O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou, nesta quinta-feira, que retirou a versão demonstrativa do aplicativo para smatphones da CNH-e. Segundo nota da entidade, “a medida foi adotada para evitar dúvidas dos usuários com relação ao ambiente de download fora das lojas oficiais da apple e android”.

CNH QR CODE 2-RVuZkgXTgIMyAMJw88s528I-1200x800@GP-Web

A decisão ocorreu após publicação de reportagens sobre isso. O G1 afirmou que o Serpro “recorreu a um método perigoso para oferecer aos usuários a versão beta da CNH digital para smartphones Android”, relatando que, para baixa-lo, os interessados tinham de optar por uma opção que abre as portas do sistema operacional para arquivos maliciosos. O Serpro informa que a versão final da CNH-e será lançada até 30 setembro e estará disponível para download tanto na loja Google Play quanto na App Store.

A partir de fevereiro do ano que vem, o documento poderá ser apresentado no lugar da carteira física e vai ser identificado pela leitura do QR Code (código digital). A nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que ainda será emitido normalmente.