Temporais voltaram a causar estragos em Santa Catarina na tarde e noite desta quinta-feira (17). Em Blumenau, no Vale do Itajaí, um moro caiu e ruas ficaram alagadas. Cidades do Norte do estado tiveram quedas de árvore e destelhamentos, conforme a Defesa Civil. Penha, no Litoral Norte, teve alagamentos, conforme prefeitura.

Em Chapecó, no Oeste, houve alagamentos pontuais, que acabaram minutos após a chuva, conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Clair Bazi. Na mesma região, 83% do município de Piratuba e 99% de Ipira estavam sem energia às 21h50 por causa de árvores que caíram sobre a fiação, conforme a Celesc.

Blumenau

A chuva atingiu Blumenau no início da noite. Além dos alagamentos, cerca de 60 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região. O muro que desabou é de uma escola. Ele caiu sobre carros que estavam estacionados no local. Ninguém se feriu. Os bombeiros precisaram retirar pessoas de lojas, casas e veículos. Como houve queda de luz, os socorristas também resgataram pessoas de dentro de elevadores. Os bombeiros também fizeram cortes de árvores.

Penha

A chuva do início da noite em Penha deixou várias ruas alagadas. A prefeitura informou que todos os bairros foram atingidos. A população pode entrar em contato com o governo municipal pelo telefone (47) 3345-3428. A prefeitura pede informações sobre pessoas que precisaram deixar suas casas.

Foi montado um ponto de acolhimento para desabrigados no Ginásio Municipal Sebastião João de Souza, no Centro, conforme a prefeitura. O município também informou que a subestação que alimenta Penha foi danificada. Às 22h10, 380 unidades consumidoras estavam sem luz na cidade.

Joinville

A chuva da tarde desta quinta-feira, 17, foi rápida mas causou vários estragos em Joinville e outros municípios da região Norte de Santa Catarina. Ela ocorreu por volta das 15 horas e durou menos de 30 minutos. Em Joinville, a Defesa Civil informou que já foram solicitados para apoio em dezenas de ocorrências, principalmente na zona Sul. No bairro Paranaguamirim, mais de 50 casas foram destelhadas. O vento também provocou a queda de árvores e rompimento de cabos da rede de energia elétrica.

São Bento do Sul 

A cidade foi mais afetada, com alagamentos na região central da cidade. Segundo a Defesa Civil do município, também houve quedas de árvores e de muros e destelhamentos.

Guaramirim

Os ventos fortes derrubaram uma árvore na BR-280, em Guaramirim. A árvore acabou rompendo a fiação de energia elétrica. A Defesa Civil foi acionada para se deslocar até a rodovia e fazer o corte da árvore. Em razão do acidente, o trânsito na região ficou lento, com formação de fila, mas por volta das 17h30 ela já havia sido retiradas. A cidade também registrou pelo menos 20 casas com destelhamentos.

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, também houve destelhamentos e quedas de árvores. Na zona rural de Araquari, foram registrados quedas de barracões e destelhamentos de casas.