Local terá Cultura e Turismo, Museu e Câmara de Vereadores

O prefeito Milton Paizani assinou termo de cessão com o Tribunal de Justiça do Paraná, onde o prédio histórico do antigo Fórum do centro da cidade foi cedido para a prefeitura. O município irá utilizar o local para o Departamento de Cultura e Turismo, Museu local e do Judiciário e o andar superior para a Câmara de Vereadores, esclareceu o prefeito. O imóvel deverá ser conservado pela prefeitura e não poderá sofrer modificações.

Para o prefeito os prédios históricos, para serem melhor preservados, devem ter boa utilização, assim como ocorre com o Seminário, onde se localiza a prefeitura, e que desde 2014 recebe investimentos de meio milhão de reais, para reformas no telhado, forros e torres, que estavam em péssimo estado de conservação, com pontos correndo risco de desabamento, quando a atual gestão assumiu o município em 2013.

O novo Fórum de Justiça, ao lado do Corpo de Bombeiros e Colégio Caetano, numa construção moderna e suntuosa com investimentos de mais de R$ 15 milhões do TJPR, tem previsão de inauguração para dia 14/12 próximo.

O prefeito comemorou bastante a conquista do prédio histórico para o município usar, num trabalho conjunto com a Câmara de Vereadores, e contou com apoio decisivo do deputado estadual Alexandre Curi. “Estamos criando um Centro Histórico de Verdade no centro da cidade, com a reforma e pintura do antigo Paço transformado no Arquivo Municipal Maria da Glória Foohs, estamos também transformando nossa Praça João Pessoa com Postes e luminárias com apelo histórico, estamos reformando a “Maria Fumaça”, vamos revitalizar a Ponte Metálica Dr. Diniz Henning e agora vamos ter sob nossos cuidados o antigo Fórum, que também deverá ser revitalizado, principalmente sua pintura externa”, disse Paizani.