Com bom desempenho em segurança e infraestrutura, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo.

Em meio à disputa entre os Estados para ganhar posições no ranking de competitividade, o desempenho de Santa Catarina se destaca. Ano após ano, o Estado vem demonstrando consistência em sua performance e agora alcançou o melhor resultado em todos os tempos. No ranking de 2017, Santa Catarina superou o Paraná e tornou-se o segundo Estado mais competitivo do País, atrás apenas de São Paulo. “A melhoria da competitividade é fundamental para estimular o crescimento e viabilizar os investimentos sociais”.

Para chegar lá, Santa Catarina melhorou em dois dos três principais pilares da pesquisa – segurança pública e infraestrutura – e se manteve estável no terceiro – sustentabilidade social. O Paraná, que caiu para o terceiro lugar no ranking, piorou em dois dos pilares com maior peso – sustentabilidade social e segurança pública – e melhorou só no pilar infraestrutura.

O bom desempenho no pilar segurança é reflexo dos investimentos em tecnologia e no aumento do efetivo policial, assim como em sua qualificação, a melhoria do policiamento resultou em 17 mil prisões nos primeiros sete meses de 2017 e está na raiz dos ataques recentes feitos contra forças de segurança. “Apesar dos avanços, o desafio continua, porque é uma área crítica.”

Foto: PMSC/Divulgação
Foto: PMSC/Divulgação