Principais destaques desta segunda-feira

Por Jornalismo Rede Nova - 04/12/2017

Mais de 900 mil pessoas esperam por cirurgia não urgente no SUS, diz CFM

Até junho de 2017, 904 mil pessoas esperavam por uma cirurgia eletiva (não urgente) no Sistema Único de Saúde, informa levantamento do Conselho Federal de Medicina feito em 16 estados e 10 capitais. Os dados foram colhidos em junho de 2017 e se referem a hospitais públicos. Não foram divulgadas informações sobre o sistema privado. O médico Ricardo Cohen, membro da Camâra Técnica sobre Cirurgia Bariátrica do CFM, coordenou a pesquisa. Dentre as 900 mil, o CFM informa ainda que 750 procedimentos constam na fila como pendentes há mais de dez anos. Ainda, segundo a entidade, de cada mil pacientes que aguardam a cirurgia, cinco morrem por ano enquanto esperam — a avaliação não demonstra, no entanto, se a morte ocorreu em decorrência da ausência da cirurgia.

fila_sus

Reforma da Previdência

O presidente Michel Temer reuniu-se na noite de domingo (3) com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e com presidentes de partidos da base governista para tratar da votação da reforma da Previdência. Maia diz esperar que haja consenso no Congresso e acredita que a votação aconteça ainda em 2017.

Processos contra Lula

Embora um dos principais obstáculos para disputar as eleições presidenciais do próximo ano seja uma possível condenação em segunda instância no processo do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Lula ainda enfrentará outras batalhas jurídicas até outubro de 2018. O Estado apurou que o petista será sentenciado, até as eleições, em quatro ações penais.

Grávida baleada no RJ perde bebê

Atingida por um tiro de origem desconhecida na noite de sábado (2) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a jovem de 19 anos Karolayne de Almeida Alves, que estava grávida de seis meses, perdeu o bebê. Ela continua internada em estado grave.

EUA e Coreia do Sul fazem exercícios militares

A Coreia do Norte disse no domingo que os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão sempre “prontos para guerra”, na véspera do maior exercício aéreo conjunto entre americanos e sul-coreanos até ao momento. A ação conjunta acontece hoje, pouco tempo depois do lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental, que poderia chegar aos Estados Unidos.

trump

Última superlua de 2017

Entre domingo (3) e esta segunda-feira (4), o céu foi iluminado pela superlua – quando a lua cheia está mais próxima da Terra. O fenômeno acontece cerca de uma vez em cada 14 fases de lua cheia e essa foi a última superlua de 2017.

Chape rebaixa o Coritiba e vai à Libertadores

Com a vitória sobre o Coritiba por 2 a 1, a Chapecoense confirmou uma campanha heroica, onde precisou reconstruir um elenco inteiro, com uma vaga na Copa Libertadores de 2018. Já o Coritiba não conseguiu evitar a derrota e caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Brasileirão – Classificação

R EQUIPE J V E D GP GC SG PTS
J – JogosV – VitóriasE – EmpatesD – DerrotasGP – Gols próGC – Gols contraSG – Saldo de golsPTS – Pontos