Resumo das principais notícias desta segunda-feira 18 de junho

Por Jornalismo Rede Nova - 18/06/2018

PIS/Pasep: começa hoje nova fase de pagamentos

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil iniciam nesta segunda-feira (18) a nova fase de pagamento das cotas do PIS/Pasep, conforme as regras anunciadas pelo governo na última quarta-feira (13). Agora, cotistas do PIS/Pasep com 57 anos ou mais cadastrados nos fundos até o dia 4 de outubro de 1988 e que tenham trabalhado e recebido distribuição de cotas referentes ao período de 1971 a 1989, que ainda não tenham realizado o saque, poderão retirar o dinheiro.

Cármen Lúcia assume a Presidência do Brasil

Pela segunda vez desde que iniciou o prazo que torna inelegíveis ocupantes de cargos do Executivo, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai ocupar a presidência da República nesta segunda-feira (18). O motivo é a viagem do presidente Michel Temer ao Paraguai, onde vai participar da Cúpula do Mercosul.

Brasil não passa do empate com a Suíça

Bastante badalado sob o comando de Tite, o Brasil não passou de um empate por 1 a 1 com a Suíça em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia, no último domingo (17), na Arena Rostov. O time nacional abriu o placar com um belo gol de Philippe Coutinho no primeiro tempo e reclamou da omissão do árbitro de vídeo no segundo, no gol Zuber, que empurrou Miranda antes de cabecear para a rede, e em um suposto pênalti sofrido por Gabriel Jesus.

Jogos de hoje (horário de Brasília)

09h00 – Suécia x Coreia do Sul

12h00 – Bélgica x Panamá

15h00 – Tunísia x Inglaterra

MEC divulga hoje resultado do Sisu

O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado nesta segunda-feira (18). As inscrições para a segunda edição da seleção foram finalizadas às 23h59 de sexta-feira (15). O sistema foi aberto na última terça-feira. Ao todo, são oferecidas 57.271 vagas em cursos de 68 instituições de ensino superior.

Sem a presença da mãe, menina Vitória é enterrada em SP

Foi enterrada na manhã de domingo a menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, encontrada sem vida depois de passar dez dias desaparecida em Araçariguama (SP). A mãe da adolescente, Rosana Guimarães, não teve condições de se despedir da filha, pois passou mal. A causa da morte e a motivação do crime são investigadas.

Chacina deixa 4 vítimas em Porto Alegre

Quatro pessoas foram executadas a tiros dentro de uma residência localizada no bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre. A chacina ocorreu por volta das 3h30 da madrugada de sábado (16) em uma área conhecida como Chapéu do Sol, ponto disputado pelo tráfico de drogas. Das quatro vítimas fatais, duas são menores de idade, ambas com 17 anos.

Direitista Ivan Duque é eleito presidente da Colômbia

O candidato direitista Iván Duque foi eleito neste domingo (17/06) o novo presidente da Colômbia, com 53,98% dos votos, frente a 41,81% obtidos por seu oponente de esquerda, Gustavo Petro. Duque chega à presidência do país com o partido de direita conservadora Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Terremoto de magnitude 5,9 sacode região oeste do Japão

A região oeste do Japão tremeu devido a um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Ritcher atingiu neste domingo (17). Segundo a Agência Meteorológica (JMA), não há alerta para tsunami. Um representante do governo japonês afirmou não haver relatos de danos ou feridos, noticiou a Reuters. O tremor foi sentido às 7h58 (19h58 de domingo em Brasília) e teve o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade de Osaka, na Ilha de Honshu – a maior do arquipélago japonês – e cerca de 500 quilômetros ao oeste de Tóquio.

EUA: tiroteio deixa um morto e 20 feridos em festival

Um tiroteio na 12ª edição do festival Art All Night em Trenton, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, deixou uma pessoa morta e 20 feridas. Um dos suspeitos, de 33 anos, foi morto e um segundo foi detido. Ambas identidades são mantidas em sigilo. Os disparos foram feitos por volta das 2h50 da madrugada deste domingo (3h50 no horário de Brasília). A vítima mais jovem tem 13 anos e seu estado de saúde é crítico, segundo fontes da imprensa local. O evento, que continuaria ao longo do domingo, foi cancelado após a tragédia. A organização do festival disse estar “chocada e profundamente triste” em uma nota publicada em sua página da rede social na manhã deste domingo. “Ainda estamos processando muito isso e ainda não temos muitas respostas”, diz o post, que também afirma não haver artistas entre as vítimas.

Ex-presidente da Petrobrás assume a BRF 

Pedro Parente assumirá a presidência-executiva da BRF nesta segunda-feira após o conselho de administração da companhia de alimentos aprovar sua nomeação, também aprovada pela comissão de ética da Presidência da República. O executivo renunciou à presidência da Petrobrás no início deste mês, em desdobramento da greve dos caminhoneiros.