Presidente do Tribunal da Lava Jato mantém Lula preso

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores, endossou a decisão do relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto que, neste domingo, 8, suspendeu ordem de habeas corpus que havia sido dada pelo plantonista da Corte, desembargador Rogério Favreto, em favor do ex-presidente Lula. Com a decisão de Thompson Flores, o petista fica na cadeia. “Nessa equação, considerando que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competência que lhe é própria (Regimento Interno/TRF4R, art. 202), determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida no evento 17”, escreveu. “Comunique-se com urgência à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal”, anotou.

Equipe de resgate retira quinto jovem de caverna na Tailândia

Mais um jovem do time de futebol infantil que estava preso na caverna de Tham Luang, na Tailândia, foi resgatado nesta segunda-feira, segundo a rede americana CNN. Esta é a quinta pessoa a ser retirada da caverna – quatro garotos foram resgatados no domingo. Sete pessoas continuam presas no local. Os meninos, de idades entre 11 e 16 anos, estão na caverna junto com seu técnico, de 25 anos, há dezesseis dias. Segundo a agência Reuters, a quinta pessoa resgatada foi levada em uma maca até um helicóptero. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. A operação de resgate foi retomada às 11 horas (horário local, 1 hora em Brasília) desta segunda-feira. No domingo, o trabalho foi interrompido para que a equipe de mergulhadores descansasse e para que os equipamentos fossem preparados, incluindo a reposição dos tanques de oxigênio. Os quatro jovens resgatados no domingo foram levados para um hospital na cidade de Chiang Rai. O ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paochinda, afirmou que eles estão bem, mas não deu detalhes sobre seu estado de saúde.

Receita abre consulta a 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2018

Nesta segunda-feira (9), a partir das 9h, a Receita Federal abre a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O lote também inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2017 que estavam na malha fina. O pagamento das restituições para quem tiver Imposto de Renda a receber será realizado no dia 16 de junho, segunda-feira da semana seguinte. No total, 3.360.917 contribuintes receberão restituições neste lote, totalizando o valor de 5 bilhões de reais. Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada neste lote, ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes. O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote pelo Receitafone, ligando para o número 146, ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O app está disponível para download em smartphones com sistema iOs e Android.

Fortes chuvas deixam quase 100 mortos e 58 desaparecidos no Japão

As fortes chuvas registradas no sudoeste do Japão deixaram pelo menos 93 mortos e 58 desaparecidos, o que representa uma das piores catástrofes naturais no país dos últimos anos, segundo informaram nesta segunda-feira (9) as autoridades locais. As precipitações recordes registradas desde quinta-feira (5) passada no arquipélago japonês afetaram sobretudo as cidades de Hiroshima e Ehime, onde as inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas arrasaram milhares de casas e deixaram vários povoados completamente isolados. Soldados das Forças de Autodefesa (Exército), da Polícia e dos bombeiros continuam hoje com as operações de resgate de pessoas refugiadas em terraços e tetos de casas que ficaram inundadas, ao mesmo tempo que prossegue a busca por 58 desaparecidos, segundo informou a emissora estatal “NHK”.

USP alerta para alterações hormonais e outras doenças por uso excessivo de plásticos e cosméticos

Da garrafa plástica ao protetor solar, do sabonete ao papel emitido pela máquina de cartão de crédito, a concentração de compostos químicos de materiais que facilitam a vida das pessoas é motivo de preocupação para pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP). Chamadas de desreguladores endócrinos, substâncias capazes de alterar a produção de hormônios no organismo associadas a câncer, obesidade e até infertilidade foram encontradas em variedades e níveis alarmantes em crianças de todas as regiões do país, segundo um recente estudo publicado na revista científica Environment International. Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que aditivos como esses analisados na pesquisa são adicionados intencionalmente pelas empresas para exercer funções tecnológicas, mas estão sujeitos a rígidas regulações e só podem ser usados em quantidades autorizadas pela legislação pertinente.

PF mira quadrilha que mandava droga para a Europa em contêineres

Cem agentes da Polícia Federal deflagraram, no fim da madrugada desta segunda-feira (9), a Operação Antigoon, que mira o tráfico internacional de drogas. O alvo é quadrilha especializada no envio de cocaína para a Europa através de contêineres transportados em navios comerciais de carga. São 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Às 8h, duas pessoas já tinham sido presas. Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão. As investigações duraram um ano, em trabalho realizado em conjunto com a Receita Federal. No período foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína nos portos do Rio, Vitória (ES), Santos (SP), Salvador (BA) e Suape (PE). Um dos flagrantes foi em março, no Porto do Rio.

Copa do Mundo

Com time completo, Bélgica faz treino descontraído antes de semifinal contra a França

Descontração foi a principal marca do último treino da Bélgica antes da semifinal da Copa do Mundo, contra a França. Durante os 15 minutos em que a imprensa teve acesso à atividade, o que se viu foram muitas risadas e brincadeiras entre os jogadores. Outro fato importante foi que Roberto Martínez teve todos os atletas à disposição para a atividade. Hazard, Lukaku, Kompany, Witsel e Meunier haviam sido poupados no treino de domingo, mas treinaram normalmente nesta segunda-feira. Meunier não enfrenta a França por estar suspenso pelo segundo cartão amarelo. Chadli deve ser o substituto. Repetindo a tática usada antes do jogo contra o Brasil, a Bélgica não treinou no estádio da partida. O jogo será realizado em São Petersburgo, mas o time treinou no centro Guchkovo Dedovsk, nos arredores de Moscou. O time de Martínez viaja na tarde desta segunda. França e Bélgica se enfrentar nesta terça-feira, às 15h.