Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos para repassar o aumento de custos ao consumidor final, observa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo a coordenadora do Programa de Serviços Financeiros da organização não governamental, Ione Amorim, no passado casos do tipo já eram registrados, no entanto, a alta da inflação no Brasil nos últimos dois anos têm levado a cada vez mais empresas, de diversos setores, a adotar esse tipo de prática. “Hoje, a forma como isso vem sendo feita ganhou uma dimensão muito maior”, enfatizou. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulava, em maio, taxa de 11,73% em 12 meses. De maio de 2020 a maio deste ano, a inflação medida pelo índice chega a 20,27%.

Reduflação: O amplo uso da redução de embalagens e diminuição das quantidades normalmente vendidas levou ao uso do termo reduflação para se referir à prática. A quantidade ou qualidade de produto é menor, mas o preço não é reduzido ou não é reduzido na mesma proporção da diminuição da embalagem. Assim, a empresa tenta evitar o desgaste do aumento direto de preços. Ione lembra que uma portaria da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor regulamenta alterações no tamanho e quantidade de produtos vendidos nas embalagens, definindo que as mudanças devem ser informadas em destaque nos rótulos por 180 dias. Porém, segundo a economista, as empresas têm usado estratégias que apostam na desatenção do consumidor. “Para driblar o cumprimento dessa portaria, as empresas estão lançando embalagens paralelas”, denuncia. Ou seja, o mesmo produto é vendido em duas embalagens muito parecidas, mas, em uma delas, com menos quantidade do que o original. “Embalagens de azeite que, tradicionalmente, são engarrafados em vidros de 500 ml [mililitros], hoje você já vê alguns de 400 ml. Então, tem que ficar atento na hora de pegar a embalagem, porque elas são muito parecidas”, alerta. Para ajudar os consumidores a compararem os preços, a economista recomenda consultar o preço por unidade de medida: litro, quilo ou metro.

“O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6º, exige que o preço por unidade de medida quilo, litro ou metro seja colocado nas prateleiras para que o consumidor consiga fazer a relação entre as diversas embalagens do produto que é oferecida”, explica. Ione alerta que há empresas que estão mudando a composição dos produtos. De acordo com a economista, a medida vem sendo adotada por diversos fabricantes que reduzem o percentual de matérias-primas, trocando por compostos ultraprocessados. Segundo Ione, alterações do tipo já foram feitas por marcas de suco, que deixam de ter o percentual mínimo de fruta para virar néctar, chocolate, que reduzem a quantidade necessária de cacau, e de leite condensado, que deixam de ter leite na composição. “Esse produto, além de ter alteração na sua composição, também passa por essa redução de custo, porque o produto foi piorado e manteve o preço”, destaca a economista.

Familiares se despedem de Dom Phillips em funeral em Niterói

Familiares e amigos se despediram do jornalista Dom Phillips em um funeral realizado na manhã de hoje (26), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O profissional de imprensa foi assassinado no Vale do Javari, no Amazonas, onde estava a trabalho acompanhado do indigenista Bruno Pereira, que também foi morto. A família do jornalista britânico chegou ao cemitério Parque da Colina por volta das 9h, quando começou o velório de Phillips. A cerimônia foi seguida da cremação de seus restos mortais, realizada no mesmo cemitério.

A viúva de Dom, Alessandra Sampaio, e a irmã do jornalista, Sian Phillips, leram pronunciamentos em português e inglês para a imprensa, destacando o amor do britânico pelo Brasil, seu compromisso com a conservação do meio ambiente e a necessidade de continuar sua luta.

Alessandra Sampaio agradeceu o apoio que recebeu dos povos indígenas, da imprensa, de amigos jornalistas e de todos que participaram das buscas e se solidarizaram com Dom, Bruno e suas famílias. “Hoje, Dom será cremado no país que amava, seu lar escolhido, o Brasil”, disse. “Dom era uma pessoa muito especial, não apenas por defender aquilo que acreditava como profissional, mas também por ter um coração enorme e um grande amor pela humanidade”.

Alessandra Sampaio, mulher do correspondente, cercada de familiares, fala durante o funeral do jornalista inglês Don Phillips, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.
Tânia Rêgo/Agência Brasil

.
A viúva disse que a família seguirá atenta a todos os desdobramentos das investigações, “exigindo Justiça no significado mais abrangente do termo”, destacou. “Renovamos nossa luta para que a nossa dor e a da família de Bruno Pereira não se repitam, como também das famílias de outros jornalistas e defensores do meio ambiente, que seguem em risco”.

Covid-19: Brasil tem 16,6 mil novos casos e 36 mortes em 24 horas

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (26) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 16.679 novos casos de covid-19. No total, o país contabiliza 32.078.638 registros da doença. Destes, 792.581 (2,5%) seguem em acompanhamento, ou seja, são casos ativos. As secretarias estaduais de saúde registraram 36 mortes por covid-19 em 24 horas. No total, a pandemia resultou em 670.405 óbitos no país.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia de covid-19 no Brasil.
Ministério da Saúde

.
O número de recuperados é de 95,4% do total – 30,6 milhões de brasileiros são considerados curados. O informativo mostra ainda que houve 161 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nos últimos 3 dias. Há também 3.283 óbitos por SRAG em investigação, e que ainda necessitam de exames laboratoriais confirmatórios para serem relacionados à covid-19.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (170.607), Rio de Janeiro (74.053), Minas Gerais (62,015), Paraná (43.654) e Rio Grande do Sul (39.968). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.002), Amapá (2.140), Roraima (2.152), Tocantins (4.158) e Sergipe (6.356).

Confirmados mais 2.337 casos de Covid-19 e três mortes pela doença no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou neste domingo (26) mais 2.337 casos confirmados de Covid-19 e três mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam necessariamente a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.599.667 casos confirmados e 43.414 mortos pela doença. Os casos são de junho (1.078), maio (935), abril (121), março (59), fevereiro (89) e janeiro (51) de 2022; setembro (1), julho (1) e junho (1) de 2021; novembro (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de junho (1), março (1) e fevereiro (1) de 2022.

INTERNADOS – Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Nesta data, 635 pessoas estão internadas nos leitos SUS (152 em UTI e 483 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs. Estes dados podem ser consultados diariamente.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais três pacientes. São dois homens e uma mulher e com idades entre 69 e 85 anos. Os óbitos ocorreram entre 20 de fevereiro e 24 de junho de 2022. Os pacientes residiam em Ponta Grossa, Londrina e Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.367 casos de residentes de fora do Estado, 240 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná: Governador autoriza início das obras de dragagem e revitalização de Matinhos

A etapa de dragagem de areia das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, começou. Os últimos meses foram marcados pela mobilização das tubulações e do canteiro de trabalho, e, neste sábado (25), o governador Carlos Massa Ratinho Junior solicitou, por rádio, ao comandante da draga que está no mar, o início do bombeamento de areia. “Atenção, comandante da Galileo Galilei, autorizo o início das operações de alargamento da Orla de Matinhos, essa obra tão importante para todos os paranaenses”, anunciou.

É uma obra emblemática. Após a dragagem, Matinhos contará com faixa de areia de 70 a 100 metros de largura, de Caiobá até o Balneário Flórida. Os investimentos envolvem R$ 314,9 milhões, um dos maiores em andamento no Paraná. No evento de autorização, o governador lembrou que o projeto de recuperação de Matinhos é comentado há mais de 20 anos e que essa obra abre portas para novos investimentos na região. Ele também reforçou que essa é uma das principais demandas do Litoral.

Além da engorda da faixa de areia, as obras em Matinhos contemplam estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.

Ao G7: Zelenski afirma “guerra precisa terminar antes do inverno” 

A guerra na Ucrânia precisa terminar até dezembro deste ano, quando começa o inverno europeu. O “ultimato” foi feito nesta segunda-feira (27) pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que teme recursos escassos para que a população local enfrente a estação mais fria do ano. Zelensky fez o apelo aos líderes do G7, o grupo de países mais ricos do mundo que estão reunidos na Alemanha para uma cúpula de três dias. O tema central da reunião, que acontece anualmente, é a guerra na Ucrânia. Participam da cúpula os líderes dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Canadá e Japão.

Rússia dispara mísseis contra Kiev 

Em um movimento incomum na guerra da Ucrânia, a Rússia disparou mísseis contra a capital do país, Kiev, neste domingo (28), atingindo prédios e matando ao menos uma pessoa. Ao menos quatro explosões foram registradas no centro de Kiev no início da manhã, e outras duas foram ouvidas na periferia do sul da cidade. Segundo a prefeitura, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas, entre elas uma menina de sete anos que teve que ser retirada de escombros.

O prefeito da cidade, Vitali Klitschko, afirmou que ao menos dois prédios foram atingidos, e o ministro da Cultura do país, Oleksandr Tkachenko, disse que um jardim de infância também foi alvo de um dos mísseis. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, segundo o governo ucraniano. O ataque a Kiev deste domingo, portanto, pode significar uma mudança nos planos da Rússia no país vizinho.

Especialistas já apontavam que o presidente russo, Vladimir Putin, prepara sua economia e suas tropas para uma guerra longa, que pode durar ao menos até o fim do ano, mas sempre focada em bolsões estratégicos e longe da capital ucraniana. Reunidos na Alemanha para cúpula anual, os líderes do G7, grupo que reúne as nações mais ricas do mundo, condenaram o ataque à capital ucraniana. “É mais um dos atos de barbárie deles (russos)”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Brasileirão – Série A

Fluminense domina Botafogo

O Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, na tarde deste domingo (26), no Estádio Nilton Santos, com um golaço do zagueiro Manoel. Com o resultado na 14ª rodada da Série A, o Tricolor chegou aos 21 pontos e entrou no G6 do Campeonato Brasileiro. Já o Glorioso ficou com 18 pontos, e ocupa a 10ª posição na tabela.

Palmeiras empata em 2 a 2 com Avaí fora de casa

Jogando com apoio da torcida no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o  Avaí saiu na frente com gol do atacante Bissoli, já nos acréscimos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, logo aos dois minutos, Gustavo Scarpa deixou tudo igual, com gol de pênalti. O Verdão chegou a virar aos 20 minutos do segundo tempo, com chute rasteiro do atacante Rony. Mas cinco minutos depois, Jean Pereira empatou para o Leão da Ilha após linda cobrança de falta, sem chance para o goleiro Weverton. O Verdão segue líder da Série A, com 29 pontos, três a mais que o Corinthians, segundo colocado. Já o Avaí soma 18 e ocupa a 11ª posição na tabela.

Todos os resultados da Rodada

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495