Senado aprova adiamento do Enem e texto vai à Câmara

Por 75 votos a um, o Senado aprovou o projeto que adia o Enem. Agora o texto vai para a Câmara dos Deputados, o presidente da casa, Rodrigo Maia, deve colocar em votação nesta quarta-feira. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pautou para a sessão desta quarta-feira, 20, a votação da urgência e mérito de um projeto para adiar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Amanhã, a pedido de todas as deputadas da bancada feminina, nós estamos votando a urgência do projeto do Enem e o mérito”.

Congresso já admite adiar eleições de 2020

Com o avanço da pandemia do coronavírus, a Câmara e o Senado tentarão adiar as eleições municipais, marcadas para outubro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou, porém, que a ideia é evitar a prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores. “Na discussão com os líderes, é posição quase de unanimidade que devemos ter adiamento, mas sem prorrogação de nenhum mandato”, afirmou Maia, nesta terça-feira, 19. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi na mesma linha.

Regina Duarte deixa secretaria de Cultura do governo

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Em publicação em uma rede social, o presidente afirmou que ela assumirá a Cinemateca em São Paulo. “Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, afirmou Bolsonaro.

Covid-19: pela 1ª vez, Brasil tem mais de mil mortes em 24h

O Brasil alcançou a marca de mil mortes registradas em 24 horas, foram 1.179 registros. Também bateu o recorde de casos notificados em um dia. De acordo com o Ministério da Saúde 17.971 pessoas perderam a vida por complicações da covid-19.

SC: Governo do Estado confirma 5.413 casos e 91 óbitos por Covid-19

O Governo do Estado relatou que há um total de 5.413 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 3.072 se curaram e 2.250 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em pronunciamento nesta terça-feira, 19. A doença respiratória já causou 91 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,7%.

Paraná: Registra 2.480 casos confirmados e 130 óbitos por Coronavírus

Dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) informam 120 novos casos de covid-19 e mais três óbitos nesta terça-feira (19). Com essa atualização, o Paraná registra 2.480 casos e 130 falecimentos. Do total de pessoas com diagnóstico confirmado, 1.526 já foram liberadas do isolamento e são consideradas recuperadas. Conforme a Sesa, os três pacientes que morreram – duas mulheres e um homem -estavam internados. A idosa que faleceu nesta terça-feira, tinha 82 anos e morava em Londrina. A outra mulher, de 70 anos, de Siqueira Campos, morreu no último dia 15. O terceiro falecimento, também nesta terça-feira, foi de um homem de 54 anos, que residia em Rio Negro.

Megaferiado: moradores do litoral bloqueiam rodovia para evitar turistas

Moradores de Juquehy, em São Sebastião (SP), bloqueou trecho da rodovia Rio-Santos na noite desta 3ª feira (19.mai.2020). O ato foi realizado para evitar turistas no feriado antecipado pela prefeitura de São Paulo. O prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), sancionou nesta 3ª feira (19.mai.2020) lei que antecipa 2 feriados para 4ª feira (20.mai) e 5ª feira (21.mai). Na 6ª feira (22.mai), será ponto facultativo na cidade. A ideia do feriado prolongado é manter mais pessoas em casa, aumentar o isolamento social e reduzir a propagação da covid-19. Nas cidades do litoral, porém, o medo dos moradores é de que haja uma invasão de turistas.

Presidente afirma que protocolo do uso da cloroquina será apresentado nesta quarta

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai assinar na quarta-feira novo protocolo para ampliar a recomendação do uso da cloroquina por pacientes da Covid-19, apesar da falta de comprovação científica de eficácia do medicamento. Bolsonaro disse ter uma “caixinha” do remédio guardada caso sua mãe de 93 anos necessite. O novo protocolo do Ministério da Saúde vai ampliar a recomendação do uso da cloroquina para pacientes na fase inicial da Covid-19, enquanto o atual protocolo diz que o remédio deve ser utilizado apenas em casos graves da doença provocada pelo novo coronavírus.

Em dia de mil mortes, Bolsonaro faz piada em live

Em entrevista ao jornalista Magno Martins, o presidente brincou com o tema, alvo de divergências devido aos possíveis efeitos colaterias. As diretrizes do governo sobre o medicamento também provocaram o pedido de demissão do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich. “Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína”, repetiu várias vezes ao fazer piada com o assunto.

Família de João Pedro passou 17 horas de desespero: Pai de João Pedro: ‘Mataram uma família’

Foram 17 horas de desespero e completa falta de notícias, até que o pior foi confirmado. A família de João Pedro Mattos Pinto viveu horas de angústia e ansiedade desde a tarde de segunda (18), quando uma operação da Policia Militar no Rio de Janeiro terminou com a morte do adolescente de 14 anos. “Eles chegaram atirando. Se soubessem a índole do meu filho não teriam feito isso. A vida do meu filho era escola, igreja e jogos no celular. Interromperam o sonho do meu filho de ser alguém”, chorou o pai de João Pedro, Neilton Pinto. “A sua polícia, governador, não matou só um jovem. Matou uma família inteira. Matou um pai, uma mãe, a irmã e principalmente o João Pedro”, desabafou.

Caso Queiroz: Marinho depõe nesta quarta à Polícia FederalA pedido da PGR, Marinho será ouvido pela PF para aprofundar as acusações de que Flávio Bolsonaro teria sido informado por um delegado, com antecedência, da operação que mirou Fabrício Queiroz, acusado de integrar um esquema de rachadinha.

Partidos pedem cassação do mandato de Flavio

PT, PSOL e Rede Sustentabilidade ingressaram na noite desta 2ª feira (18.mai) com uma representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Eles pedem a cassação do mandato do senador. Flávio foi citado pelo empresário Paulo Marinho, em entrevista à Folha de S.Paulo, sobre o suposto vazamento de uma operação da Polícia Federal. Marinho disse que a realização da operação Furna da Onça, em outubro de 2018, foi antecipada a Flavio.

Nº 2 da PF muda versão e diz que Ramagem o convidou para cargo

O delegado Carlos Henrique Oliveira, diretor-executivo da Polícia Federal, prestou novo depoimento nesta terça, 19, e afirmou que, diferentemente do que havia informado em sua primeira oitiva, ele foi convidado por Alexandre Ramagem para assumir a cadeira número dois da corporação quando ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para diretor-geral. Oliveira também narra um encontro que teria ocorrido no segundo semestre do ano passado entre ele, Ramagem e Bolsonaro no Palácio do Planalto. Ele, contudo, não soube informar ‘objetivo específico para sua audiência’ com o presidente.

Mansueto: auxílio permanente é impossível

Enquanto o Congresso Nacional pressiona para manter o auxílio emergencial de R$ 600, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que uma transferência permanente desse porte seria impossível.

Trump considera restrição de viagens para brasileiros

O presidente dos EUA, Donald Trump, considera proibir viagens para passageiros provenientes do Brasil, país que possui o terceiro maior número de casos de coronavírus no mundo. “Não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo”.

Covid-19: Wuhan testa 1 milhão de pessoas em uma semana

A cidade de Wuhan, na China, onde foram registrados os primeiros casos da pandemia da Covid-19, realizou mais de 1 milhão de testes para a doença na última semana passada e registrou queda significativa na incidência de casos assintomáticos, informou nesta terça-feira, 19, a imprensa oficial do país. De acordo com o jornal estatal Global Times, a taxa de positivos assintomáticos quem não apresentam sintomas, caiu para 46 pessoas por cada 1 milhão de pessoas testadas, enquanto em abril era de 660 por 1 milhão.

Reino Unido tem 11 mil mortes por Covid-19 em asilos

A Agência de Estatísticas Nacionais do Reino Unido (ONS) publicou nesta terça-feira, 19, um relatório que indica mais de 11.600 mortes causadas pela Covid-19 no país ocorreram em casas de repouso até 8 de maio. Com cerca de 35.000 mortos, Reino Unido é o segundo país com mais óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos, que reportou mais que o dobro. A ONS estimou que a Covid-19 é responsável por quase 40% de todas as 4.248 mortes registradas em casas de repouso no Reino Unido apenas entre 2 e 8 de maio.

ESPORTES

Cruzeiro começará a Série B com menos seis pontos

A FIFA puniu o Cruzeiro por não quitar uma dívida com o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, pelo empréstimo do volante Denílson, feito em 2016. Por conta disso, a Raposa vai começar o Campeonato Brasileiro da Série B com seis pontos a menos.

CBF cogita volta do futebol em junho e jogos entre festas

O futebol brasileiro tem uma possibilidade de retornar no fim de junho, dependendo da curva de casos de coronavírus no país. É isso o que disse o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, em entrevista à agência Reuters.