Governo amplia saques do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil iniciam na segunda-feira (18) a nova fase de pagamento das cotas do PIS/Pasep, conforme as regras anunciadas pelo governo nesta quarta-feira (13). Agora, cotistas do PIS/Pasep com 57 anos ou mais cadastrados nos fundos até o dia 4 de outubro de 1988 e que tenham trabalhado e recebido distribuição de cotas referentes ao período de 1971 a 1989, que ainda não tenham realizado o saque, poderão retirar o dinheiro.

Veja abaixo o calendário da nova fase de pagamentos do PIS/Pasep:

CRONOGRAMA DATA
Primeira fase de pagamento para cotistas a partir de 57 anos De 18 de junho a 29 de junho
Suspensão dos pagamentos De 30 de junho a 7 de agosto
Crédito em conta na Caixa/BB para clientes cotistas de todas as idades 8 de agosto
Segunda fase de pagamento para cotistas de todas as idades De 14 de agosto a 28 de setembro

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo da Rússia 2018 começa nesta quinta-feira (14) às 11h30 (horário de Brasília), com a cerimônia de abertura. O estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 80.000 espectadores, será o palco do evento e abrigará, na sequência, a primeira partida do torneio: a seleção anfitriã, a Rússia, contra a Arábia Saudita, às 12h.

Temporal causou mortes e afetou 26 cidades gaúchas

Subiu para 26 o número de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo forte temporal que causou destruição e mortes no estado desde o último domingo (10). Apesar da trégua das chuvas, o número de residências afetadas também aumentou, passando de 2.630 para 2.780. Os dados foram atualizados ontem pela Defesa Civil estadual, que continua atendendo e contabilizando os prejuízos.

STF dá 48h para Temer explicar preço dos fretes

O ministro Luiz Fux, do STF, deu um prazo de 48 horas para o presidente Michel Temer, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, e outros órgãos se manifestarem sobre a medida provisória que estabeleceu o preço mínimo dos fretes. A decisão de Fux foi tomada no âmbito de uma ação movida pela Associação do Transporte Rodoviário de Cargas do Brasil (ATR Brasil) contra a medida provisória.

Contra Gilmar, Dodge pede que empresário volte à cadeia

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta quarta-feira ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o restabelecimento da prisão preventiva do empresário Arthur Pinheiro Machado, investigado na Operação Rizoma, que apura desvios de fundos de pensão. No recurso, Raquel afirma que a decisão liminar concedida pelo ministro em benefício de Arthur Machado possui obscuridade, contradição e omissão. A procuradora-geral menciona o fato de Gilmar Mendes ter afirmado na decisão de 7 de junho que o segundo decreto de prisão seria um “inconformismo com a ordem de habeas corpus anteriormente deferida por este Tribunal”.

PF: Temer teria comprado silêncio de Cunha e Funaro

Relatório da Operação Cui Bono?, que mira desvios na Caixa, dedica um capítulo somente para a suposta compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB) e do delator Lúcio Funaro, pelo presidente Michel Temer. O documento cita que Temer incentivou a manutenção de pagamento ilícito a ambos, o que a defesa do presidente nega.

Ex-segurança diz que ‘seguia ordens’ de Marisa no sítio

O ex-segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Itamar de Oliveira, afirmou que cumpria ordens da ex-primeira-dama Marisa Letícia em ‘serviços’ relacionados ao sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Ele foi ouvido na quarta-feira (13) como testemunha de defesa do ex-assessor de Lula, Rogério Aurélio Pimentel. O caso envolvendo o sítio representa a terceira denúncia contra Lula na Lava Jato.

Moro veta provas da Lava Jato a órgãos de controle

O juiz federal Sérgio Moro vetou o uso de provas da Operação Lava Jato por órgãos de controle para aplicar punições ou processar delatores e empresas lenientes. Com a decisão, são atingidos o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal, a Advocacia-Geral da União e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que têm como prerrogativa a aplicação de sanções a empresas e pessoas físicas que cometerem crimes contra o Estado e o mercado financeiro.

Japão fica marginalizado após cúpula de Trump e Kim

O Japão ficou marginalizado nas negociações da cúpula de Singapura entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que aconteceu na terça-feira (12). O país, diretamente ligado à situação norte-coreana em razão de sua proximidade geográfica, tem dificuldade em se posicionar a respeito dos acordos entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-Un. A reação japonesa quanto ao acordo foi menos entusiasmada que a de outros países.

LOTERIA 

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 30 milhões

Aconteceu na noite de quarta-feira (13) o sorteio do concurso 2049 da Mega-Sena, na cidade de Pelotas (RS). Nenhum apostador acertou as seis dezenas e o prêmio para sábado (16) deve chegar a R$ 30 milhões. Veja os números de ontem: 10 – 19 – 27 – 31 – 51 – 53.