– No comando do Supremo, Toffoli deve buscar ‘pacificação’

O novo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que tomou posse ontem, deve ter sua gestão norteada pela pacificação interna entre os integrantes da Corte e a busca por diminuir a tensão entre o Judiciário e os demais Poderes, sobretudo o Legislativo, acentuada nos dois anos. A avaliação é feita por ex-presidentes da Corte e advogados.

– Toffoli suspende ação contra Mantega na Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira a tramitação de uma ação penal que tem o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como réu e que tramita em Curitiba, junto ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância. Moro havia aceito denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra Mantega por suspeita de irregularidades na edição de medidas provisórias que beneficiaram diretamente empresas do grupo Odebrecht, entre estas a Braskem. A acusação disse que a Odebrecht prometeu o repasse de 50 milhões de reais ao PT, por meio de Mantega, como contrapartida à publicação das MPs. Moro tornou réu Mantega e outros acusados por entender que há indícios da prática de crimes como lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

– Após cirurgia, Bolsonaro segue na UTI

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) passou a quinta em recuperação de uma cirurgia de emergência realizada no final da noite de quarta. De acordo com o boletim médico divulgado no início da noite de ontem, o paciente segue na Unidade de Terapia Intensiva e permanece estável enquanto recebe analgésicos para controle de dor.

ECONOMIA

– Dólar atinge maior valor desde adoção do Real

As incertezas em torno do processo eleitoral levaram o dólar ontem a R$ 4,1957. É o maior valor de fechamento da história. De acordo com analistas, vários fatores pressionaram a alta do dólar no mercado interno, entre eles o estado de saúde de Jair Bolsonaro e a expectativa de que o candidato do PT, Fernando Haddad, cresça fortemente nas próximas pesquisas – nesta sexta o Datafolha deve divulgar um levantamento.

– Caso Marielle segue sem respostas 6 meses após crime

Já se passaram seis meses do crime e as investigações do assassinato da vereadora e de seu motorista, que chegaram a ser dadas como próximas de terminar, ainda não renderam respostas concretas. O caso é reflexo da complexidade da criminalidade no Rio de Janeiro.

– Queda de laje de hospital deixa um morto no RJ

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em função da queda de uma laje do Hospital Sírio-Libanês Rio, na zona norte da capital fluminense, no fim da tarde de quinta-feira. A unidade estava desativada e passava por reformas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

– Homem morre em gravação de série da Globo

Na manhã de quinta-feira (13) uma gravação realizada na Amazônia da série ‘Aruanas’, da TV Globo, terminou em tragédia e um homem acabou morrendo. No deslocamento até o set de gravação, houve uma colisão entre barcos e Lucas Henrique Xavier Cardoso, um dos dois ocupantes, não resistiu e morreu no acidente.

– Dono de rede de farmácias é preso de novo

O fundador e ex-presidente do Conselho de Administração da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, voltou a ser na quinta-feira à tarde, após ter ficado em liberdade por pouco mais de um dia. Ele se entregou no município de Aquiraz, a 32 quilômetros de Fortaleza, capital cearense e onde ele morava. Queirós foi condenado em 2010 a nove anos e dois meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro.

– Furacão Florence chega à costa dos EUA

As extremidades do furacão Florence começaram a castigar o litoral da Carolina do Norte com ventos fortes e alagamentos de estradas na quinta-feira, a prévia de uma chegada ao continente com paredes de água e aguaceiros prolongados. A previsão é que o centro do Florence atingirá a costa sul nesta sexta-feira, depois rumará para o sudoeste e seguirá terra adentro no sábado.

– Explosões atingem 60 prédios em 3 cidades dos EUA

Uma série de explosões de gás atingiu pelo menos 60 imóveis residenciais e comerciais em três cidades do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, na quinta-feira. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. As autoridades atribuem as explosões a uma maior pressão de gás nas tubulações de fornecimento.

BRASILEIRÃO

– Chape vira sobre o Furacão e põe Vasco no Z4

Em um jogo fraco, e repleto de erros, a Chapecoense venceu o Atlético-PR por 2 a 1 na noite de quinta-feira, na Arena Condá. Com o triunfo, o time catarinense saltou para a 16ª colocação, com 24 pontos, e mandou o Vasco da Gama para a zona de rebaixamento.