Aposentadoria por idade será reconhecida automaticamente pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou, por meio de portaria, o reconhecimento automático da aposentadoria por idade a partir da verificação das informações constantes nos sistemas da autarquia e nas bases de dados do governo federal. A medida, em vigor desde o fim de julho, estabelece que o segurado não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para solicitar esse tipo de aposentadoria.

O INSS vai fazer uma pesquisa mensal para identificar os segurados que já têm o direito disponível e enviará comunicado sobre a concessão do benefício. O segurado também poderá requerer a concessão do benefício por meio do canal 135. Para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no sistema tradicional.

6tk2irouh0q11myvbxsxpmpng

PF envia ao STF diálogo em que Cunha teria dito ‘vai dar m… com Michel’

Em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal apontou conversas mantidas por mensagens de texto entre os então deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, em período próximo às eleições de 2012, em que eles estariam falando de maneira cifrada sobre repasses do grupo JBS ao PMDB e mencionam então vice-presidente da República, Michel Temer. Alvos da Operação Lava Jato, Cunha e Alves estão presos preventivamente. O relatório se baseia em mensagens dos celulares de ambos.

Segundo a PF, em um dos trechos, Henrique Alves narra que interveio junto a Joesley Batista, dono do grupo JBS, para que, de 3 “convites” acertados com o grupo JBS, 1 fosse destinado ao Rio Grande do Norte, ao que Cunha reagiu afirmando que “isso vai dar m… com Michel”.

A PF afirma que “a utilização do termo ‘convites’ pode ser uma tentativa de mascarar uma atividade de remessa financeira ilegal”. “Caso fosse um procedimento que obedecesse estritamente as normas legais, não haveria o porquê do uso deste termo”, diz o relatório.

“Joes aqui. Saindo . Confirme dos 3 convites , 1 RN 2 SP!Disse a ele!”, teria dito Henrique Eduardo Alves.

“Ou seja ele vai tirar o de São paulo para dar a vc? Isso vai dar m… com Michel”, teria respondido Cunha.

5ie11y2a1i2vxyflt9wjuohbr

Forças de segurança fazem megaoperação no Rio de Janeiro

Uma megaoperação entre as Forças Armadas e as polícias federal e estadual foi desencadeada na madrugada deste sábado para o combate ao roubo de cargas e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. A operação Onerat (carga, em latim) é o início da segunda fase da operação integrada das forças de segurança com o governo federal e pretende cumprir 55 mandados – 40 de prisão e 15 de busca e apreensão. No início da ação, um homem foi baleado durante a chegada das forças de ocupação do morro São João e foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, com ferimentos, e morreu.

Ao todo, 3.600 homens participam da ação que, segundo a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), está com agentes atuando nos Complexos do Lins e Camarista Méier, na Zona Norte, nos Morros de São João, no Engenho Novo, também na Zona Norte e Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. As Forças Armadas são responsáveis pelo cerco em algumas dessas regiões e baseadas em pontos estratégicos. Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados para aeronaves civis nas áreas sobrepostas aos setores de atuação das Forças Armadas. De acordo com comunicado do órgão, não há interferência nas operações dos aeroportos.

AApsqFq

Liga Espanhola atrasa documentação, e Neymar não estreia pelo PSG neste sábado

Apesar da vontade de entrar logo em campo pelo novo time, Neymar terá de esperar por sua estreia no Paris Saint-Germain. Segundo o jornal L’Èquipe, a documentação completa da transferência do atacante não foi enviada pela Liga Espanhola (LFP) até a meia-noite desta sexta-feira, data-limite para que um jogador pudesse estrear na primeira rodada do Campeonato Francês. Faltou o conhecido ITC, o Certificado de Transferência Internacional da Fifa.

AAppuRQ

Maia responderá por escrito a perguntas de Lula em processo

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, autorizou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva, encaminhem perguntas a serem respondidas por escrito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), arrolado como testemunha de defesa de pai e filho. Neste processo, aberto a partir das investigações da Operação Zelotes, Lula é réu pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Conforme determinado por Souza Oliveira, os advogados do ex-presidente e de seu filho têm três dias para entregar ao magistrado as perguntas a serem respondidas por Maia, que, como presidente de uma das Casas do Legislativo, tem prerrogativa de testemunhar por escrito. O Ministério Público Federal do Distrito Federal e as defesas dos outros réus, os consultores Mauro Marcos e Cristina Mautoni, também poderão enviar questões ao democrata.

Futebol:

Como será a rodada do final de semana do Brasileirão, alguns jogos terão transmissão pelos canais abertos, outros somente por canais pagos. As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília. Acompanhe:

Morumbi_001_crop_galeria (1)

SÁBADO, 5

Série A do Brasileiro

19h Fluminense x Atlético-GO
Transmissão: SporTV menos RJ e Premiere (com Jader Rocha e Lédio Carmona)

19h Corinthians x Sport
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

 DOMINGO, 6

Série A do Brasileiro

11h Flamengo x Vitória
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Daniel Pereira e Carlos Eduardo Lino)

16h Palmeiras x Atlético-PR
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Bachin Jr e Luiz Ademar)

16h Cruzeiro x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, ES, GO, TO, MS, MT, BA, PB, RN, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano e Leonardo Gaciba) e Premiere (com Jaime Jr e Henrique Fernandes)

16h Grêmio x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere (com Luiz Alano e Batista)

16h Coritiba x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com Linhares Jr e Gil Rocha)

16h Bahia x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, PR, SE, AL, PE, CE, MA e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)

19h Ponte Preta x Vasco
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Osvaldo Luis e Rivelino Teixeira)

19h Avaí x Santos
Transmissão: SporTV menos SC e Premiere (com Jota Jr e William Machado)