Fachin nega novo pedido da defesa de Lula para evitar prisão

o pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a execução da pena após o julgamento definitivo da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. Na mesma decisão, o ministro também rejeitou solicitação dos advogados para que o pedido seja pautado na Segunda Turma da Corte ou no plenário do STF. Na decisão, Fachin explicou que não cabe a apresentação do habeas corpus para julgamento em mesa, sem necessidade de pauta prévia, porque as ações constitucionais que questionam autorização da Corte para prisão após segunda instância, relatadas pelo ministro Marco Aurélio, estão prontas para julgamento no plenário e devem ser pautadas pela presidente, ministra Cármen Lúcia.

Criança e mulher morrem em tiroteio no Rio de Janeiro

Um tiroteio entre policiais militares e criminosos resultou na morte de uma criança e de uma mulher no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira. O confronto também deixou feridos. De acordo com a Polícia Militar (PM), criminosos que estavam em um automóvel atiraram contra uma viatura parada na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fazendinha, na avenida Itaoca. A criança foi baleada durante o tiroteio e a mãe, que a carregava, recebeu um tiro de raspão. Uma outra mulher também foi atingida e morreu. As vítimas ainda não foram identificadas. Dois dos criminosos foram feridos por disparos e presos. Um fuzil e o veículo usado pelos bandidos, um Jeep Renegade branco, foram apreendidos.

Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos na crise de ex-espião envenenado

A Rússia anunciou neste sábado (17) que expulsará 23 diplomatas britânicos, fechará um consulado britânico e encerrará as atividades do British Council em resposta às ações “provocativas” de Londres após o envenenamento de um ex-agente duplo russo. O governo russo fez este anúncio depois de convocar o embaixador britânico Laurie Bristow, na véspera da eleição presidencial que muito provavelmente dará a Vladimir Putin seu quarto mandato no Kremlin. O ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Yulia seguem em estado crítico depois de serem expostos em 4 de março a um agente neurotóxico na cidade inglesa de Salisbury.

Vacinação contra febre amarela é ampliada para toda capital paulista

Enquanto a Secretaria de Estado da Saúde encerra nesta sexta-feira (16) a campanha de imunização contra a febre amarela, a prefeitura da capital disponibilizará, a partir desta segunda-feira (19), a vacina contra a doença em todas as unidades de saúde da cidade de São Paulo. A campanha municipal, que já abrangia 54 distritos, será ampliada para as 466 salas de vacinação dos 96 distritos da capital e segue até 30 de maio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde setembro de 2017 até esta quinta-feira (15), 5.837.122 pessoas receberam a dose da vacina contra a febre amarela, o que representa uma cobertura de quase 49,9% da população paulistana. Esta ampliação de unidades de atendimento e do calendário permitirão que a vacinação ocorra de forma tranquila, sem necessidade de correria aos postos.

Conta de luz pode subir mais de 20%

Em um ano de inflação baixa, a conta de luz deve ter um peso extra no bolso dos consumidores. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio nas contas ficará acima de 10% este ano. Em alguns casos, a alta deve superar a casa dos 20%. As razões para esse aumento, muito acima do IPCA previsto para o ano, são a falta de chuvas, que levou ao acionamento de usinas térmicas, muito mais caras que as hidrelétricas, mas também os subsídios embutidos na conta de luz, que não param de crescer, e segundo executivos do setor, erros de planejamento.

Deltan diz que maior ameaça à Lava Jato é a discussão da prisão em segunda instância

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa da Lava Jato em Curitiba, afirmou nesta sexta-feira que a maior ameaça hoje para a Lava Jato é a discussão da prisão em segunda instância. “Precisamos ter em mente que discussão do momento da prisão afeta não apenas crimes de corrupção, mas homicídio ou crime de roubo. Se a prisão for executada após a decisão de segunda instância, tendemos a ter processo e resposta à sociedade dentro de tempo razoável. Se ocorrer depois, em terceira ou quarta instância, o momento da prisão e resposta que a sociedade espera vai ser enviada para as calendas gregas.”

Raquel pede ao Supremo que negue habeas a Maluf

A procuradora-geral da República Raquel Dodge pediu ao Supremo Tribunal Federal que rejeite habeas corpus ao deputado federal Paulo Maluf (PP), preso para o cumprimento de pena de 7 anos, 9 meses e dez dias por lavagem de dinheiro. A defesa alegou ilegalidades na decisão do ministro Edson Fachin que determinou a execução da pena do parlamentar. Para a procuradora-geral, os embargos são um ‘erro’ da defesa já que apenas cabíveis se o deputado não tivesse sido condenado por unanimidade – ele foi sentenciado por unanimidade pela Primeira Turma. Maluf está encarcerado desde o dia 20 de dezembro na ala de idosos do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Após a decisão de Fachin, o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Bruno Macacari, analisou laudos do IML e do Centro de Detenção Penal e decidiu manter o deputado federal em regime fechado, rejeitando novos apelos da defesa de Maluf.

Futebol – Principais Campeonatos do Brasil – Confira os Jogos

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 17

Campeonato Paulista

16h São Caetano x São Paulo
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jorge Vinicius e Mauricio Noriega)

19h Novorizontino x Palmeiras
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Wagner Vilaron)

Campeonato Mineiro

16h Cruzeiro x Patrocinense
Transmissão: Premiere e PFCI (com Rogério Correa e Bob Faria)

19h América-MG x Boa Esporte
Transmissão: SporTV menos MG e Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

Campeonato Gaúcho

18h Avenida x Caxias
Transmissão: Premiere (com Marcio Meneghini e Mario Marcos)

Campeonato Paranaense

16h30 Coritiba x Cianorte
Transmissão: SporTV (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

DOMINGO, 18

Campeonato Paulista

16h Bragantino x Corinthians
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Jota Jr. e Carlos Cereto)

19h30 Botafogo-SP x Santos
Transmissão: SporTV (com Milton Leite e Wagner Vilaron)

Campeonato Carioca

16h Flamengo x Portuguesa
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior e Renato Marsiglia) e Premiere e PFCI (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino)

16h Botafogo x Vasco
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Luiz Carlos Jr. e Paulo César Vasconcellos)

16h Cabofriense x Fluminense
Transmissão: Premiere (com Daniel Pereira e Lédio Carmona)

16h Bangu x Madureira
Transmissão: GloboEsporte.com (com Rodrigo Rocha e Conrado Santana)

16h Volta Redonda x Boavista
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Ricardo Gonzalez)

Campeonato Mineiro

16h Atlético-MG x URT
Transmissão: TV Globo para MG menos Juiz de Fora (com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere (com Daniel Cardoso e André Loffredo)

 Campeonato Gaúcho

16h Grêmio x Internacional
Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva, Diogo Olivier e Márcio Chagas) e Premiere (com Luiz Alano e Batista)

19h30 São Luiz x Brasil de Pelotas
Transmissão: Premiere e PFCI (com Márcio Meneghini e Mário Marcos)

Campeonato Paranaense

16h Foz x Paraná
Transmissão: TV Globo para PR (com Felipe Lestar e Cristian Toledo)

Campeonato Catarinense

16h Figueirense x Inter de Lages
Transmissão: TV Globo para SC (com Cleiton César e Rodrigo Faraco)