Brant de Carvalho foi escolhida por Regina Duarte para trabalhar com ela na secretaria especial de Cultura. A indicação sofreu críticas de aliados de Jair Bolsonaro por ter sido secretária de Assistência Social durante o mandato de Dilma Rousseff.

Bolsonaro diz que venceu eleição no 1º turno

O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira durante evento nos Estados Unidos que houve ‘fraude’ nas eleições presidenciais de 2018 e afirmou ter provas de que venceu o pleito no primeiro turno. ‘Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude’.

Caso Backer: morre sétimo paciente de intoxicação

Ao todo são 38 vítimas com intoxicação investigada por dietilenoglicol, a partir de produtos da cervejaria mineira Backer. Com as apurações há quase tres meses, a contaminação pela substância já foi confirmada por meio de exames em 11 pacientes.

ANS suspende a venda de 14 planos de saúde no País

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 14 planos de saúde de cinco operadoras, em todo o país, devido a reclamações feitas pelos usuários no quarto trimestre de 2019. Esses planos atendem a 62.704 beneficiários que não serão afetados. A proibição da venda começa a valer no próximo dia 13. Esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora durante o período de monitoramento realizado pela ANS. A medida, divulgada nesta segunda-feira (9), faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência, que acompanha o desempenho do setor. Além das suspensões, a ANS também divulgou hoje a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 28 planos de 11 operadoras tiveram a venda liberada por meio do monitoramento.

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 2 milhões

Acontece nesta terça-feira (10) o concurso 2.241 da Mega-Sena. Nesta semana a loteria realiza três sorteios em vez de dois, como de costume: hoje, na quinta-feira (12) e no sábado (14).

ESPORTES

Jesus quer renovar e diz quais fatores podem impedir acerto

Com contrato até maio, Jorge Jesus ainda negocia sua renovação com o Flamengo e se depender do técnico, o desejo é de permanecer no Rio de Janeiro. ‘A saudade pode me levar de volta para Portugal. É a única coisa que pode me tirar do Flamengo’.

Bragantino vence Ponte Preta e complica Corinthians

O Red Bull Bragantino bateu a Ponte Preta por 2 a 0 em pleno Moisés Lucarelli. Com o resultado, o Bragantino chegou aos 14 pontos e assumiu a liderança do Grupo D, que tem o Corinthians na lanterna com 10. Faltando três jogos para o fim da primeira fase, o Timão tem apenas duas vitórias na competição e pode depender dos rivais para se classificar para a próxima fase.

Sampaoli é apresentado no Atlético-MG

Com a chegada de Jorge Sampaoli no Atlético-MG, apresentado nesta segunda-feira, a cobertura dos treinos será mais difícil. A ordem é de liberar apenas dez minutos de aquecimento dos atletas. O técnico também não vai falar em coletiva às sextas-feiras, como era de praxe, se comunicando com a imprensa apenas depois dos jogos.

TV argentina diz que Galo acertou volta de Lucas Pratto