Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus para soltar o ex-governador Beto Richa. Ele deu também salvo conduto ao tucano em relação a qualquer determinação de prisão preventiva, o que suspende a recente ordem de prisão do juiz Fernando Fischer, divulgada nesta sexta (14). Segundo o Ministério Público, ele é suspeito de liderar uma organização criminosa que ordenava o recebimento de propinas de fornecedores do governo do Paraná. A prisão gerou reações. A corregedoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) abriu reclamação disciplinar para verificar se a iniciativa foi uma tentativa de influenciar no calendário político. Serão investigados também promotores que apresentaram ações contra os presidenciáveis Fernando Haddad, do PT, e Geraldo Alckmin, do PSDB. O próprio ministro disse ver “notório abuso de poder” e a necessidade de que fossem colocados “freios” na atuação dos investigadores.

Ex-governador Beto Richa deixa a prisão após decisão de Gilmar Mendes

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado pelo PSDB, Beto Richa, deixou a prisão no início da madrugada deste sábado (15). Ele estava preso desde terça-feira (11) no Regimento da Polícia Montada, no bairro Tarumã, em Curitiba. Ele foi solto após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na noite de sexta-feira (14). A mulher de Beto e ex-secretária estadual, Fernanda Richa, e outros 13 investigados da Operação Rádio Patrulha também tiveram a liberdade concedida. Fernanda e o irmão de Beto, Pepe Richa, que é ex-secretário estadual, estavam presos no mesmo local e também saíram na madrugada deste sábado. Os demais presos também foram soltos do Complexo Médico Penal durante a madrugada, segundo o diretor do Departamento de Execuções Penitenciária (Depen-PR).

Lewandowski paralisa julgamento em que Lula perdia por 7 a 1; caso sai do plenário virtual e vai começar de novo no presencial

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu “vista” nesta sexta-feira (14) de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão após condenação em segunda instância pedir vista, no jargão jurídico, significa que o ministro quer mais tempo para estudar o caso. O julgamento do recurso estava sendo decidido no plenário virtual (no qual os ministros votam pelo computador). Com o pedido de Lewandowski, será transferido para o plenário físico, onde os ministros se reúnem presencialmente. No plenário físico, o julgamento começará de novo todos os ministros votarão, inclusive os que já tinham se posicionado no plenário virtual. Estes poderão manter ou modificar o voto.

Homem é preso por esfaquear cachorros na zona sul de SP

Um homem de 35 anos foi preso na sexta-feira (14) após ser flagrado esqueando dois cães de rua, na Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a Folha de S. Paulo, as agressões foram registradas em vídeo e compartilhadas nas redes sociais, até chegarem à polícia. Os investigadores da 1ª Delegacia do Meio Ambiente, do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) localizaram o local da violência e o agressor. O desempregado Deivison Pereira Mendes confessou o crime e alegou que os cães “comiam carnes de churrascos”. As imagens mostram que o agressor coloca carne em uma marmita de alumínio e, quando os cães se aproximam para comer, Mendes os esfaqueia. A fêmea Raja e o macho Michelangelo são animais de rua e foram encaminhados ao Instituto Luisa Mell. Eles estão bem e não correm risco de morte.

Tempestades causam mortes nos EUA e Ásia

Nos EUA, o furacão Florence perdeu força neste sábado (15), sendo reduzido a tempestade tropical, mas continua ameaçando com ventos de 110 km/h e deve causar mais inundações, enquanto se move lentamente sobre a Carolina do Norte, na costa sudeste do país. A tempestade deve ter um enfraquecimento significativo durante o fim de semana. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA prevê um movimento lento em direção a oeste-sudoeste neste sábado, enquanto o seu centro se moverá pelo extremo leste da Carolina do Sul. As inundações catastróficas que Florence está deixando devem piorar com o passar das horas e com o aumento cíclico da maré, que já causou enchentes nas áreas costeiras das cidades do litoral atlântico. Florence tocou solo às 7h15 (hora local; 8h15 em Brasília) na cidade de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte. Apesar do impacto menor que o esperado para um furacão que era de categoria 4 há dois dias, o perigo consiste nas inundações, tanto de água doce como salgada.

Formula 1

Vettel quase repete “beijo” no muro, mas sobra e lidera terceiro treino em Singapura

Nada como um dia após o outro. Depois de perder muito tempo de pista no segundo treino livre de sexta-feira após um toque no muro da curva 22 de Singapura, Sebastian Vettel se recuperou e foi o mais rápido na terceira sessão, no começo da noite, no circuito de Marina Bay. Na sua melhor volta, alemão fez 1m38s052, novo recorde extraoficial da pista, e terminou 0s362 à frente de Kimi Raikkonen, que completou a dobradinha da Ferrari. Curiosamente, no começo do treino Vettel quase “beijou” o mesmo muro que estava no seu caminho na sexta-feira. Mas desta vez, ele não se chocou com a parede, e conseguiu demonstrar a superioridade da Ferrari sobre as adversárias. A Mercedes ficou com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em terceiro e quarto lugares, respectivamente, mas a mais de meio segundo. Daniel Ricciardo e Max Verstappen, que fizeram dobradinha no treino livre 1, na sexta, ficaram na quinta e sexta colocações. Romain Grosjean (Haas) terminou em sétimo lugar, seguido pela dupla da Force India, com Esteban Ocon à frente de Sergio Perez, e Fernando Alonso, finalmente num bom fim de semana com o limitado carro da McLaren, em décimo.

Campeonato Brasileiro 2018 – Série A

Confira as partidas com transmissão ao vivo neste fim de semana

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 15

Série A do Brasileiro

16h Grêmio x Paraná
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jader Rocha e Edinho)

16h Ceará x Vitória
Transmissão: Premiere e PFCI (com Kaio Cezar e Fabio Pizzato)

19h Vasco x Flamengo
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona)

DOMINGO, 16

Série A do Brasileiro

11h Botafogo x América-MG
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Julio Oliveira e Raphael Rezende)

16h Santos x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP menos Santos, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e PFCI (com Jota Jr. e Sérgio Xavier)

16h Atlético-PR x Fluminense
Transmissão: TV Globo para RJ, SP (Santos), ES, PB, RN e PI (com Gustavo Villani, Roger Flores e Paulo César Oliveira) e Premiere (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

16h Cruzeiro x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere e Premiere HD (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

16h Bahia x Palmeiras
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Rainan Peralva e Ricardinho)

19h Corinthians x Sport

Trannsmissão: SporTV menos SP, Premiere e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

SEGUNDA, 17

Série A do Brasileiro

20h Chapecoense x Internacional
Transmissão: SporTV menos SC, Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Edinho)