Bolsonaro critica o próprio ministro

Após 17 dias internado, o presidente Jair Bolsonaro teve alta hospitalar e desembarcou ontem em Brasília com algumas bombas a desarmar. A principal delas é a crise provocada pelos indícios de que seu partido, o PSL, usou candidaturas-laranja na eleição e o mal-estar com o seu ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Bolsonaro endossou críticas públicas a Bebianno feita por um de seus filhos. O presidente reproduziu no Twitter a mensagem de Carlos Bolsonaro que chamava o ministro, até então um dos homens-fortes do Planalto, de ‘mentiroso’. Depois, o próprio Bolsonaro disse o mesmo em entrevista à TV Record.

Bebianno: ‘Não pretendo pedir demissão. Decisão é do presidente’

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, afirmou na noite desta quarta-feira, 13, que não pretende pedir demissão do cargo após a crise envolvendo Carlos Bolsonaro, o filho do presidente, nas redes sociais. Segundo Bebianno, a decisão é de Jair Bolsonaro: “Não tenho intenção de me demitir. Não fiz nada de errado, meu trabalho continua sendo em benefício do Brasil. O presidente, se entender que eu não devo mais continuar, ele certamente vai comunicar. Da minha parte, tudo foi feito com honestidade e correção, então vou esperar para ver o que acontece”.

Joice acusa Carlos Bolsonaro de gerar crise no governo

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou nesta quarta (13) que o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, está tentando gerar uma crise dentro do governo do próprio pai ao voltar a fazer acusações contra o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. “É uma coisa de louco, é inimaginável uma coisa dessa. Tem que ter separação. Casa do presidente é uma coisa, palácio é outra coisa. O Palácio do Planalto não pode invadir a casa do presidente. Não pode ter puxadinho”, disse.

Presidente ‘baterá martelo’ sobre Previdência

O presidente Jair Bolsonaro disse que ‘baterá o martelo’ sobre proposta final da reforma da Previdência nesta quinta-feira (14). Ele afirmou que ainda não decidiu se a idade mínima a ser fixada na proposta será de 57 anos para mulheres e 62 para homens ou de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens). O presidente se reúne com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, às 15 horas, no Palácio da Alvorada.

Inscrições para o Fies terminam hoje

Acabam nesta quinta-feira as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa, que oferece opções de financiamento em instituições de ensino privadas, disponibiliza nesta edição 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies, para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários mínimos.

Morre a diretora e atriz Bibi Ferreira

Morreu na quarta-feira (13) a diretora e atriz Bibi Ferreira, aos 96 anos. A atriz sofreu uma parada cardíaca em sua casa, no Rio de Janeiro. Bibi, que somava quase 78 anos de carreira, era um dos maiores nomes do teatro brasileiro. O velório será aberto ao público nesta quinta-feira entre 10h e 15h no Theatro Municipal do Rio. No fim da tarde, o corpo da atriz deve ser cremado em cerimônia restrita a familiares e amigos.

BRUMADINHO: Lama de rejeitos atinge rio e afeta 10 cidades

Dez cidades no sudeste do Brasil sofrem a contaminação de um rio pelo rompimento da barragem de resíduos de mineração da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, há quase três semanas, que provocou a morte de 166 pessoas (há 155 desaparecidos), segundo balanço de ontem. A lama de rejeito de minério de ferro que se desprendeu da mina Córrego do Feijão contaminou 120 km do rio Paraopeba, impactando cidades ribeirinhas.

STF retoma julgamento sobre homofobia

O Supremo Tribunal Federal interrompeu na quarta-feira o julgamento de duas ações que pedem a criminalização da homofobia. O debate será retomado nesta quinta-feira (14), quando os relatores dos processos, ministros Celso de Mello e Edson Fachin, apresentarão seus votos. Um pedido de vista pode fazer com que o tema se prolongue ainda mais sem uma decisão.

Empresa que levou Boechat é suspensa

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu cautelarmente a RQ Serviços Aéreos Especializados na quarta-feira (13). A empresa é dona do helicóptero que caiu na última segunda-feira (11), vitimando o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci. Com a suspensão, a empresa não pode mais operar suas atividades.

Mulher que ajudou motorista obtém apoio para cirurgia

Leiliane Rafael da Silva, 28, testemunha chave na investigação do acidente e morte do jornalista e colunista da IstoÉ Ricardo Boechat, recebeu hoje uma notícia que pode salvar sua vida. Portadora de MAV, que é a malformação arteriovenosa caracterizada pela alteração na formação dos vasos sanguíneos no cérebro a camelô terá suporte financeiro do professor e doutor Feres Chaddad Neto, professor de neurociência da Unifiesp, para realizar a cirurgia.

Donata Meirelles deixa a ‘Vogue’ após repercussão de festa 

Donata Meirelles, diretora da revista Vogue Brasil, pediu demissão da publicação nesta quarta-feira (13). Em uma mensagem enviada para os amigos mais próximos, ela comunicou o afastamento. A demissão de Donata ocorre após sua festa de 50 anos ser apontada com temática racista. O jantar luxuoso no Palácio da Aclamação, em Salvador (BA), na última sexta-feira (8), foi criticado por trazer a atmosfera da época escravocrata e colonial do Brasil.

FUTEBOL

São Paulo dá adeus à Libertadores

Nem o mais pessimista dos são paulinos esperava uma eliminação tão precoce na Copa Libertadores. Mas, sim, na soma dos resultados, o Tallares levou a classificação para a terceira fase da pré-Libertadores com a vitória por 2 a 0 no primeiro duelo e o empate sem gols, na noite de quarta-feira, no Morumbi.

Carioca: Vasco passa fácil pelo Resende e está na decisão

O Vasco precisava confirmar o favoritismo, se impor e confirmar que o susto diante da Juazeirense… foi só um susto mesmo. E o time de Alberto Valentim fez tudo isso. A vantagem do empate num jogo de time grande contra time pequeno pode influenciar o andamento da partida. Mas isso só ficou latente após o primeiro gol, porque a facilidade de Lucas Mineiro para cabecear e abrir o placar é inconcebível em qualquer contexto. Melhor para o Cruz-Maltino.

Botafogo vence e se classifica na Copa do Brasil

Eliminado ainda na primeira fase da Copa do Brasil do ano passado, o Botafogo exorcizou o fantasma que o assombrava e avançou no torneio. O Glorioso superou o Campinense, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Campina Grande, na Paraíba, e garantiu classificação para a segunda fase, na qual vai enfrentar o Cuiabá. O Alvinegro não teve uma grande atuação, mas fez o suficiente para construir uma vitória tranquila. Para alívio de seus torcedores, desta vez não houve sustos, acabando com a possibilidade de uma nova zebra. Pimpão e Alex Santana fizeram os gols da partida, um em cada tempo.

JOGOS DE HOJE

Campeonato Carioca

20h30 – Flamengo x Fluminense

Sul-Americana

21h30 – Corinthians x Racing

LOTERIA

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 26 milhões

Aconteceu na quarta-feira (13) o concurso 2124 da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou de novo. O próximo sorteio será no sábado (16) e deve pagar R$ 26 milhões. Confira os números de ontem: 02 – 11 – 20 – 31 – 43 – 47.