Aumento de receitas é principal desafio do novo arcabouço fiscal

Anunciada pelo governo como uma ferramenta que estabilizará as contas públicas no médio prazo, o novo arcabouço fiscal tem como principal âncora a limitação do crescimento das despesas a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Embora tenha sido bem recebido por parte do mercado financeiro, o futuro marco fiscal desperta dúvidas em alguns economistas. O principal questionamento, para especialistas diz respeito ao ganho de arrecadação necessário para que o país saia de um déficit primário – resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública – de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para um superávit de 1% do PIB em 2026. Outro ponto posto em dúvida é a capacidade de a regra ser anticíclica – com gastos maiores em tempos de recessão e gastos menores em tempos de crescimento – e amortecer impactos de choques econômicos.

Diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão consultivo do Senado que faz estudos econômicos, Vilma Pinto manifesta incertezas em relação ao novo arcabouço. Em comentário publicado no blog da revista Conjuntura Econômica, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), ela e o analista da IFI Alexandre de Andrade ressaltaram que o texto do projeto de lei ainda precisa ser conhecido. Os dois advertiram que, conforme o apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a geração de superávits primários está condicionada ao crescimento da receita, sem buscar alterar o atual nível de gastos. “Esse tipo de mecanismo pode incentivar a busca por mais receitas não recorrentes [como renegociações de dívidas de contribuintes], que podem melhorar a situação de curto prazo, mas que não garantem, necessariamente, uma trajetória sustentável para o primário e a dívida”, escreveram a diretora e o analista da IFI.

Economista e professora de MBA da FGV, Carla Beni elogia o novo arcabouço fiscal e diz que as análises sobre a dependência do marco em relação à geração de receitas são apressadas. “O arcabouço, como carta de intenções, foi bem elaborado. Tem uma característica muito importante, que é a flexibilidade, porque a economia é muito dinâmica. Então, quanto mais flexível, mais longevo passa a ser. E achei audacioso, no sentido de que pretende fazer uma redução muito grande do nosso déficit fiscal”, avalia. A professora, no entanto, reconhece que tal audácia exigirá ações adicionais do governo para estabilizar a dívida pública. A professora cita medidas como a revisão de gastos públicos para definir o que é mais eficiente; a definição de prioridades no futuro Plano Plurianual (PPA), a ser enviado pelo Ministério do Planejamento em agosto; e reformas tributárias que cobrem impostos sobre dividendos e patrimônio, revisem incentivos fiscais e tributem novos setores, como apostas esportivas. Ao apresentar o arcabouço, o ministro Haddad anunciou que o governo pretende anunciar, nesta semana, novas medidas para reforçar a arrecadação em R$ 150 bilhões, sem aumentar alíquotas ou criar impostos.

Ciclos econômicos: O alinhamento do novo arcabouço aos ciclos econômicos também é objeto de dúvidas. Por estar atrelado à receita, o limite de 70% de crescimento nos gastos federais tem caráter pró-cíclico, com os gastos crescendo quando a arrecadação aumenta e caindo, quando diminui. É um sistema semelhante ao do superávit primário, que vigora desde o fim dos anos 1990. Nesse modelo, embora o governo economize mais quando a economia cresce e poupe menos quando a economia encolhe, o gasto aumenta e diminui no mesmo sentido. Apesar do viés pró-cíclico, a regra introduziu um mecanismo que pode ser considerado anticíclico. O limite de 70% só vale dentro de uma banda em que os gastos reais (acima da inflação) aumentam 0,6% ao ano, em caso de baixo crescimento econômico, e 2,5% ao ano, em caso de expansão significativa do PIB.

Para exemplificar, quando a economia cresce 5% em um ano, os gastos não podem crescer 3,5% (equivalente a 70% de 5%), mas sim, 2,5% acima da inflação no ano seguinte. Em momentos de recessão, quando a variação do PIB fica negativa, o gasto não se contrai, continuando a crescer no limite mínimo de 0,6% acima da inflação. Especialista em desigualdade social, o economista e sociólogo Marcelo Medeiros, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade de Brasília (UnB), diz que o novo arcabouço na prática não tem caráter anticíclico. “O ideal é que uma regra fiscal tenha mecanismos para a expansão da rede de proteção social em caso de necessidade, em particular em caso de recessão. Porque o que aconteceu, na última recessão grande, é que o Bolsa Família encolheu, em vez de expandir, justamente porque estava preso por uma regra pró-cíclica.

Investimentos: Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o economista Eduardo Costa Pinto critica a capacidade do novo arcabouço fiscal destravar os investimentos, mesmo com as novas regras estabelecendo um piso. “Quais seriam os motores para puxar a economia nesse momento de desaceleração, como o PIB já mostrou? Ou o gasto do governo, ou o investimento público? É evidente que a nova regra é melhor do que o teto dos gastos, dá um grau de flexibilidade, mas não acho que teremos uma força, uma tração, para que a regra permita ampliação dos gastos e do investimento público para puxar a economia brasileira”, diz. Para Vilma Pinto e Alexandre de Andrade, da IFI, o limite mínimo de investimento em torno de R$ 75 bilhões, que serão corrigidos pela inflação ano a ano, tornarão o Orçamento ainda mais inflexível, fazendo com que o governo tenha de cortar em outras áreas, inclusive gastos obrigatórios. “Em que pese a boa intenção de se preservarem os investimentos, a regra aumenta ainda mais o grau de rigidez orçamentária da União”, escreveram os dois no blog da FGV.

Respostas: Ao explicar o novo arcabouço fiscal na última quinta-feira (30), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, disse que uma eventual diminuição da receita poderá adiar a estabilização da dívida pública. No entanto, ressaltou o secretário, os gastos continuarão a crescer menos que a receita em quase todos os cenários, exceto em uma eventual recessão que faça a arrecadação cair. “A pergunta recorrente que vocês vão fazer é: ‘E se a receita não vier?’ O que a gente já reiterou é que, independentemente do comportamento da receita, a despesa vai crescer menos que a receita. Obviamente que, quanto mais rápido conseguirmos recuperar as bases de financiamento, mais rapidamente vamos conquistar os resultados primários necessários para estabilizar a dívida [pública]. Este é o objetivo de todos, e também entendo que seja o objetivo dos parlamentares com quem o ministro tem conversado”, rebateu Mello.

Em relação ao limite mínimo de 0,6% de crescimento real (acima da inflação) das despesas em momentos de baixo crescimento econômico, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, explicou que o percentual foi definido com base na taxa média de crescimento da população. “Com essa taxa, podemos assegurar que os gastos per capita estão mantidos em momentos de recessão. Ninguém vai deixar de ter acesso a programas sociais básicos em momentos de crise, como aconteceu com o Farmácia Popular recentemente”, justificou. Ao anunciar as medidas, o ministro Haddad reiterou que os percentuais de 0,6% e de 2,5% de crescimento são suficientes para dar um caráter anticíclico ao novo arcabouço. Segundo ele, o limite mínimo de 0,6% tem como objetivo impedir que, em caso de novas recessões, o governo tenha de recorrer ao Congresso para alterar as regras fiscais, como nos últimos anos. “Se houver uma retração na parte baixa do ciclo [recessão], decidimos incorporar aquilo que era exceção dentro do teto de gastos à regra nova, para trazer as excepcionalidades, exceto aquelas fixadas pela Constituição [como estados de calamidade pública], para dentro da regra aquilo que é uma espécie de crescimento vegetativo em função daquilo que se verificou desde a promulgação do teto de gastos”, disse.

Petrobras aprova propostas para planejamento estratégico

A diretoria-executiva da Petrobras aprovou seis propostas para serem consideradas no Planejamento Estratégico. Para entrar no documento, que detalha os planos e passos da estatal para os próximos anos, essas propostas devem ser votadas pelo Conselho de Administração (CA). A primeira delas é priorizar desenvolvimento, retenção e requalificação de talentos, com o objetivo de garantir à empresa um corpo técnico “inclusivo, diverso e habilitado a atender às demandas dinâmicas do mercado, em especial da transição energética”, diz nota divulgada pela empresa. As propostas incluem também focar em ativos rentáveis de exploração e produção, buscando operações, tanto da empresa quanto de fornecedores, que emitam menos gases do efeito estufa; adequar e aprimorar o parque atual de refino “por meio do ganho de eficiência e conjugação de matérias-primas de matriz renovável no desenvolvimento de processos industriais resilientes e produtos sustentáveis”; e buscar uma transição energética justa, em linha com as empresas congêneres internacionais, prioritariamente por meio de parcerias de excelência técnica e por programas de responsabilidade social que mitiguem as externalidades da atuação da companhia e fomentem cadeias produtivas locais.

Fecham a lista de proposta aproveitar diferentes potencialidades do país, “através da regionalização das atividades da empresa baseadas em cadeias produtivas e unidades operacionais locais”; e fortalecer o acesso a mercados, ao mesmo tempo em que busca a vanguarda global na transição energética, através da atuação internacional por meio de parcerias tecnológicas e operacionais. “Os investimentos necessários para assegurar a consecução dessas propostas devem ser financiados pelo fluxo de caixa operacional, em níveis equivalentes às companhias congêneres, e preferencialmente por meio de parcerias que nos permitam compartilhar riscos e expertise, e devem buscar o retorno do investimento, redução do custo de capital, fortalecimento da Petrobras como uma empresa de energia integrada, maximizando o valor da companhia e buscando o desenvolvimento do mercado brasileiro”, informa a nota.

Adesão a Programa Litígio Zero é prorrogada até 31 de maio 

Os contribuintes que devem à União ganharam mais dois meses para renegociarem o débito. O Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal, também conhecido como Litígio Zero, teve o prazo de adesão prorrogado para as 19h de 31 de maio. O prazo original acabaria na última sexta-feira (31). O adiamento consta de uma portaria conjunta da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Em nota, a Receita Federal informou que o adiamento foi pedido por entidades do setor de contabilidade. Além do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), reivindicaram a extensão do prazo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon).

Programa que estende à Receita Federal o modelo de transações tributárias disponível desde 2020 para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Litígio Zero permite a renegociação de dívidas tributárias baseada na capacidade de pagamento do contribuinte, em troca da desistência de ações na Justiça (no caso de débitos inscritos na Dívida Ativa da União) ou de contestações administrativas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão que julga na esfera administrativa débitos com o Fisco. A adesão pode ser pedida por meio de processo digital no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC). O acesso ao e-CAC exige conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro, certificação digital (no caso de empresas) ou um código especial que pode ser obtido mediante o número do recibo da última declaração do Imposto de Renda (para pessoas físicas).

Anunciado em janeiro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como uma das medidas para recompor o caixa do governo , o Litígio Zero prevê a renegociação em condições especiais de dívidas com a União. As adesões começaram em 1º de fevereiro. Embora o programa funcione de forma similar aos tradicionais Refis, existe uma diferença porque a concessão de descontos ocorrerá com base no tamanho do débito e no tipo de contribuinte. As dívidas – consideradas créditos do ponto de vista do governo – serão classificadas com base na facilidade de serem recuperadas pela União, sendo: créditos tipo A (com alta perspectiva de recuperação); créditos tipo B (com média perspectiva de recuperação); créditos tipo C (de difícil recuperação); ou créditos tipo D (irrecuperáveis).

Argentinos submetidos a trabalho escravo são resgatados no RS

Quatro trabalhadores argentinos em condição análoga à de escravo foram resgatados em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Segundo a Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego, responsáveis pela operação, uma das vítimas é menor de idade. As pessoas resgatadas trabalhavam no corte de lenha em uma propriedade rural do município. Segundo a Polícia Federal, eles haviam sido abandonados pelos empregadores e estavam sem recurso para alimentação e estadia. A Polícia Federal foi acionada após receber denúncia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que também participou da operação. Um homem, responsável pelas atividades, foi preso em flagrante por submeter trabalhadores à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul (RS), ele será encaminhado ao Sistema Penitenciário e permanecerá à disposição da Justiça Federal. Ao chegarem à propriedade rural, os policiais federais, brigadistas militares e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego encontraram os trabalhadores acampados na mata em condições insalubres e totalmente desassistidos. Os argentinos estavam sem água potável, sem energia elétrica e sem acesso a banheiros.

IBGE: número de trabalhadoras domésticas caiu em dez anos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que em dez anos o número de empregadas domésticas diminuiu. Neste período, houve crescimento da atuação de diaristas. Atualmente, três em cada quatro trabalhadoras domésticas no Brasil trabalham sem carteira assinada. Quando a profissional trabalha até dois dias na mesma casa, não fica configurado relação trabalhista e não há obrigação de pagamento de encargos. As mulheres são a maioria da categoria, ocupando 92% das vagas de trabalho doméstico no Brasil, sendo 65% delas, mulheres negras. A trabalhadora doméstica Edriana de Souza Ribeiro, de 50 anos, já atuou como diarista, mas desde 2004 optou por buscar um emprego com carteira assinada, em razão dos benefícios. Os seus empregadores, entretanto, só passaram a recolher o FGTS quando virou lei em 2015; até então, o recolhimento era opcional. “A PEC [em 2013] não igualou os direitos, só senti alguma diferença de verdade na regulamentação em 2015”, explicou.

Policial suspeito de homicídio tem prisão preventiva decretada no Rio

A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva do policial penal Marcelo de Lima, preso em flagrante por um homicídio e uma tentativa de assassinato, em um bar do Rio de Janeiro, na noite do último sábado (1º). A decretação ocorreu durante audiência de custódia realizada no domingo (2). Ele é suspeito de ter assassinado o cinegrafista Thiago Leonel Fernandes da Motta e de ter tentado matar Bruno Tonini Moura, que ficou ferido e foi encaminhado a um hospital. Os crimes ocorreram durante briga em um bar nas proximidades do estádio do Maracanã.

O pedido de conversão da prisão em flagrante em  prisão preventiva foi pedido pelo Ministério Público. O juiz Bruno Rodrigues Pinto, que decretou a prisão, considerou a periculosidade de Marcelo de Lima para mantê-lo preso. Segundo o magistrado, não há, até o momento, elementos que comprovem que o policial penal, que estava de folga, agiu em legítima defesa. Segundo a Justiça, testemunhas afirmaram que o suspeito ainda tentou fugir do local depois dos crimes, mas foi rendido e preso por policiais militares.

Operação contra garimpo ilegal prende dois militares no Amazonas

Uma operação contra o garimpo ilegal de ouro prendeu cinco pessoas na Floresta Nacional de Urupadi, no sul do Amazonas. Entre os presos, estão dois militares do Exército. Realizada pela Força Nacional de Segurança e pelo Instituto Chico Mendes, a operação durou cinco dias e desmantelou 34 acampamentos ilegais, equipados com televisão e acesso à internet. Além de queimarem as estruturas, os agentes destruíram máquinas e apreenderam armas e munições. Duas pistas clandestinas de pouso foram destruídas. Segundo a Força Nacional de Segurança, cerca de 50 quilômetros quadrados foram devastados. Os garimpeiros presos foram multados em R$ 3,6 milhões e responderão criminalmente. Ao todo, foram identificados cerca de 50 garimpeiros na região, mas só cinco foram presos. Em, nota, o Exército informou não compactuar com atos ilegais por parte de seus membros e ter aberto investigação interna, paralela às investigações na esfera civil. Segundo o Exército, um militar não está lotado em nenhuma unidade por estar inativo desde 2011. O outro será alvo de processo para ser excluído do serviço ativo porque tem condenação na Justiça Militar superior a dois anos.

TSE dá prazo para Bolsonaro se manifestar em processo

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu prazo de dois dias para a defesa de Jair Bolsonaro apresentar alegações finais na ação que pode acarretar na inelegibilidade do ex-presidente. A decisão foi assinada nesta sexta-feira(31) pelo ministro, que encerrou a fase de instrução de uma das ações que contestam a conduta de Bolsonaro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022, quando atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas.

“O rico acervo probatório reunido nos autos, que foi formado com ampla participação das partes e do MPE, esgota as finalidades da instrução, razão pela qual cumpre encerrar a presente etapa processual”, afirmou o ministro na decisão. A minuta de golpe apreendida pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres está entre as provas que fazem parte do processo. Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), Torres disse que não sabe quem é o autor da minuta e disse que o documento é “totalmente descartável” e “sem viabilidade jurídica”.

Temporais continuam na costa norte do país

Ar quente úmido favorecendo nuvens de chuva sobre a Região Norte do BR e circulação dos ventos reforçando nuvens de chuva em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, ZCIT ainda deixando o tempo instável, potencializando os temporais na costa norte nordestina. Em parte do centro-sul do país, alta pressão atmosférica impedindo a formação de nuvens carregadas.

Previsão do tempo para 03/04/2023 – segunda

Região Sul: Semana começando com ar frio ainda sobre o Sul. Já não há mais possibilidade de geada, mais pela manhã, temperaturas ainda baixas no PR, em SC e no RS. Durante à tarde, com a presença do sol, as máximas ficam mais agradáveis. Circulação de ventos que favorece pancadas de chuva no extremo sul gaúcho, demais área da Região, com tempo firme.

Região Sudeste: A alta pressão volta impedir nuvens de chuva sobre o centro-sul e leste do estado de SP, estado do RJ, região da Zona da Mata Mineira e no centro-sul do ES, mas ainda tem bastante variação de nuvens, principalmente pela manhã. Na capital paulista, temperaturas em elevação durante a tarde. Volta a chover com moderada a forte intensidade e alguns temporais localizados no noroeste e Triângulo de Minas.

Região Centro-Oeste: Os temporais ganham força no estado de Mato Grosso nesta segunda-feira, mas o ar segue abafado. Pela manhã, algumas aberturas de sol em Sinop e Pontes e Lacerda. Potencial para chuva com raios e ventos sobre a região. Tempo abafado, sol e temporais no Distrito Federal e em Goiânia. Chuva forte no sul de GO e no norte de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, sol com poucas nuvens e tempo firme.

Região Nordeste: A chuva continua de maneira persistente na costa norte do Nordeste. ZCIT – Zona de Convergência do Atlântico Sul, favorecendo nuvens muito carregadas desde o litoral do Maranhão, até o interior do Rio Grande do Norte. Chove por várias vezes ao longo do dia, intercalando períodos de melhora. Os temporais continuam e as rajadas de vento ganham força. No sul da Bahia, chuva forte, devido aos ventos constantes que sopram do mar contra a costa. No nordeste baiano, tempo firme e pouca chuva entre Recife, Aracaju e Maceió.

Região Norte: A Região Norte, continua enfrentando pancadas de chuva com raios e trovoadas ao longo do dia. Tempo bem abafado em Manaus, Porto Velho e Belém. Chove a qualquer momento do dia no interior e oeste do Acre e em grande parte do Pará, ainda com risco de temporais. Bastante sol, calor e tempo firme em Boa Vista e no norte de Roraima. Demais áreas da Região em atenção no decorrer do dia.

Alertas meteorológicos para 03/04/2023 – segunda

  • Atenção para chuva forte com raios e ventos na maior parte do Amazonas, estado do Acre, noroeste do PA e sul do AP
  • Temporais com ventania em Manaus, centro-sul de RO, Belém e interior do PA
  • Atenção para chuva forte no interior e sul do MA, estado do TO, sul do PI, interior do PE
  • Rajadas de vento de 40 a 50 km/h (independente da chuva), no litoral sul da BA, em Ilhéus e Porto Seguro
  • Marinha: aviso de ressaca do litoral do RS até o litoral do RJ
  • Atenção para chuva forte no sul de GO, norte de MS e sul de MT. Temporais no centro-norte de MT, em Goiânia e Brasília
  • Atenção para chuva forte no sul da BA
  • Temporais desde o litoral do MA até o litoral do CE e no interior do RN e PB
  • Rajadas de vento durante os temporais, variando de 50 a 70 km/h e chuva entre 25 a 50mm
  • Ventos variando de 40 a 60 km/h nas áreas em atenção, com previsão de 10 a 25mm de chuva

Mulher suspeita de entregar bomba que matou blogueiro militar russo é detida

A polícia da Rússia deteve uma mulher suspeita de entregar a bomba que matou o blogueiro de guerra Vladlen Tatarsky, conhecido por apoiar o governo da Rússia na guerra contra a Ucrânia. Oficiais russos disseram que Tatarsky, de 40 anos, foi morto no domingo (2), depois da explosão de uma bomba, em um café em São Petersburgo. Ele estava no local para um debate. Mais de trinta pessoas ficaram feridas, dez delas estão em estado grave, de acordo com as autoridades locais. A imprensa russa diz que a bomba estava escondida em um presente que a suspeita teria dado ao blogueiro momentos antes da explosão.

O Ministério do Interior russo identificou a suspeita como Darya Tryopova, uma moradora de São Petersburgo de 26 anos que já havia sido detida por participar de manifestações antiguerra. A agência de notícias Interfax relatou sua prisão no final do domingo, mas depois disse que ela estava fugindo enquanto sua mãe e irmã eram convocadas para interrogatório. O ministério incluiu o nome de Tryopova na lista de pessoas procuradas no país nesta segunda-feira (3). Testemunhas disseram que a suspeita fez perguntas e conversou com Tatarsky durante o debate. Uma testemunha, Alisa Smotrova, disse que a mulher falou para Tatarsky que tinha feito uma estatueta do blogueiro, como presente, mas que os guardas pediram que ela a deixasse na porta, suspeitando que poderia ser uma bomba. Eles brincaram e riram, e então ela foi até a porta, pegou o objeto e deu a Tatarsky.

Um vídeo mostrou Tatarsky fazendo piadas sobre a estatueta e colocando-a na mesa ao lado dele pouco antes da explosão. O Comitê Investigativo da Rússia, a principal agência de investigação criminal do estado, abriu uma investigação sobre as acusações de assassinato. Ninguém reivindicou publicamente a responsabilidade da explosão, mas o governo russo culpou a Ucrânia pelo ataque e compararam o atentado ao assassinato, em agosto passado, da comentarista de TV nacionalista Darya Dugina, que foi morta quando um dispositivo explosivo controlado remotamente colocado em seu carro explodiu quando ela estava dirigindo nos arredores de Moscou. Autoridades russas culparam a inteligência militar da Ucrânia pela morte de Darya, mas Kiev negou qualquer envolvimento.

Finlândia se tornará membro da Otan na terça, diz governo do país

A Finlândia vai se tornar oficialmente membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na terça-feira (4), afirmou o gabinete da presidência do país nesta segunda-feira (3). A entrada da Finlândia e da Suécia na Otan começou a ser debatida no ano passado, após a invasão da Rússia à Ucrânia – Finlândia e Rússia compartilham uma fronteira terrestre de 1.300 quilômetros. Moscou prometeu retaliação. Na semana passada, o país ultrapassou o último obstáculo para conseguir adesão à aliança militar ocidental, quando o parlamento da Turquia aprovou a entrada da Finlândia – na Otan, o ingresso de um novo membro deve ser aprovado por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.

E, desde que a Finlândia e a Suécia expressaram o desejo de fazer parte da Otan, no ano passado, o governo turco colocou obstáculos por acusar o país nórdico de ter dado asilo a cidadãos turcos que Ancara acusa de terrorismo. Mas o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, acabou cedendo após conversas e negociações. Todos os outros 29 países membros da Otan já haviam ratificado a medida. A medida é importante neste momento por causa da guerra da Ucrânia. Quando a Rússia invadiu o território ucraniano, em 2022, o presidente Vladimir Putin disse que a ideia era impedir a expansão da Otan. No ano passado, Moscou prometeu retaliação caso a Finlândia entrasse na aliança ocidental, considerada por Putin um de seus principais inimigos atualmente.

Verstappen vence na Austrália; Hamilton é 2º e oito abandonam

na madrugada deste domingo assistiu a uma verdadeira hecatombe no GP da Austrália, vencido por Max Verstappen. Não bastou o flashback da temporada 2021 possibilitado pela evolução da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo lugar: a corrida foi paralisada cinco vezes, com três bandeiras vermelhas e quatro relargadas, oito abandonos e uma batida generalizada na penúltima volta. Apesar de rodar após ser atingido por Carlos Sainz, Fernando Alonso foi terceiro. Entre as “vítimas” estão Charles Leclerc, Alexander Albon, George Russell – que assumiu a liderança na primeira volta, superando o pole Verstappen -, Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Logan Sargeant e Nyck de Vries; oito pilotos, ao todo. As batidas ainda alçaram o piloto local Oscar Piastri à zona de pontuação, pela primeira vez na carreira do novato australiano. A confusão foi tamanha que os dois últimos procedimentos de relargada estão sob investigação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Ao todo, as paralisações ultrapassaram uma hora.

O resultado ainda marcou o 101º pódio da carreira de Alonso e seu terceiro pela Aston Martin, bem como o fim do jejum de pódios de Hamilton; seu último havia sido o segundo lugar no GP de São Paulo em novembro de 2022, há cinco meses. Verstappen, por sua vez, conquista o primeiro triunfo na Austrália desde sua estreia na F1, em 2015. Destaque ainda para a prova de recuperação de Sergio Pérez, que quebrou no sábado de classificação e largou do pit lane; atravessando o grid duas vezes, o mexicano terminou a corrida em quinto. Além disso, a McLaren, enfim, anotou seus primeiros pontos da temporada, com o sexto lugar de Lando Norris e o oitavo de Piastri.

Flamengo sai na frente do Fluminense na final do Carioca

O Flamengo saiu na frente do Fluminense na disputa do título do Campeonato Carioca. Diante de mais de 65 mil torcedores, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0 no estádio do Maracanã na noite de sábado (1). Com este resultado, a equipe da Gávea pode até mesmo perder por um gol de diferença, no dia 9 de abril (domingo), que ficará com o título.

Paulista: Bruno Mezenga decide e Água Santa sai na frente do Palmeiras

O Água Santa derrotou o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo (2) na Arena Barueri, para sair na frente na disputa pelo título do Campeonato Paulista. Com este resultado, basta ao Netuno um empate na partida de volta, no Allianz Parque, para levar o caneco para casa. Já o Verdão precisa de um triunfo por dois gols de diferença para ficar com o título nos 90 minutos. Em caso de triunfo do Palmeiras com vantagem simples, a decisão irá para a disputa de pênaltis. Empurrado por sua apaixonada torcida, o Água Santa conseguiu sair na frente no marcador. Aos 43 minutos do primeiro tempo Luan Dias levantou a bola na área em cobrança de escanteio e Bruno Mezenga ganhou no alto de Gustavo Gómez para marcar de cabeça. No início da etapa final o Palmeiras chegou ao empate, quando o garoto Endrick aproveitou bola que sobrou na área para apenas escorar para o fundo da meta adversária aos sete minutos. Mas o dia era mesmo do Netuno, que, já aos 46 do segundo tempo, garantiu a vitória final graças a outro gol de Bruno Mezenga, que recebeu passe em profundidade de Patrick Allan antes de bater na saída do goleiro Weverton.

Título do Bahia

Quem já garantiu o título estadual neste domingo foi o Bahia, que derrotou o Jacuipense por 3 a 0 na Fonte Nova, em Salvador, para conquistar o Baiano. O título veio porque as equipes ficaram no 1 a 1 na partida de ida disputada no último domingo (26) no Valfredão. A equipe comandada pelo técnico Renato Paiva garantiu o título de número cinquenta de sua história graças a gols de Vitor Jacaré, Cauly e Everaldo.

Dragão em vantagem

No Goianiense o Atlético bateu o Goiás por 2 a 0 no estádio Antônio Accioly, graças a gols de Rodrigo Soares e Luiz Fernando, para abrir boa vantagem na decisão. As equipes se reencontram no próximo domingo na Serrinha.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495