A partir de 22 de agosto, a conta de energia elétrica no estado terá reajuste médio de 13,86%, anunciaram as Centrais Elétricas de Santa Catarina nesta segunda-feira (13). Para os consumidores residenciais, que representam 78% do total e recebem baixa tensão, o aumento será de 13,15%. Para aqueles atendidos em alta tensão, como indústrias e shoppings centers, a alta será de 15,05%.

celesc

O aumento se baseia no anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o Reajuste Tarifário Anual da Celesc Distribuição.

Conforme a Celesc, impactaram no cálculo do reajuste tarifário a elevação de custo com os encargos setoriais, que tiveram variação de 21,44% entre agosto de 2017 e julho de 2018.

As Centrais disseram também que houve impacto ainda do custo da compra de energia, que sofreu variação de 11,06% no mesmo período. Esses valores representam, respectivamente, 4,77% e 5,08% na composição do Efeito Médio de 13,86%.

O reajuste teve ainda influência dos componentes financeiros, sendo a maior parte relacionada a despesas com compra de energia no ciclo tarifário anterior. A Celesc disse que a tarifa paga pelo consumidor deve cobrir custos de geração, transmissão, distribuição, encargos setoriais e impostos.