Moraes dá prazo para PF enviar inquérito sobre hackers

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou à Justiça Federal, na quinta-feira (1º) o envio, no prazo de 48 horas, da cópia do inquérito e todo o material apreendido na operação Spoofing, que resultou na prisão de quatro suspeitos de hackear telefones celulares de autoridades brasileiras. A decisão de Moraes foi tomada horas depois de o ministro Luiz Fux, também do Supremo, proibir a destruição das provas recolhidas em poder dos suspeitos e determinar o envio do inquérito da operação Spoofing ao STF.

Cid Gomes, Witzel e Pezão foram alvos de hacker

O senador Cid Gomes (PDT-CE) também foi alvo do hacker Walter Delgatti Neto, que admitiu ter invadido contas de autoridades no aplicativo Telegram. A área de trabalho de um laptop atribuído a “Vermelho”, como ele é conhecido, expõe dezenas de atalhos com nomes de autoridades, como Witzel possivelmente o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) e o ex-governador de Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (MDB). Cid afirmou que isso reforça sua posição de que é preciso investigação ampla em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso. “Ao que parece, são quatro pessoas que estão muito longe de serem especialistas. Se estão fazendo isso, pessoas com maior conhecimento podem fazer muito mais”, disse o senador.

Moraes suspende ação da Receita contra ministros

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de procedimentos investigatórios em curso na Receita Federal que possam ter como alvo os membros do plenário da Corte e outras autoridades. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (1/8), horas depois de o site The Intercept Brasil revelar diálogos segundo os quais o procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol teria incentivado uma investigação contra Dias Toffoli, hoje presidente do Supremo.

Juiz mantém preso grupo suspeito de invasões 

A Justiça Federal do Distrito Federal decidiu que os suspeitos de hackear autoridades devem permanecer presos por tempo indefinido. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz Ricardo Leite na noite desta quinta-feira (1º) no limite do prazo para a prisão temporária. A decisão foi tomada a pedido da Polícia Federal. O grupo está preso desde o dia 23 de julho, sob suspeita de hacker os celulares do ministro Sérgio Moro, do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na operação Lava Jato no Paraná, e de até mil autoridades dos três Poderes.

Bolsonaro quer que índios garimpem próprias terras

Durante transmissão ao vivo no Facebook, nesta quinta-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a possibilidade de regulamentação de garimpo. O projeto, disse Bolsonaro, deve incluir também as terras indígenas. Mas a exploração, ressaltou, caberá aos próprios indígenas. ‘No que depender de mim, índio, se quiser garimpar na terra dele, poderá. Tudo é polêmica. Deixa o índio explorar a sua terra, se quiser plantar também que plante’, completou.

Governo: dados do Inpe são falsos; diretor pode sair

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta 5ª feira (1º.ago.2019) a possibilidade de demitir o diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão. “Se quebrou a confiança, vai ser demitido sumariamente”, disse o presidente. A declaração de Bolsonaro foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto para falar sobre a divulgação de dados sobre o desmatamento. A entrevista, que contou com a presença dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Segurança Institucional), serviu para que o governo contestasse dados do Inpe.

STF mantém demarcação de terras com Funai

Por unanimidade, o STF decidiu na quinta-feira manter a demarcação de terras indígenas com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o que representa uma derrota ao governo Bolsonaro. Na sessão de ontem, os integrantes do Supremo decidiram confirmar uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Em junho, Barroso deu uma decisão monocrática (individual) suspendendo trecho de uma nova medida provisória que transferia a demarcação para o Ministério da Agricultura.

Barroso pede explicação a Bolsonaro por fala sobre ditadura

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deu um prazo de 15 dias para que o presidente Jair Bolsonaro responda à interpelação feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Na segunda-feira, Bolsonaro disse que poderia contar a Santa Cruz como seu pai, Fernando Santa Cruz, foi morto durante a ditadura militar. No despacho de duas páginas, Barroso ressalta que Bolsonaro não é obrigado a responder a interpelação.

Altamira: 22 são indiciados por mortes em caminhão

A Polícia Civil do Pará vai indiciar 22 presos pela morte de outros quatro detentos por asfixia dentro do caminhão-cela que levava o grupo do Centro de Recuperação Regional de Altamira (PA) palco de um massacre na segunda-feira que deixou 58 mortos para outros presídios. As mortes foram provocadas por estrangulamento. Além das vítimas, havia 26 detentos no veículo, mas, de acordo com a polícia, não há elementos que comprovem a participação de quatro deles.

FUTEBOL

São Paulo anuncia contratação de Daniel Alves

Daniel Alves é o novo reforço do São Paulo. O clube anunciou o lateral-direito de 36 anos na noite de quinta-feira. O jogador assinou um contrato válido por três anos, até a Copa do Mundo de 2022, no Catar, competição que ele acredita ter condições de disputar. Daniel Alves está livre desde que deixou o PSG. Como estava sem contrato, ele poderá ser registrado após o fechamento da janela internacional no Brasil, que foi na última quarta-feira.

Corinthians vence Montevideo Wanderers e vai às quartas de final

O Corinthians está classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira o time comandado pelo técnico Fábio Carille visitou o Montevideo Wanderers, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição, e novamente levou a melhor sobre o modesto rival, desta vez por 2 a 1.

Grêmio elimina o Libertad e encara o Palmeiras nas quartas da Libertadores

No Defensores Del Chaco, o Grêmio voltou a derrotar o Libertad. Desta vez o jogo ficou no 3 a 0 para o Tricolor. Na próxima fase, o adversário é o Palmeiras de Felipão e Cia.

JOGOS PAN-AMERICANOS

Handebol: Brasil atropela Peru e avança

O time brasileiro masculino de handebol garantiu sem grandes dificuldades sua vaga para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira, em confronto com o Peru pela segunda rodada da fase de grupos, o Brasil dominou o time da casa de início ao fim e venceu por 40 a 16. O time brasileiro volta à quadra nesta sexta-feira, às 20h, para enfrentar Porto Rico. Caso seja campeão em Lima, o Brasil estará garantido na Olimpíada de Tóquio.

Saltos ornamentais: brasileiros vão à final

O Brasil está na disputa por medalhas nos saltos ornamentais com dois atletas. Kawan Pereira, nono colocado com 309 pontos, e Ian Matos, décimo colocado com 304.1, superaram a fase classificatória do trampolim de 1m nesta quinta feira. O líder foi o jamaicano Tona Knight-Wisdom, com 378.2 pontos. A disputa por medalhas começa às 22h30, horário de Brasília. E ainda haverá as finais no trampolim 3m sincronizado feminino em que o Brasil será representado por Juliana Veloso/Luana Lira.

Irmãos do badminton lutam, mas não vencem americanos na semi do Pan

Irmãos Fabricio e Francielton Farias foram derrotados na semifinal dos Jogos Pan-Americanos pelos também irmãos Philip e Ryan Chew. Brasileiras também perdem. O badminton do Brasil ficou próximo de chegar a uma final de duplas nos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira, os irmãos Fabrício e Francielton Farias foram derrotados pelos também irmãos americanos Philip e Ryan Chew, nº 50 do ranking mundial da BWF (Federação Internacional de Badminton). Os brasileiros chegaram a vencer o primeiro set e estiveram empatados no tie-break, mas acabaram derrotados por 2 sets a 1 (20/22, 21/13 e 21/17), em 45 minutos de partida. Com este resultado, os brasileiros ficaram com a medalha de bronze.

TELEVISÃO

Após polêmica, Dony se demite e agradece Globo

Dony de Nuccio, âncora do ‘Jornal Hoje’, pediu demissão da Rede Globo na quinta (1º). O motivo do afastamento do jornalista é o trabalho ativo em uma empresa de comunicação de nome PrimeTalk, que teria recebido R$ 7 milhões em um único mês por conta de um contrato envolvendo a aparição de Dony em vídeo-aulas do Banco Bradesco. Em carta enviada ao diretor de jornalismo, Ali Kamel, Dony agradece à Globo, pede desculpas e diz que, se errou, não foi por dolo.