Comunidades e povos tradicionais é tema da redação do Enem 2022

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, conforme divulgado pelo Ministério da Educação. O tema vale para as duas versões do Enem: impressa e em computador. Especialista em redação e mestre em literatura indígena pela Universidade de Brasília (UnB), a professora Ana Clara Oliveira avalia que o tema deste ano segue as tradições do Enem, com “uma pegada social muito forte” e tratando de um recorte muito específico: os povos e comunidades tradicionais. “Mais do que se restringir a esses povos, o tema abrange os desafios que o resto da sociedade tem para valorizá-los”, disse a professora do cursinho de redação online Corujando.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o texto apresentado deve ser, em regra, dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias defendidas precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Para tanto, é apresentada uma situação-problema, além de textos motivadores, a partir dos quais os conceitos devem ser desenvolvidos, em até 30 linhas. “As redações são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame”, informou, em nota, o instituto.

Mudanças climáticas já afetam o meio ambiente no mundo inteiro

As mudanças climáticas são uma realidade que vem causando preocupações crescentes para todos os países. É cada vez mais clara a necessidade de diálogo e cooperação entre as nações para pactuar soluções que possam mitigar os impactos e oferecer estratégias de adaptação aos novos cenários. Um dos programas brasileiros apresentados na 27ª sessão da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas(COP27) que se realiza este ano no Egito, é o AdaptaBrasil, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. É um sistema de informações e análises  sobre os impactos das mudanças climáticas em todo o território nacional, que oferece subsídios para tomada de decisões por parte de gestores responsáveis por ações de adaptação às mudanças. O Brasil leva também para a COP27 a experiência de ações e programas que buscam conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento sustentável, como as que estão sendo realizadas na Amazônia. Projetos como o Bailique, de apoio à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, têm levado recursos financeiros, estrutura e expertise para buscar alternativas sustentáveis a atividades tradicionais da região:  aproveitamento do açaí, do cupuaçu e a pesca do pirarucu. Tudo com o propósito de proteger o valioso patrimônio que é a biodiversidade da região.

A mobilização dos cientistas brasileiros na RedeVirus, comitê que reúne especialistas no combate a viroses emergentes, é outro modelo bem sucedido de ação coordenada pelo MCTI, e deixou um legado importante com as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “As viroses emergentes como a Covid-19, e outras reemergentes, estão muito relacionadas às mudanças climáticas. A RedeVirus criou grupos de monitoramento de animais silvestres; o sequenciamento do vírus em todo o território nacional, com as possíveis mutações; estratégias para o desenvolvimento e produção de vacinas; testes diagnósticos rápidos, sorológicos, desenvolvidos com inteligência artificial. Como  consequência de tudo isso, nós temos hoje monitoramento perene, em todo o território nacional, dos animais silvestres, monitoramento do vírus e de suas mutações e duas vacinas nacionais iniciando seus testes clínicos”, afirmou o secretário Marcelo Morales.

Presidente eleito embarca de SP em viagem ao Egito para COP 27

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira (14) de São Paulo em viagem para o Egito, onde irá participar da COP 27, a Conferência do Clima da Organizações das Nações Unidas (ONU). A informação foi confirmada ao g1 por volta das 8h10 pela assessoria de imprensa de Lula. Ele iria num avião fretado que saiu do Aeroporto Internacional em Guarulhos, na Grande São Paulo. O evento começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh e discute medidas de enfrentamento à mudança climática. A agenda de Lula no Egito prevê também encontros bilaterais com autoridades de outros países. Lula deixou sua casa na Zona Oeste da capital, numa comitiva com outros carros, sem falar com a imprensa, e seguiu para um hangar na mesma região, onde pegaria um helicóptero até o aeroporto.

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por assassinato do marido

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos foi condenada hoje (13) a 50 anos e 28 dias de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo. O crime ocorreu em junho de 2019, na casa da família, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O Tribunal do Júri de Niterói considerou a ex-deputada culpada pelo homicídio triplamente qualificado, que recebeu os agravantes de motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Anderson foi morto a tiros ao chegar em casa de carro, na noite do dia 16 de junho. O crime teria sido motivado porque a vítima mantinha rigoroso controle das finanças familiares e administrava os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado às pessoas mais próximas da ex-deputada em detrimento de outros membros da família, que somava mais de 50 filhos, entre biológicos, adotivos e afetivos.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontou Flordelis como a responsável por planejar o homicídio do então marido, convencendo o executor direto e os demais acusados a participarem do crime, pensado para parecer um latrocínio. As investigações indicaram que a ex-deputada financiou a compra da arma usada e avisou sobre a chegada da vítima no local em que foi executado a tiros. Além do homícidio consumado, Flordelis foi condenada pelas tentativas anteriores de matar o marido, adicionando veneno em sua comida e bebida ao menos seis vezes. Nesse caso, o crime foi homicídio duplamente qualificado. O caso envolve ainda condenações por associação criminosa armada e dois usos de documento ideologicamente falso, uma carta em que um dos filhos aponta um culpado sabidamente falso pelo homicídio. Em nota, a defesa da ex-deputada afirma que a condenação ocorreu “apesar de não haver provas” e garantiu que recorrerá da sentença.

Semana tem conscientização sobre risco da diabete

Fome e sede frequentes, vontade de urinar, fraqueza e cansaço estão entre os principais sintomas das pessoas com diabetes. Segundo especialistas, nesta segunda (14), Dia Mundial da Diabetes, é fundamental o foco na prevenção e o diagnóstico precoce para que os tratamentos sejam mais eficientes. A doença não é restrita a idosos ou mesmo adultos. Inclusive, na infância são necessários cuidados especiais. Isso porque tem chamado atenção dos profissionais de saúde os casos de obesidade infantil, relacionados à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares. O consumo exagerado de açúcar correlacionado a outros fatores, entre eles o estilo de vida e o histórico familiar, pode trazer sérios danos à saúde, como câncer e diabetes tipo 2, o diabetes mellitus. Especialistas explicam que o diabetes ocorre quando o pâncreas não produz suficientemente o hormônio insulina. Esse hormônio é que auxilia o organismo a transformar o açúcar (ou glicose) em energia.

Técnicos pedem vacinas para impedir que variantes sofram mutações

Diante do aumento de casos de covid-19, autoridades sanitárias internacionais estão em alerta. O registro de novos casos da doença tem a ver com o surgimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB. Segundo os primeiros estudos, elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais. O mais recente Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado na última quinta-feira (10), sinaliza para o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo para Covid-19 na população adulta do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ainda não é possível afirmar que esse crescimento esteja relacionado especificamente com as identificações recentes de novas sublinhagens identificadas em alguns pontos do país. Em alguns estados, o sinal é mais claro nas faixas etárias a partir de 18 anos. A exceção é o Rio Grande do Sul, que apresenta essa tendência apenas nas faixas etárias a partir de 60 anos. “Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, espera-se que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nessa atualização, podendo, inclusive, aumentar o total de estados em tal situação”, disse o pesquisador da Fiocruz.

Crianças: Quando o recorte foi feito por capitais, a Fiocruz identificou maior predominância em crianças. As exceções são Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam crescimento nas faixas etárias acima de 60 anos. Segundo o médico Werciley Júnior, coordenador da Infectologia da rede Santa, em Brasília, as crianças devem ser um foco de atenção importante. “Apesar da doença em crianças ser uma forma normalmente leve, a gente tem dois aspectos. O primeiro é que nelas, quando a forma é grave, há uma alta taxa de mortalidade. O outro é que as crianças são carreadoras do vírus para dentro de casa. Se elas estiverem imunizadas, vão diminuir muito sua capacidade de transmissão”, alertou.

Ainda segundo o médico infectologista, apesar de até o momento os casos no país serem leves, registros positivos preocupam especialmente entre os não vacinados. O especialista ressaltou que o grande medo da comunidade médica e de autoridades sanitárias é que essa variante sofra uma nova mutação e fuja totalmente da vacina causando doenças graves. “A gente sabe que a taxa de vacinação mais ou menos estacionou com duas doses. As pessoas não estão fazendo a terceira dose que houve uma redução gigantesca”, observou, acrescentando que esse público pode desenvolver formas graves da doença. Segundo o médico, a vacina tem dois pontos importantes. O primeiro deles é proteger as pessoas de modo que quem tiver a doença desenvolve a forma leve. O outro ponto é que, com anticorpos trazidos pela vacina “mesmo que parcialmente funcionando”, o paciente infectado diminui a carga viral e não consegue transmitir o vírus para a mesma quantidade de pessoas que transmitia sem a imunização.

Proteção: Além da vacinação, o infectologista recomendou que pessoas com comorbidades voltem a usar máscaras de proteção facial, evitem aglomerações e, em caso de suspeita, façam o teste para evitar contaminação de outras pessoas.

Brasil registra 3 mortes por Covid e total chega a 688.738

O Brasil registrou neste domingo (13) 3 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 688.738 desde o início da pandemia. A média móvel é de 45 mortes por dia, com variação de -36% em relação a duas semanas atrás. O número de novos casos contabilizados entre sábado e este domingo foi de 1.140.

Total de mortes: 688.738

Registro de mortes em 24 horas: 3

Média de mortes nos últimos 7 dias: 45 (variação em 14 dias: -36%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.955.820

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 1.140

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 8.993 (variação em 14 dias: 77%)

Estados

No total, o país registrou 1.140 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.955.820 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 8.993, com variação de +77% em relação a duas emanas atrás. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano. Em alta (6 estados): GO, SC, AM, SP, RS, PB; Em estabilidade (4 estados): AL, AP, MT, SE; Em queda (2 estado): PR, MS. Não divulgaram até 20h (13 estados e o Distrito Federal): RO, RR, CE, DF, AC, MA, PI, ES, RJ, PE, TO, RN, PA, SC. As informações são do Consórcio de Imprensa formados por Jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL.

Biden e Xi Jinping se reúnem na Indonésia antes da cúpula do G20

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram nesta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia, onde acontece esta semana a cúpula do G20. É o primeiro encontro pessoal entre os dois desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e que Xi foi reeleito para um terceiro mandato na China, se consolidando como o líder mais influente do país desde Mao Tse Tung. A expectativa é que o Biden e Xi discutam durante o encontro temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte, questões chave para os dois países, que se consolidam como os grandes rivais na atual geopolítica mundial. Antes de encontrar o líder chinês, Biden já havia dito que os Estados Unidos vão “competir vigorosamente” com Pequim, ainda que “garantindo que a concorrência não se transforme em conflito”.

Russell vence no GP do Brasil 

O piloto da Mercedes George Russell largou bem e manteve a liderança, seguido por Lewis Hamilton e pelos Red Bull de Max Verstappen e Sergio Perez. Protagonista de uma corrida de recuperação, Hamilton largou em segundo e foi parar em oitavo após seu carro ser tocado pelo do rival Max Verstappen, da RBR, atual bicampeão da Fórmula 1, na sétima volta. Mas foi ganhando posições com toda a sua categoria, inteligência e experiência para terminar em segundo lugar, garantindo a dobradinha da Mercedes no pódio e a alegria do público, que não economizou na emoção e ainda gritou o nome de Ayrton Senna no fim. Além da dobradinha da Mercedes, chamou a atenção a treta entre os pilotos da RBR, com Verstappen, já campeão da temporada, não cedendo o sexto lugar para seu companheiro Sergio Perez, que ficou em sétimo, conquistar mais uns pontinhos preciosos. Perez, que briga pelo vice-campeonato da temporada com Leclerc, da Ferrari, não gostou.

Sérgio Perez, ainda na briga pelo vice-campeonato da temporada e que parecia tranquilo na terceira posição, foi sendo passado pelas Ferraris de Sainz e Leclerc e pela Alpine de Alonso, caindo para a 6ª posição. A RBR até que tentou, mas Verstappen não aceitou permanecer em 7ª para que seu companheiro de equipe garantisse mais pontos, e também o ultrapassou no finzinho. Terminando em sétimo, Sergio Perez, que fez jogo de equipe em diversas corridas em benefício de Verstappen, ironizou pelo rádio: “Obrigado por isso, rapazes, obrigado. Isso mostrou quem ele realmente é. A definição do vice-campeão da temporada 2022 vai ficar para a última corrida, no próximo domingo, dia 20/11, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Isso porque Charles Leclerc e Sergio Perez saem do Brasil com o mesmo número de pontos, 290, e agora George Russell tem 265. Caso Verstappen tivesse permitido que Perez chegasse em sexto, ele teria somado 293, ficando ligeiramente à frente de Leclerc. Por outro lado, os dois pilotos da Ferrari também terminaram um atrás do outro, com Sainz em terceiro e Leclerc em quarto. Se Leclerc tivesse ficado no lugar do companheiro de equipe, colocaria ainda mais distância para Perez. Como ninguém cedeu, a briga vai ser boa em Abu Dhabi.

São Paulo goleia, mas não se classifica para a Libertadores

O São Paulo goleou o Goiás na tarde deste domingo, na Serrinha, em Goiânia, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan fizeram os gols do Tricolor. A equipe paulista dominou os goianos a partida toda, mas dependia de outros resultados para conseguir o objetivo de ir à Libertadores. Não deu! Embora o Botafogo tenha perdido, e o América-MG empatado, o Fortaleza venceu o Santos e acabou com o sonho são-paulino. O Esmeraldino, por sua vez, apesar da derrota de goleada, comemora a permanência na Série A por mais uma temporada.

Cano marca, Fluminense vence o Bragantino e garante terceiro lugar no Brasileirão

O Fluminense venceu o Bragantino por 1 a 0, neste domingo, no Nabi Abi Chedid, pela 38ª rodada do Brasileirão, e garantiu a terceira posição na competição. O gol da vitória foi marcado por Germán Cano, sempre ele, com passe do colombiano Jhon Arias. Mesmo com a derrota, o time da casa conseguiu uma vaga na Sul-Americana, já que o Coritiba perdeu para o Cuiabá.

Coritiba é derrotado pelo Cuiabá e perde vaga na Sul-Americana

O Cuiabá está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Na tarde deste domingo, o Dourado venceu o Coritiba por 2 a 1 na Arena Pantanal, pela 38ª e última rodada, e confirmou a permanência. Alan Empereur e Jonathan Cafú fizeram os gols da equipe mato-grossense, enquanto Léo Gamalho diminuiu para o time paranaense.

Com a vitória, o Cuiabá terminou o Brasileirão na 16ª posição, com 41 pontos. O Coritiba ficou logo acima, em 15º, com 42 pontos.

No confronto dos rebaixados, Ceará goleia Juventude na Arena Castelão

No confronto entre os rebaixados da elite do Brasileirão, o Ceará terminou a sua participação com um goleada sobre o Juventude, por 4 a 1, neste domingo (13), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).Mesmo com a vitória, o Vozão acabou a temporada em 17º lugar, com 37 pontos.

Botafogo perde para o Athletico-PR em despedida de Felipão

No jogo que marca o fim da carreira de treinador de Felipão, o Athletico-PR fez grande jogo em casa e venceu o Botafogo por 3 a 0 na Arena da Baixada, neste domingo, na última rodada do Brasileirão 2022. Com o resultado, o Furacão se garantiu na fase de grupos da Libertadores 2023. Os gols foram marcados por Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick. Com a vitória, o Athletico-PR ficou com 58 pontos e se garantiu na sexta posição, com a vaga na fase de grupos da Libertadores. .O Alvinegro, que tinha grande chance de ir para a competição continental, caiu para a 11º posição, permanecendo com 53 pontos. Vai jogar a Sul-Americana

América-MG empata com Atlético-GO e Goianos caem no Brasileiro

América-MG e Atlético-GO empataram por 1 a 1 no Independência. Ao longo de 90 minutos, os clubes se alternaram no comando da partida e, mesmo com um a mais, o Coelho não conseguiu marcar o gol que levaria a equipe ao G-8 do Brasileirão. Destaque para atuação coletiva dos goianos que, mesmo com um a menos, seguraram a igualdade no placar.

Atlético-MG vence Corinthians, fica no G-8 e disputará preliminares da Libertadores

O Atlético-MG cumpriu sua missão e garantiu vaga na próxima edição da Libertadores. A equipe venceu o Corinthians por 1 a 0, fora de casa, neste domingo, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Galo encerra a competição em sétimo lugar, com 58 pontos. O Timão encerra o torneio em 4º, com 65 pontos. O principal objetivo esportivo em campo era do Atlético-MG, que viveu instabilidade durante todo o Brasileiro e chegou à última rodada disputando uma vaga na Libertadores de 2023. O Galo venceu e garantiu vaga na próxima Libertadores, mas o triunfo do Athletico-PR sobre o Botafogo impediu presença alvinegra no G-6. Com isso, a equipe mineira disputará as fases preliminares da competição internacional.

Fortaleza vence o Santos e conquista a última vaga na Libertadores

O Fortaleza venceu o Santos por 2 a 0 neste domingo (13), na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A disputa da vaga foi até o último instante, já que o São Paulo venceu o seu jogo e o América-MG, que poderia passar os dois times, empatou sua partida (com direito a gol anulado pelo VAR no fim).

Inter acaba com invencibilidade do Palmeiras e conquista vice do Brasileiro

O Inter venceu por 3 a 0 o campeão Palmeiras na tarde deste domingo no Beira-Rio e garantiu a segunda colocação do Brasileirão. O time gaúcho resolveu a partida no primeiro tempo com um chutaço de Mauricio e o fim do jejum de Alemão, enquanto Braian Romero fechou o placar. O resultado quebrou uma invencibilidade de 22 jogos do Palmeiras como visitante. Com o resultado, o Inter terminou o Brasileirão na segunda colocação, com 73 pontos conquistados. São oito pontos atrás do Palmeiras, o campeão brasileiro nesta temporada com folga.

A classificação final do brasileirão 2022

  1. Palmeiras: 81 pontos
  2. Internacional: 73
  3. Fluminense: 70
  4. Corinthians: 65
  5. Flamengo: 62
  6. Athletico-PR: 58
  7. Atlético-MG: 58
  8. Fortaleza: 55
  9. São Paulo: 54
  10. América-MG: 53
  11. Botafogo: 53
  12. Santos: 47
  13. Goiás: 46
  14. Bragantino: 44
  15. Coritiba: 42
  16. Cuiabá: 41
  17. Ceará: 37
  18. Atlético-GO: 36
  19. Avaí: 35
  20. Juventude: 22

Festa por títulos do Flamengo leva multidão ao centro do Rio

Milhares de torcedores do Flamengo se reuniram no centro do Rio de Janeiro na manhã de hoje (13) para comemorar os títulos conquistados pelo clube neste ano. O time carioca se tornou tricampeão da Libertadores da América e tetracampeão da Copa do Brasil. Para receber a multidão, a Prefeitura do Rio de Janeiro interditou as Avenidas Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março, onde ficam pontos importantes da cidade, como a Praça XV, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Outras vias do entorno foram bloqueadas para que os torcedores pudessem chegar andando ao local da festa, e itinerários de ônibus precisaram ser alterados.  Os torcedores que compareceram, sob sol forte, para a festa rubro-negra puderam acompanhar alguns dos ídolos do título em um trio elétrico. Um deles foi atacante Gabibol, um dos destaques do elenco que conquistou uma série de vitórias importantes nos últimos anos.

Vestindo preto e vermelho, os flamenguistas cantaram como nos dias de jogo e ergueram bandeiras do clube e de torcidas organizadas. Alguns, mais animados, chegaram a escalar postes e até as janelas da sede do Tribunal de Justiça. A escadaria da Alerj, ponto frequentemente usado em manifestações de diversas correntes políticas, dessa vez ficou tomada de torcedores que acompanharam a passagem do trio elétrico. Por causa do espaço que essas avenidas proporcionam, o local costuma ser usado para o desfile de megablocos de carnaval, como o Monobloco, que tradicionalmente reúne centenas de milhares de foliões no domingo depois do Carnaval. A festa do Flamengo seria no dia 30 de outubro, no dia seguinte à vitória na Libertadores, mas foi adiada para não impactar a movimentação da cidade no dia do segundo turno das eleições. A previsão da Prefeitura do Rio de Janeiro é que as vias do centro da cidade interditadas para a celebração possam ser interditadas até as 14h.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495