Mortes de imigrantes no Mar Mediterrâneo atingem nível mais alto em 18 meses

O mês de junho registrou o maior número de mortes em um ano e meio entre imigrantes que tentaram entrar na Europa pelo Mar Mediterrâneo, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas (OIM-ONU). Entre os dias 1º e 30, pelo menos 629 mortes foram confirmadas na região, incluindo o Mar Egeu. O total é quase igual ao número de mortos nos cinco meses anteriores, entre janeiro e maio. Já em julho o número de mortes chegou a 198 até quinta-feira (19).

Trump diz ser inconcebível que um advogado grave seu cliente e que não fez nada de errado

O presidente americano, Donald Trump, disse neste sábado (21) que é inconcebível e “talvez ilegal” que um advogado grave o seu cliente, um dia após uma reportagem do jornal “New York Times” revelar que ele teve gravada uma conversa na qual discutia com seu advogado Michael Cohen pagamentos a uma ex-modelo da Playboy que alega ter tido um caso com o político. De acordo com a publicação, Cohen gravou secretamente uma conversa com Trump, dois meses antes das eleições presidenciais de 2016. Segundo o jornal, a informação é atribuída a advogados e outras fontes. Eles revelaram que a gravação foi encontrada neste ano por investigadores do FBI durante uma busca nos escritórios de Cohen.

EUA reúnem 450 crianças maiores de 5 anos com seus pais

O governo dos Estados Unidos reunificou até a última sexta-feira (20) 450 crianças de entre 5 e 17 anos de idade que foram separadas dos seus pais ao entrarem no país pela fronteira com o México durante a política de “tolerância zero” do presidente Donald Trump. O juiz federal Dana Sabraw, de uma corte em San Diego, na Califórnia, estabeleceu até o próximo dia 26 de julho o prazo para que o governo reúna todas as 2.551 crianças dessa faixa de idade que foram separadas. Nesta sexta, os advogados do governo compareceram a uma audiência na corte federal de San Diego para prestar contas do que foi feito até agora. Em abril deste ano, o governo americano passou a separar crianças dos pais que entravam ilegalmente no país pela fronteira com o México. Os adultos eram levados a prisões e os menores a abrigos. A medida causou polêmica e, em junho, Trump assinou uma ordem para acabar com a separação de famílias.

Como Dr. Bumbum conseguia atuar com mentiras no currículo e sem especialização

Denis Furtado, conhecido como Dr. Bumbum, nunca fez residência médica. Não tem título de especialista em qualquer área estabelecida da Medicina, como dermatologia e cirurgia plástica. No currículo, informou ter pós-graduações em instituições que, na verdade, não são reconhecidas pelo Ministério da Educação. Mesmo assim, ele oferecia procedimentos – preenchimento de glúteo e botox – geralmente realizados por dermatologistas e cirurgiões plásticos que, para obter o título de especialistas, precisaram passar por anos de residência médica e aprovação em prova oral e escrita. Furtado foi preso na quinta-feira junto com a mãe, Maria de Fátima Barros. Os dois estavam foragidos desde o início da semana e eram procurados pela polícia. O médico é investigado pela morte de uma de suas pacientes, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, após um procedimento estético de preenchimento dos glúteos. Mas por que, afinal, Dr. Bumbum podia atuar sem especialização? Segundo o Conselho Federal de Medicina, não há, na legislação brasileira, nada que impeça um médico formado de atuar em qualquer área da Medicina, da mais simples à mais complexa. O que nenhum médico pode fazer é se apresentar como “especialista” em alguma modalidade reconhecida da Medicina, se ele não cumprir os requisitos das sociedades de cada especialidade. Para ser cirurgião plástico, por exemplo, é preciso fazer três anos de residência em cirurgia geral e outros dois em cirurgia plástica, além de passar por prova escrita e oral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para ser dermatologista, também é preciso fazer residência ou especialização em instituição credenciada, e passar por prova. O médico Denis Furtado se apresentava nas redes sociais como “médico pós-graduado em dermatologia pela ISBRAE, modulação hormonal pela BARM, e medicina estética pela ASIME”.

Família de Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua, anuncia leilão de coleção do astronauta

A família de Neil Armstrong leiloará a coleção pessoal do astronauta, o primeiro a colocar os pés na Lua há 49 anos, com a missão Apolo 11. A coleção, com mais de 2 mil objetos, estará à venda em três leilões da casa Heritage Auctions: o primeiro nos dias 1º e 2 de novembro, o segundo nos dias 9 e 10 de maio de 2019 e o terceiro, em novembro de 2019, segundo informou a Heritage Auctions, que tem sua sede em Dallas (Texas). Armstrong, que morreu em 2012 aos 82 anos, fez história como o primeiro ser humano a caminhar sobre a superfície lunar, no dia 20 de julho de 1969, e é lembrado pela famosa frase que pronunciou na época. “É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”, disse o astronauta. Entre os objetos que serão leiloados, há alguns medalhões de prata (um deles “extremamente raro” de ouro) da Nasa comemorativos da missão Apolo 11 e que voaram na nave espacial com Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Também há uma bandeira do centenário da Universidade de Purdue, em Indiana, que o astronauta levou com ele para a Lua. Além disso, serão leiloadas partes da hélice e da asa do avião dos irmãos Wright — o primeiro aeroplano que em 1903 conseguiu voar — que Armstrong também transportou na Apollo 11.

Janaína Paschoal critica sistema político após veto de PRP a Bolsonaro

A professora e advogada Janaína Paschoal (PSL), cogitada para ser vice na chapa encabeçada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), defendeu neste sábado, 21, as candidaturas avulsas. Pelo Twitter, ela criticou o fato de o PRP ter negado o apoio ao deputado e, com isso, a possibilidade do general Augusto Heleno ser o vice. Paschoal pediu aos seguidores para abstraírem a possibilidade de ela ser candidata a vice e criticou as estruturas partidárias atuais. Para ela, a cláusula de barreira, aprovada na última reforma eleitoral, não corrige “absurdos” e ainda fortalece grandes partidos.

PSC formaliza candidatura de economista Paulo Rabello de Castro ao Planalto

O economista Paulo Rabello de Castro teve a candidatura ao Palácio do Planalto pelo PSC homologada nesta sexta-feira e tentará levar sua visão econômica liberal para a Presidência na eleição de outubro deste ano. “Nós representamos o melhor futuro para o nosso país a partir de 1º de janeiro de 2019. Este é o início de um esforço para eleger o próximo presidente da República e também a maior bancada que o PSC já teve na Câmara dos Deputados e no Senado”, disse Paulo Rabello, na convenção nacional do PSC, realizada em Brasília. Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formado em direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Paulo Rabello fez mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Chicago, a meca do pensamento econômico liberal. Autor de vários livros, alguns deles críticos ao modelo de governo existente no Brasil, o candidato do PSC fez carreira em empresas de consultoria e ocupou postos em entidades de representação de classe.

PDT confirma Ciro Gomes para disputa da Presidência; candidato diz que não é ‘anjo’ e que vai atacar ‘privilégios’

PDT confirmou em convenção nacional nesta sexta-feira (20) em Brasília a escolha de Ciro Gomes, 60 anos, como candidato à Presidência da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela terceira vez – em 1998 e 2002 concorreu pelo PPS, mas não chegou ao segundo turno. Abordado por jornalistas ao chegar à sede do PDT, o candidato disse que fala “10 horas por dia” e que “evidentemente” pode errar “aqui e ali”. “Nunca tive pretensão de ser um anjo”, afirmou.

Esportes

Fórmula 1 – GP da Alemanha: a 11ª etapa da F1 em 2018

A corrida acontece no domingo (22 de julho) às 10h10, sempre no horário de Brasília. As duas primeiras sessões de treinos livres do GP da Alemanha, no Circuito de Hockenheim, nesta sexta-feira, evidenciaram o que temos assistido nas últimas etapas do campeonato, Ferrari e Mercedes com um ritmo muito semelhante, tanto nos tempos registrados em uma volta lançada como na simulação de corrida. Mas por conta das características dos 4.574 metros da pista alemã, exigente de potência, mas menos por exemplo do que na última prova, Silverstone, na Inglaterra, pode ser que a RBR entre na luta.

Futebol – Brasileirão – Série A

Confira as partidas com transmissão ao vivo neste fim de semana

SÁBADO, 21

Série A do Brasileiro

19h Flamengo x Botafogo
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Paulo Cesar Vasconcellos)

21h São Paulo x Corinthians
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr. e Wagner Vilaron)

DOMINGO, 22

 Série A do Brasileiro

16h Vasco x Grêmio
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, ES, GO, TO, MS, MT, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Gustavo Villani, Junior, Mauricio Saraiva e Renato Marsiglia) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Daniel Pereira e Paulo Cesar Vasconcellos)

16h Bahia x Vitória
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Thiago Mastroianni e Gustavo Castellucci)

16h Palmeiras x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para SP, PR, MG, BA, SE e CE (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Bob Faria e Leonardo Gaciba) e Premiere (com Odinei Ribeiro e Ricardinho)

16h Sport x Fluminense
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Adriano Siebra) e Premiere (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)

16h Paraná x América-MG

Transmissão: Premiere (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

19 Chapecoense x Santos
Transmissão: SporTV menos SC e Premiere (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino)

19h Cruzeiro x Atlético-PR
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

SEGUNDA, 23

Série A do Brasileiro

20h Internacional x Ceará
Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Paulo Cesar Vasconcellos)