‘Agora é hora de esfriar a cabeça’, diz Bebianno

O ministro da Secretaria Geral, Gustavo Bebianno, disse neste domingo (17.fev.2019), que só fará manifestações públicas “nos próximos dias” e que “agora é hora de esfriar a cabeça”. As declarações foram dadas a jornalistas ao sair do Royal Tulip, hotel onde mora em Brasília, para almoçar. Bebianno evitou responder se conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ou algum colega de Esplanada neste fim de semana. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi ao Palácio do Alvorada no sábado (16.fev) reunir-se com Bolsonaro, mas não falou à imprensa ao deixar o local. A demissão de Bebianno deve ser publicada na edição desta 2ª feira (18.fev) do Diário Oficial da União. No sábado, o ministro disse que a “tendência“ é ser demitido”.

Pacote anticrime e PEC da Previdência chegam ao Congresso

Desfecho da situação de Gustavo Bebbiano será determinante para o governo Jair Bolsonaro medir a aceitação no Congresso de dois projetos que representam algumas das principais propostas de campanha: o pacote anticrime do ministro Sergio Moro e o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência chegarão às mãos do Legislativo nesta semana.

Supermercado onde jovem foi morto é alvo de protesto

Uma manifestação foi realizada na tarde deste domingo (17) em frente ao supermercado Extra na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) em protesto contra a morte de Pedro Henrique Gonzaga, de 25 anos. O jovem foi agredido na última quinta-feira (15) com um ‘mata-leão’ por um segurança do estabelecimento.

SP: 4 crianças morrem em desabamento após chuvas

As chuvas que caíram sobre a região metropolitana de São Paulo na tarde deste sábado, 16, provocaram o desabamento de duas casas em Mauá, na Grande São Paulo. Em um dos desmoronamentos, um garoto de 8 anos e uma menina de 11 meses, sua irmã, foram encontrados mortos pelos bombeiros. Em outro desabamento, um garoto foi encontrado morto soterrado.

Bombeiros localizam mais dois corpos em Brumadinho

As vítimas foram encontradas nas regiões da instalação de tratamento de minério (ITM) e Remanso II. Três segmentos, como são chamados corpos incompletos, também foram localizados neste final de semana.

Agência Nacional de Mineração propõe fim de barragens a montante até 2021

A ANM (Agência Nacional de Mineração) propôs uma resolução para acabar com todas as barragens a montante no país até o dia 15 de agosto 2021. A proposta ficará aberta ao público para contribuições e deve ser publicada no Diário Oficial da União da próxima 2ª feira (18.fev.2019). Desde 2016, poucos meses após o desastre de Mariana (MG), é proibida a construção de novas barragens nesse modelo. A resolução da ANM classifica como controversas a eficiência e segurança do método a montante e cita episódios de rompimentos de barragens dos últimos anos, como a de Brumadinho e Mariana.

Plano de emergência da Vale evacua 110 em Nova Lima

A mineradora Vale informou ter adotado medidas preventivas estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e retirado 110 pessoas de suas casas na região de Macacos, em Nova Lima, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. Entre os moradores desalojados, 42 foram encaminhados a hotéis e os demais optaram por seguir para a casa de parentes ou outros locais. Segundo a Vale, os moradores foram deslocados de suas casas por estarem na Zona de Autossalvamento (ZAS), região ao redor da barragem em uma extensão de até 10 quilômetros.

Família Bolsonaro tem intenção de criar 1 novo partido

Partido seria uma reedição da antiga UDN (União Democrática Nacional). No entanto, essa operação não deve ser concluída no meio do processo de tramitação da reforma da Previdência, pois poderia atrapalhar a necessidade de aprovar o projeto.

Influência de filhos sobre Bolsonaro gera incertezas

O empresário e suplente do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Paulo Marinho (PSL-RJ), disse neste domingo reprovar os papéis que os filhos do presidente vêm exercendo no governo. “Eu vejo como todo mundo [a atuação de Carlos Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Eduardo, com muito maus olhos”, disse.

Mais apresentadores confirmados para o Oscar 2019

Mais uma nova leva de apresentadores do Oscar 2019 foi anunciada. Uma delas foi a grande vencedora do Grammy na semana passada, Kacey Musgraves. Ela deverá ser a escolhida para entregar a estatueta de canção ou de trilha sonora.

FUTEBOL

Vasco é campeão da Taça Guanabara após dia tenso

Em dia de vergonha para o futebol do Rio de Janeiro por acontecimentos lamentáveis fora de campo, o Vasco derrotou o Fluminense na tarde deste domingo, por 1 a 0, e se tornou o campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, premiando os 100% de aproveitamento no Estadual até agora. O gol foi de Danilo Barcelos, aos 35 minutos do segundo tempo, quando os torcedores já estavam no Maracanã depois de polêmicas que não deveriam nortear o futebol, que precisa ser celebrado sempre com harmonia.

Corinthians vence São Paulo com gol de Gustagol

Em jogo fraco tecnicamente, mas repleto de confusões e emoções, o Corinthians venceu o São Paulo, na noite deste domingo, em casa, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

CT do São Paulo tem protesto após derrota no clássico

Um grupo de torcedores seguiu ao local na noite deste domingo para protestar contra o péssimo desempenho do time na temporada. A polícia foi chamada para acalmar os ânimos.