Governo federal decide decretar intervenção na segurança pública do RJ

A intervenção federal prevista na Constituição do país é acionada apenas para resolver situações graves envolvendo os Estados. Ela ocorre quando há a necessidade de “manter a integridade nacional”, “repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da federação em outra”, garantir o cumprimento de leis federais e decisões judiciais, reorganizar as finanças de estados em situação de grave inadimplência e “pôr termo grave comprometimento da ordem pública”. Como explica o ‘Globo’, a intervenção aprovada em uma reunião do presidente Michel Temer com o governador do estado Luiz Fernando Pezão, ministros e presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, na noite desta quinta-feira (15), ainda não foi detalhada. Espera-se, no entanto, que a medida seja para restabelecer a ordem pública, visto que o encontro entre os políticos era para buscar formas de combater a violência no Rio. O decreto que será emitido pelo governo federal precisará detalhar “a amplitude, o prazo e as condições de execução” da intervenção, segundo a Constituição nacional. Após publicado o texto pelo Palácio do Planalto, o presidente do Senado tem 24 horas para convocar o Congresso Nacional para que o Legislativo vote a proposta. Somente o Congresso pode aprovar ou suspender a medida.

As ideias e as forças, por ora frustradas, que moviam a candidatura de Luciano Huck

Huck já havia dito em novembro, em artigo no jornal Folha, que não iria concorrer. Mas uma possível candidatura voltou ao holofote após a condenação em segunda instância do ex-presidente Lula (PT). O projeto ganhou força nas últimas semanas com a bênção e o impulso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), alçado a conselheiro político de Huck para o desgosto do governador de São Paulo e presidenciável tucano Geraldo Alckmin. Influenciou na decisão do apresentador – por ora, definitiva, ainda que o prazo para associação a partidos para concorrer só termine em abril – o prazo que a Globo havia dado, até esta sexta-feira, para que ele comunicasse sua decisão. Caso optasse pela candidatura, ele e sua esposa, a também apresentadora Angélica, estariam fora da emissora, com todo o peso de perda financeira que a decisão acarretaria, e não voltariam mais.

Defesa Civil do Rio interdita 51 imóveis após temporal na cidade

A Defesa Civil do Rio de Janeiro interditou 51 imóveis após as fortes chuvas que atingem a cidade desde quarta-feira, 14, informou o órgão nesta quinta-feira, 15. Dos locais interditados, 41 estão no Complexo do Alemão e 10, em Cascadura. Entre as 22 horas de quarta e as 16h50 de quinta, a Defesa Civil recebeu 631 chamados para realizar vistorias em edificações. Até o fim da tarde de quinta, 182 ocorrências emergenciais tinham sido atendidas. O estado de atenção no município permanece deste desde 1h20 de quarta-feira. Segundo o Alerta Rio, há previsão de chuva fraca a moderada isolada durante a madrugada desta sexta-feira e de pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde e noite. Em decorrência das chuvas, pelo menos quatro pessoas morreram e parte da Ciclovia Tim Maia, em São Conrado, desabou. Segundo a prefeitura do Rio, a cidade teve recorde de chuva de 18 anos.

‘Podre, tem que fazer tudo outra vez’, diz vice-prefeito sobre ciclovia

Um trecho de 30 metros da Ciclovia Tim Maia, entre o Leblon e São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, cedeu na madrugada desta quinta-feira, 15, por causa do temporal. Ninguém se feriu. Em abril de 2016, em decorrência de uma ressaca, outra parte da via, suspensa, sobre o mar, já havia desabado, matando duas pessoas. Engenheiro especializado em transportes, o prefeito em exercício do Rio, Fernando MacDowell, disse que o projeto, da gestão anterior, foi mal dimensionado, precisa ser totalmente interditado e refeito.

Tribunal suspende depoimento que Lula daria no dia 20 em Brasília

O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), atendeu a um pedido da defesa e suspendeu nesta quinta-feira (15) o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previsto para o próximo dia 20 em Brasília. A defesa de Lula quer que todas as cerca de 80 testemunhas arroladas no processo sejam ouvidas antes de o ex-presidente prestar depoimento. O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, Vallisney de Souza, determinou o cumprimento da suspensão. Não há nova data marcada para o interrogatório. Lula seria ouvido pela 10ª Vara no processo em que é réu por suposto tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças suecos pelo governo Dilma Rousseff. As suspeitas são investigadas no âmbito da Operação Zelotes.

Padrasto acusado de asfixiar menina de 10 meses em SC é condenado a 25 anos de prisão

Em júri popular nesta quinta-feira (15), Luan Loch Carlota foi condenado a 25 anos, cinco meses e 23 dias de prisão em regime inicialmente fechado por matar a enteada, Mariah Della Giustina Gonçalves, de 10 meses. O julgamento ocorreu em São Ludgero, no Sul do estado, e o resultado foi proferido à noite. A criança foi assassinada por volta das 10h30 de 25 de fevereiro do ano passado, enquanto o padrasto cuidava dela em casa, no bairro Lado da União, em Braço do Norte, também Sul do estado. A mãe estava trabalhando em um salão de beleza. Luan tinha 21 anos na época do crime. De acordo com a Vara Criminal de Braço do Norte, o réu foi condenado por homicídio qualificado por motivo fútil e meio cruel, com agravante de pena pela vítima ser menor de 14 anos. Também foi condenado por submeter a vítima a intenso sofrimento físico de forma a caracterizar o crime de tortura. Houve aumenta da pena pela agressão ter sido feita contra uma criança.

Youtuber baleada no litoral do Paraná tem morte cerebral confirmada

A modelo e youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, teve a morte cerebral confirmada na noite de quarta-feira (14), no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. A informação foi relatada pelo médico do hospital que atendeu a adolescente, Marcelo Sader. O diagnóstico saiu por volta das 22h. Os órgãos de Isa, como era conhecida, serão doados. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, a retirada dos órgãos ocorreu nesta quinta (15). Depois, o corpo de Isa foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML). O enterro foi marcado para a manhã desta sexta (16).