Quebrando barreiras, assim a Drª. Marli Dornelles Paz foi e ainda é uma mulher à frente do seu tempo. Neste ano do centenário de Mafra, os vereadores concederam uma moção de aplausos para a primeira advogada e primeira vereadora mafrense pela sua contribuição e seu empoderamento na construção do município.

A homenagem foi uma proposição dos vereadores Abel Bicheski (PR) e Edenilson Schelbauer (PSB) com apoio dos demais colegas. Marli Dornelles Paz, casada com Nelson Roque Dias Paz, mãe de três filhas, nascida e criada em São Borja, Rio Grande do Sul, chegou a Mafra na década de 70 e tornou-se a primeira mulher advogada no município. Atuante na política, Marli foi uma das fundadoras do Movimento Democrático Brasileiro (atual PMDB) no Estado de Santa Catarina e em Mafra. Também foi uma das fundadoras do Lar do Idoso São Francisco de Assis e também da APAE de Mafra. Foi uma das fundadoras da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Mafra e da Associação Terapêutica Novo Amanhecer (Atena).

Em 1983, Marli fez história novamente se tornando a primeira mulher vereadora de Mafra, na Legislatura de 83 a 88. Hoje, ela permanece filiada ao PMDB e continua advogando, como advogada jubilada pela OAB de SC.

Durante seu discurso, drª Marli agradeceu o reconhecimento pelos vereadores e ficou emocionada ao se lembrar do início da carreira. No seu relato, a advogada conta que superou preconceito e teve o apoio da família como base.

– Jamais imaginei que aquele meu primeiro dia de trabalho, onde saí do escritório para desempenhar minhas funções de advogada, me levaria a ser homenageada por Mafra. Chego hoje realizada profissionalmente e feliz por ter feito outras pessoas felizes – enfatiza.

Em pé os vereadores e toda a plateia aplaudiram Marli Dornelles Paz que fez história como mulher, advogada, política e cidadão. Os vereadores usaram suas falas para parabenizar a homenageada da noite.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Mafra
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Mafra