Transmissão sustentada preocupa governo

A transmissão sustentada do novo coronavírus em ao menos seis Estados brasileiros preocupa o Ministério da Saúde. O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou na quinta-feira (19) que o crescimento do Covid-19 no Brasil tem ocorrido de forma nacional, em bloco, o que pode dificultar ainda mais o trabalho de monitoramento e controle da doença. O número de casos confirmados no País chegou a 621. Ao menos seis pessoas morreram, segundo boletim mais recente do Ministério da Saúde.

Governo estuda pedir leitos da rede privada ao SUS

O Ministério da Saúde estuda impedir exportações de equipamentos usados em leitos de UTI, como respiradores, e até requisitar leitos da rede privada para atender ao SUS. A pasta avalia também reduzir tributos sobre medicamentos usados contra o novo coronavírus, além de postergar o reajuste anual de preços destes produtos. “O Ministério da Saúde passa a trocar informações sobre uso de leitos privados (com a rede privada). Queremos saber qual a ocupação, quem tem leito ocioso, quem não tem, qual a ocupação. Se necessário, vamos requisitar leitos privados ao SUS”, disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo.

Governo vai liberar R$ 10 bilhões a planos de saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo vai facilitar a liberação de R$ 10 bilhões aos planos de saúde. O valor faz parte de um fundo garantidor, vinculado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), composto por recursos das operadoras. De acordo com Mandetta, a ANS deve formalizar a ação amanhã.

Brasil restringirá estrangeiros pelo espaço aéreo

Depois de barrar a entrada de estrangeiros de 8 países vizinhos por vias terrestres, o governo federal decidiu fazer restrições por vias aéreas a um amplo grupo de países para evitar a expansão de casos de Covid-19. Ficam proibidos de entrar no país pelo período de 30 dias estrangeiros que viagem a partir de todos as nações da União Europeia, bem como do Reino Unido, da China, do Japão e da Malásia. A restrição também se aplica a aviões vindos da Austrália, da Islândia, da Noruega, da Suíça, da Irlanda do Norte, da Suíça e da Coreia do Sul.

Senado vota declaração de calamidade pública 

O Senado vota nesta sexta-feira (20), utilizando sistema de sessão virtual, o pedido da Presidência da República para declarar estado de calamidade pública no País. A votação será remota devido à pandemia de Covid-19, doença que infectou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e também o parlamentar Nelsinho Trad (PSD-MS). A segunda votação do dia será a Medida Provisória que trata da negociação de dívidas tributárias.

Rio Grande do Sul decreta calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou, nesta quinta-feira, 19, situação de calamidade pública devido à pandemia de coronavírus. A medida será enviada à Assembleia Legislativa para ser validada também como um decreto legislativo. A mudança de status traz novas restrições que têm validade de 15 dias. O decreto proíbe a circulação e o ingresso de veículos do transporte coletivo interestadual. Os veículos do transporte intermunicipal devem circular com metade da capacidade. Nos coletivos municipais, é permitido apenas o transporte de passageiros sentados.

Comitiva que viajou com Bolsonaro registra 22º caso de Covid-19

A comitiva que viajou com o presidente Bolsonaro na semana passada registrou o 22º caso de Covid-19 nesta quinta-feira (19). Foram confirmados com o novo coronavírus o assessor internacional da presidência, Filipe Martins; diretor do Departamento de Segurança Presidencial, Coronel Suarez; chefe do Cerimonial, Carlos França; chefe da ajudância de ordens, Major Cid. Bolsonaro testou negativo à doença, mas foi aconselhado pelo Ministério da Saúde a refazer o exame na próxima semana.

Brasil é o 2º país com mais casos de coronavírus no governo

A confirmação nesta quinta-feira 18 de que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contraíram o novo coronavírus torna o Brasil o segundo país com mais casos da doença na alta cúpula do governo. Com 13 confirmados, fica atrás apenas do Irã, que tem 24 autoridades enfermas.

Generais aconselham Bolsonaro a evitar confronto

Aconselhado pelo núcleo militar do governo a adotar um estilo mais conciliador diante do avanço da crise do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro vive um dilema. Ao mesmo tempo em que os generais querem que Bolsonaro recorra a uma estratégia de menos confronto e se concentre no combate ao inimigo invisível, a ala ideológica do governo mantém a pressão para que ele intensifique a ofensiva contra a imprensa, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Embaixador chinês reafirma críticas contra Eduardo Bolsonaro

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, não esconde o incômodo com a teoria que está se disseminando no governo de Jair Bolsonaro de que a pandemia do novo coronavírus foi a forma que o país asiático encontrou para “dominar” o mundo. Esse pensamento, por sinal, foi expressado pelo filho 03 do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, em uma rede social. Ele comparou a atuação do regime chinês no combate à Covid-19 ao episódio do acidente nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética. Imediatamente, Wanming respondeu. Disse que as declarações do parlamentar são “um insulto” e “vão ferir a relação amistosa entre o Brasil e a China”. E exigiu um pedido formal de desculpas de Eduardo, pedido que ele reforçou em entrevista por e-mail ao Correio.

Witzel fecha as divisas do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Entre elas está o fechamento de divisas do estado a partir deste sábado (21), quando ônibus de localidades com circulação do coronavírus confirmadas serão proibidos – o Diário Oficial não cita nada sobre carros de passeio. A determinação irá vigorar, a princípio, durante 15 dias.

DF manda fechar o comércio e suspende cultos e missas

O governo do Distrito Federal determinou nesta quinta-feira, 19, o fechamento de todos os comércios do Distrito Federal, por causa da pandemia do novo coronavírus, além de suspender cultos e missas de qualquer credo ou religião. Os únicos estabelecimentos que poderão seguir com as portas abertas na capital federal são supermercados, farmácias e padarias.

Malafaia ataca MP sobre proibição de cultos

Apesar das orientações de isolamento por conta do coronavírus, o pastor Silas Malafaia, um dos principais líderes evangélicos do país, afirmou a VEJA que vai continuar com os cultos em sua igreja, a Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro. Na noite desta quinta-feira, 19, está marcado um encontro com os fiéis no templo matriz, no bairro da Penha, na Zona Norte da capital, cuja capacidade é para 6.580 pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, 621 casos do Covid-19 estão confirmados no Brasil. Até o momento, são sete mortos, sendo dois no estado fluminense.

Bolsonaro diz que Brasil não vai crescer em 2020

En live transmitida via rede social nesta quinta (19), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o País ficará estagnado economicamente neste ano devido à pandemia de Covid-19. ‘Houve um tremendo balanço na economia não só no Brasil, como no mundo todo. Aquilo que esperávamos cresce neste ano, infelizmente não alcançaremos esse objetivo’.

Fábricas de veículos podem suspender a produção no Brasil

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou hoje que todas as empresas do setor se preparam para paralisar atividades ao longo das próximas semanas “em função do agravamento da crise gerada pelo coronavírus”. O setor reúne 65 fábricas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e motores que empregam 125 mil trabalhadores diretos em 43 cidades de dez Estados. A medida deve afetar também centenas de fornecedores de autopeças. Em nota, a Anfavea afirmou que “todas as nossas empresas estão analisando e se preparando para tomar ações de paralisação das suas fábricas no Brasil, e discutindo caso a caso com seus respectivos sindicatos.”

Itália supera China em mortos pelo coronavírus

A Defesa Civil da Itália anunciou ontem que o número de mortos em decorrência do novo coronavírus subiu para 3.405. Isso representa um aumento de 427 óbitos em apenas 24 horas. Desta forma, a Itália ultrapassa a China na quantidade de vítimas. Atualmente, o país asiático contabiliza 3.245 mortes. Em relação aos contágios, o país europeu tem um total de 41.035 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 33.190 casos ativos e 4.440 recuperados.

Argentina determina quarentena em todo país

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta quinta-feira uma quarentena obrigatória a partir da madrugada de sexta-feira em todo o país num esforço para impedir a disseminação do novo coronavírus. Os argentinos poderão sair de suas casas para comprar bens básicos, como alimentos e remédios –que serão controlados pelas forças de segurança. Alguns trabalhadores de setores essenciais também poderão se deslocar.

ESPORTES

Clubes oferecem CTs e estádios contra Covid-19

A batalha contra a pandemia causada pelo novo coronavírus conta com o apoio de clubes de futebol. Bahia, Corinthians e o São Paulo anunciaram nesta quinta-feira (19) que irão disponibilizar suas instalações ao poder público no tratamento à Covid-19. O time baiano cederá o Fazendão, enquanto o tricolor paulista emprestará toda sua infraestrutura, incluindo o estádio do Morumbi. Já a Arena Corinthians pode ser usado como ponto de atendimento médico.

Santos faz parceria com a prefeitura em combate ao coronavírus

O Santos divulgou em nota oficial na noite desta quinta-feira que firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Santos na luta pelo combate ao coronavírus. O clube colocou suas dependências à disposição da Secretaria de Saúde da cidade, inclusive cedendo o Salão de Mármore como local para montagem de hospital provisório. O Peixe tem tomado medidas de prevenção ao Covid-19 desde segunda-feira. A princípio, as atividades foram suspensas por 20 dias e uma cartilha de recomendação foi enviada aos atletas durante o período de quarentena. Apenas o Departamento Médico tem funcionado, mas somente no período da manhã.