Base critica excesso de medidas provisórias de Temer

Mesmo após demonstrações públicas de contrariedade do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o número de medidas provisórias enviadas pelo presidente Michel Temer, o governo decidiu encaminhar nesta segunda-feira, 30, via MP, um pacote de ajustes para a área fiscal. No início do mês, Maia chegou a anunciar que não votaria mais este instrumento no plenário da Casa. Neste ano, a Câmara apreciou 25 medidas provisórias e outras 19 aguardam na fila. Aliados do presidente da Câmara criticaram a postura do governo. “A estratégia que me parecia melhor para o momento seria buscar a sintonia, numa saída construída em conjunto com a Câmara, e não a imposição de uma Medida Provisória”, afirmou o líder do DEM, deputado Efraim Filho (PB).

presidente-camara-rodrigo-maia-20170802-0003

Temer tira cargo de ‘traidores’

O presidente deu início às punições dos deputados que votaram contra ele na segunda denúncia, derrubada pelos parlamentares na semana passada. No Palácio do Planalto, oito deputados foram considerados “traidores” na votação.

Regulamentação do Uber

Empresas de transporte privado por aplicativos avaliam que, se o Congresso aprovar o projeto de lei que equipara o serviço oferecido por elas ao dos táxis, o modelo de negócio ficará inviável e pode ser extinto. Uber, Cabify e 99POP se uniram em campanha contra a proposta que será votada, em regime de urgência, nesta terça-feira (31) no Senado.

WhatsApp-Image-2017-10-30-at-09.13.29-1024x576

Presidente do Uber: ‘Não somos contra regulamentar’

O iraniano Dara Khosrowshahi, que assumiu a liderança global do aplicativo de carona paga Uber há dois meses, não está acostumado a ser o centro das atenções. Antes de aceitar o desafio de tentar colocar o Uber nos trilhos – após escândalos que culminaram na saída do executivo Travis Kalanick, em junho –, ele liderou a plataforma online de viagens Expedia por 13 anos. “O Expedia era só mais uma empresa de capital aberto”, disse Khosrowshahi, em entrevista ao Estado, em São Paulo. “Ainda estou me acostumando com a atenção que estou recebendo.” O executivo chegou ao Brasil às vésperas da votação, programada para hoje, do projeto de lei complementar (PLC) 28/2017, que regulamenta o transporte individual de passageiros e que coloca em xeque a operação não só da empresa americana no País, mas também de concorrentes a brasileira 99 e o espanhol Cabify. O texto quer obrigar motoristas que dirigem por aplicativo a comprovarem que são donos dos automóveis usados na atividade, a usarem placas vermelhas e a obterem autorização com as prefeituras – como já ocorre com os táxis. O Uber já chegou a afirmar, em nota, que o projeto é uma espécie de “proibição velada” e diz que o PLC 28 pode inviabilizar a atividade para seus mais de 500 mil motoristas no Brasil. Khosrowshahi vai defender hoje, em Brasília, que o projeto de lei não seja aprovado às pressas. “Essa regulação vai levar o Brasil para a realidade do transporte de dez anos atrás.”

Lula diz ‘perdoar os golpistas’

Condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, o ex-presidente disse ainda não saber se terá condições de disputar a eleição presidencial do ano que vem. O petista discursou ao lado de Dilma e do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), que foi vaiado durante o ato.

Morte de comandante no RJ

A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu na tarde de segunda-feira (30) um suspeito de envolvimento no assassinato do tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira, de 48 anos, morto na última quinta-feira (26), no Méier, na zona norte.

Polícia vai indiciar empresa de passeio na Rocinha

Caetano proibido de cantar

Impedido de fazer um show na ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto em um terreno em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o cantor Caetano Veloso criticou a decisão da Justiça e disse que esta foi a primeira vez desde a redemocratização do País que ele foi impedido de cantar.

Palmeiras diminui vantagem do Corinthians

O Palmeiras ficou duas vezes atrás do placar ao enfrentar o Cruzeiro, na noite de segunda-feira, mas conseguiu empatar por 2 a 2 graças ao atacante Borja. Com o empate, o Palmeiras está a cinco pontos do Corinthians: 59 a 55.