Guedes faz apelo ao Congresso para aprovar projetos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ofício na terça-feira (10) aos presidentes da Câmara e do Senado para pedir que o Congresso ‘acelere’ com a tramitação de 19 projetos econômicos. Guedes justifica o apelo citando o ‘agravamento da crise internacional em função da disseminação do coronavírus e a necessidade de blindagem da economia brasileira’.

TSE rebate Bolsonaro e defende sistema eleitoral

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que houve ‘fraude’ nas eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou na tarde de terça-feira (10) uma nota em que rebate as declarações e reafirma a ‘absoluta confiabilidade e segurança’ do sistema eletrônico de votação. Além da nota oficial, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, fez uma rara declaração à imprensa e disse que ‘a Justiça Eleitoral não compactua com fraudes’. Os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello também saíram em defesa das urnas eletrônicas.

Doria critica Bolsonaro: ‘Antecipemos as eleições’

O governador de São Paulo, João Doria, criticou, durante visita a Brasília, nesta terça-feira (10/3), declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro. Doria criticou especialmente o fato de Bolsonaro estimular manifestações contrárias ao Congresso no próximo dia 15 e a declaração sobre fraudes nas eleições de 2018. “Ele foi eleito pelo voto popular. Ele tem que respeitar os votos que recebeu e os que não recebeu. Tem que governar para todos os brasileiros e não apenas para seus seguidores, para os que votaram ou os que são seguidores, como ‘bolsominions’ ou entusiastas do presidente Bolsonaro”, disse na Câmara dos Deputados. Ao ser questionado sobre falas de Bolsonaro nas quais alegou ter provas de que houve fraude nas eleições presidenciais de 2018, o tucano alfinetou o presidente e sugeriu antecipação das eleições.

Joice tira bolsonaristas da CPMI das fake news

De volta à liderança do PSL na Câmara, a deputada Joice Hasselman (SP) decidiu tirar 2 deputados bolsonaristas da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das fake news. Alinhados à ala do PSL fiel a Bolsonaro, os deputados Filipe Barros (PR) e Caroline de Toni (SC) foram substituídos nesta 3ª feira (10.mar.2020) por Júnior Bozzella (PSL-SP) e Nereu Crispim (PSL-RS). Os suplentes Carla Zambelli (PSL-SP) e Carlos Jordy (PSL-RJ) também deixaram o colegiado. Foram substituídos por Delegado Waldir (PSL-GO) e Heitor Freire (PSL-CE). As novas escolhas configuram novo capítulo do racha no PSL, resultado de desentendimento entre Jair Bolsonaro e o presidente da legenda, Luciano Bivar. Joice reassumiu na semana passada a liderança do partido na Câmara, antes ocupada pelo filho 03 do presidente, Eduardo Bolsonaro (SP).

Bolsa tem forte alta após caos; dólar cai

Um dia depois do pânico generalizado nos mercados financeiros de todo o mundo, um ajuste por parte dos investidores na terça-feira (10), mesmo sem grandes alterações no cenário global, colocou para cima o preço de moedas emergentes, dos mercados de ações e das matérias-primas em todo o mundo. O Ibovespa, principal índice da bolsa de São Paulo, a B3, fechou em forte alta: avançou 7,14%, indo a 92.214 pontos. Na máxima, o índice bateu os 92.230 pontos. Já o dólar encerrou o dia vendido a R$ 4,6447, em queda de 1,77%. (Via BBC News)

Planos de saúde passarão a cobrir teste de coronavírus

Os testes para diagnóstico de novo coronavírus serão cobertos por planos de saúde, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, na terça-feira. A expectativa da pasta é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) edite uma resolução em rito simplificado, pulando a etapa de consulta pública, para alterar o rol. ‘Acredito que nas próximas 48 horas isso será resolvido’, declarou.

Casos confirmados no Brasil sobem para 34

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 34 nesta terça-feira, 10, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta também divulgou que há 893 casos suspeitos sob investigação. Na segunda-feira, 9, eles totalizavam 930. Os novos casos são no Rio de Janeiro (5), São Paulo (3) e Rio Grande do Sul (1). São Paulo permanece com o maior número de casos confirmados de infecção, são dezenove ao todo. Destes, sete novos casos são importados e outros dois são fruto de transmissão local após o contato com uma pessoa com diagnóstico positivo. Do número total de 34 infectados, cinco estão internados. A maioria dos pacientes estão na faixa dos 40 anos (26%). Em todo período de análise, 780 casos suspeitos foram descartados por atestarem positivo para outras doenças respiratórias, por exemplo.

Maia avalia restringir acesso à Câmara por coronavírus

Após participar de um evento que foi cancelado no dia seguinte por uma suspeita de coronavírus, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse avaliar se será necessário restringir o acesso na Câmara dos Deputados devido ao risco de circulação do vírus. Maia pediu conselhos ao Ministério da Saúde para tomar a decisão. “Por enquanto não (vamos fazer nada no Congresso). Tem que se avaliar se vale a pena, já pedi para o diretor-geral falar com o Ministério da Saúde se vale a pena restringir acesso”, disse. “Aqui circula muita gente por dia, e todo ambiente onde você tem pessoas que circulem com renda de classe média alta, certamente tem algum cruzamento com viagens”, afirmou.

Trump diz que não tem sintomas do coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que não foi testado para o coronavírus, dizendo que não tem sintomas da doença e que foi examinado pelo médico da Casa Branca. “Acho que não é nada de mais. Eu faria o exame. Não sinto isso por nenhuma razão. Sinto-me extremamente bem. Eu me sinto muito bem”, disse Trump a jornalistas no Capitólio, após encontro com senadores republicanos sobre a resposta do governo norte-americano ao coronavírus.

Globo se desculpa por reportagem polêmica

A edição de terça-feira do ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, exibiu o vídeo em que o médico Drauzio Varella pede desculpas à família do menino do ‘caso Suzy’. A detenta, personagem de uma reportagem do ‘Fantástico’ que comoveu o Brasil no primeiro momento, foi condenada por estuprar e estrangular um garoto de 9 anos em 2010. O apresentador William Bonner também pediu desculpas, em nome do Fantástico e de toda a emissora.

Presa por matar garoto, Suzy tentou reduzir pena

A defesa da trans Suzy Oliveira, que virou alvo de intensa polêmica nas redes sociais ao ser abraçada pelo médico Drauzio Varella numa reportagem do Fantástico, da TV Globo, exibida no domingo, dia 1º de março, já tentou duas vezes, sem sucesso, a revisão de sua pena de 36 anos e oito meses de prisão em regime fechado. Suzy, cujo nome de batismo é Rafael Tadeu de Oliveira Santos, foi condenada pelo assassinato e estupro de um menino de nove anos, em maio de 2010. O crime foi cometido na casa onde ele morava, na região do Tatuapé, na zona leste da capital paulista a criança residia na mesma rua. Ao confessar o crime, Suzy contou que atraiu o menino para sua casa, pedindo que ele o ajudasse a carregar um monitor para dentro de sua residência. Suzy sabia que o garoto ficava sozinho, enquanto a mãe trabalhava. Após cometer o crime sexual, Suzy asfixiou a criança e deixou seu corpo escondido em sua casa por dois dias. Depois disso, resolveu colocar o cadáver da criança nas proximidades da casa de seus pais e avisá-los, sem, no entanto, dizer que havia sido o autor do crime.

Mãe de menino morto se diz chocada com apoio a Suzy

Aparecida dos Santos,  mãe do menino estuprado e morto pela transexual Suzy Oliveira aos 9 anos, disse ao programa Alerta Nacional da “Rede TV!” que ficou chocada com as manifestações de apoio que a detenta recebeu após receber um abraço do médico Drauzio Varella durante reportagem no Fantástico no dia 01/03. “Receber abraços, receber cartinha e ainda um bombomzinho? Na prisão? Eu recebi o que nesses 10 anos?”, disse a mãe. Aparecida disse que superou a perda do filho graças a fé em Deus. Suzy reconheceu que errou em carta divulgada por sua advogada.

Acusados pelo assassinato de Marielle vão a júri popular

Os dois homens acusados pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes vão a júri popular. A decisão, do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal da Capital, foi proferida na terça-feira (10). Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Elcio Queiroz estão presos na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) desde março do ano passado. Eles negam participação nos dois assassinatos, ocorridos no dia 14 de março de 2018.

Destaque negativo na mídia nacional

Mafra (SC), foi destaque negativo na mídia nacional, nesta terça-feira (10/03), com a divulgação de um vídeo que viralizou nas redes sociais, com uma ação da Polícia Militar, ocorrida no dia 19 de fevereiro. Jornais e revistas de circulação nacional, como o Metrópole, Revista IstoÉ, Revista Veja, G1-SC, Jornal da Manhã da Jovem Pan, entre outras, deram destaque ao caso. Entenda o caso.

MP apura possível crime militar durante ação da PM em Mafra

“Os fatos, tais como narrados, têm potencial para ensejar providências do controle externo da atividade policial e, inclusive, na seara criminal”. Foi assim que o promotor Filipe C. Brenner resumiu a ação da Polícia Militar de Mafra, Planalto Norte, divulgada nesta terça-feira (10), depois que vídeos viralizaram nas redes sociais. As imagens mostram uma mulher, de 39 anos, sendo agredida durante uma ação no bairro Novo Horizonte. A costureira fraturou a perna, precisou passar por procedimento cirúrgico e ficou com o rosto muito machucado depois de ser derrubada por um policial militar que estava a prendendo por desacato. O caso aconteceu no dia 19 de fevereiro e só veio à tona agora, com a publicação das imagens. Apesar disso, o Ministério Público de Santa Catarina começou a tomar providências dois dias depois da ação. O despacho do promotor é do dia 21 de fevereiro e determina a juntada de gravações, reportagens, do auto de prisão em flagrante e das imagens das câmeras policiais.

LOTERIA

Ninguém acerta Mega-Sena, e prêmio acumula

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.241 da Mega-Sena realizado pela Caixa na terça-feira (10). O próximo sorteio acontece na quinta-feira (12) e tem como estimativa pagar R$ 4,5 milhões. Nesta semana, a loteria faz três sorteios em vez dos habituais dois. O terceiro será no sábado (14). Confira as dezenas de ontem: 01 -13 – 18 – 26  – 40 – 56. Apesar de nenhum ganhador levar o prêmio principal, 33 apostas acertaram os números da quina e vão receber R$ 31.946,06 cada uma. Além disso, a quadra também foi sorteada para 1575 apostas, que vão levar R$ 956,20 cada.

FUTEBOL

Ronaldinho pode ficar mais 6 meses presos no Paraguai

A Suprema Corte do Paraguai comunicou na terça-feira que foi dada uma data-limite à Fiscalía (o Ministério Público) para entregar um relatório final sobre o ‘caso Ronaldinho Gaúcho’. O órgão máximo da Justiça local determinou que o MP tem até 5 de setembro para definir as bases de acusação contra Ronaldinho e seu irmão, Roberto de Assis, que estão detidos por uso de passaportes falsos. Com isso, a dupla brasileira pode seguir presa por mais seis meses em Assunção, capital do Paraguai.

Santos vence o Delfín pela Libertadores

O Santos chegou, na última terça-feira, à terceira vitória seguida e ao quarto jogo sem perder. Com 1 a 0 sobre o Delfín, se manteve na liderança do grupo G da Libertadores e se distanciou de seus adversários. Em campo, porém, a oscilação no segundo tempo chamou atenção.

Palmeiras vence Guaraní do Paraguai

O Palmeiras não teve vida fácil mesmo jogando em casa, mas venceu o Guaraní-PAR por 3 a 1 na noite desta terça-feira, na arena, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Libertadores. Diante de um adversário forte fisicamente, malandro e que já eliminou o Corinthians no torneio.