Rio-Negro-realiza-abertura-da-14ª-Semana-de-Museus-1

No último dia 16 aconteceu em Rio Negro a abertura oficial da 14ª Semana de Museus, evento nacional que reúne museus de todo o país com um tema em comum. O evento, realizado na Praça João Pessoa, foi embalado com uma boa música, com o músico Sadi Isbrecht e a Banda Marcial do Colégio Estadual Caetano Munhoz da Rocha. A solenidade realizada no meio da Praça buscou resgatar a história do local, evidenciando seus monumentos.

Como todos os anos, o Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, localizado no Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa, está participando da 14ª Semana de Museus. Com base no tema proposto pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, a equipe rionegrense desenvolveu a Exposição “Praça João Pessoa, o marco da cidade”.

Na ocasião, o prefeito Municipal Milton Paizani, destacou o intenso trabalho realizado no âmbito cultural do município. “Trabalhamos para resgatar a nossa história, evidenciar nosso desenvolvimento e oferecer cultura a nossa população de forma acessível”, disse. Paizani também fez um convite especial para que as pessoas conheçam as exposições abertas no município, que são todas gratuitas e disponíveis também aos finais de semana.

“Praça João Pessoa, o marco da cidade

Esta exposição tem por objetivo resgatar a história de uma das paisagens culturais mais antigas de Rio Negro. A Praça João Pessoa, reflete a história do seu povo, que ao seu entorno se desenvolveu social e economicamente. Local conhecido como ponto de encontro de crianças, jovens e idosos, já foi testemunha de encontros e desencontros, que marcaram a história de mais de 100 anos da Praça.

A exposição de fotos está disponível no Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; aos sábados domingos e feriados das 13h30 às 17h.

Com os alunos, será desenvolvido um trabalho de embasamento histórico no miniauditório do Arquivo Público Municipal, seguido de visita a Praça para reconhecimento dos diversos monumentos lá encontrados.