Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz

Morreu neste sábado (18), aos 80 anos, Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz.
Annan, de nacionalidade ganense, morreu durante esta madrugada em um hospital em Berna, na Suíça, informou a fundação Kofi Annan nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada. O atual secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, escolhido por Annan para chefiar a agência de refugiados da organização, conta em um comunicado o que ele representava para as Nações Unidas. “De muitas maneiras, Kofi Annan era as Nações Unidas. Ele subiu nas hierarquias para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação ”, disse.

Foto: Joel Saget / AFP
Foto: Joel Saget / AFP

Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo ocorre neste sábado

Hoje, sábado (18), crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina contra a poliomielite e/ou sarampo nos últimos 30 dias precisam comparecer à unidade de saúde mais próxima. É o ‘Dia D’ contra essas doenças, com doses disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só 16% do público-alvo da campanha nacional foi imunizado, segundo o Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 6 de agosto. Mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos neste dia de mobilização. A meta é vacinar 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo é um dos estados com melhor cobertura vacinal, e mesmo assim só 40% das crianças foram imunizadas. No Amazonas, onde a situação é crítica e há 910 casos registrados de sarampo, só 3% das crianças foram vacinadas.

Em 4 anos de crise, 3,3 milhões de brasileiros desistiram de procurar emprego, revela IBGE

ados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, desde o início da crise econômica que vem deteriorando o mercado de trabalho brasileiro, 3,3 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego no país. É como se, em quatro anos, toda a população do Uruguai ou de estados como o Amazonas decidisse cruzar os braços. A situação parece ser um contrassenso, já que frente a um cenário de grave recessão econômica seria natural que pessoas que não trabalham – seja porque se dedicam exclusivamente aos estudos ou aos cuidados com filhos, por exemplo – saíssem em busca de emprego para ajudar a compor a renda familiar. Mas, a baixa perspectiva de se conseguir uma vaga e a longa fila de espera fez o Brasil alcançar o recorde de desalentados. Desalento é o termo utilizado para designar a situação de quem está em idade ativa e em condições de trabalhar.

Hackers atacam rede interna da Câmara dos Deputados

Durante o recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados sofreu um ataque hacker que resultou no bloqueio de ao menos 50 contas da rede interna. A suspeita é de que, por meio de cruzamento de nomes de usuários obtidos no sistema da Câmara com dados vazados de redes sociais, as senhas desses usuários tenham sido descobertas. a reportagem, a instituição não detalhou qual o alcance da ação. Mas técnicos explicam que o incidente pode ter atingido qualquer pessoa que tenha cadastro no sistema interno, como deputados, servidores, comissionados e terceirizados. A reportagem teve acesso a um e-mail em que o coordenador de infraestrutura do departamento de Tecnologia, Olival Gomes Barbosa Junior, faz um alerta sobre procedimentos de segurança que foram adotados. O incidente foi encaminhado para o Departamento de Polícia Legislativa, que investiga as tentativas de invasão, mas a Casa não informou os resultados da apuração.

Eleições 2018

Emprego foi o principal tema no debate de presidenciáveis da RedeTV!

No dia seguinte à divulgação, pelo IBGE, de que falta emprego para 27,6 milhões de brasileiros, o desemprego foi o principal tema do segundo debate na TV aberta da campanha presidencial de 2018, nesta sexta-feira, 17, na Rede TV!. Participaram do debate na emissora paulistana, organizado em parceria com a revista IstoÉ, oito postulantes ao Palácio do Planalto: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões neste sábado

O concurso 2.070 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 23 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (18) no município de Coribe, na Bahia. Excepcionalmente, serão três concursos nesta semana, como parte da “Mega Semana dos Pais”: os dois primeiros foram na terça (14) e na quinta (16). Normalmente, os sorteios ocorrem às quartas e sábados.

Futebol – Brasileirão 2018 – Série A

Acompanhe os principais jogos com transmissão pela TV

SÁBADO, 18

Série A do Brasileiro
16h Santos x Sport
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jota Jr. e Sérgio Xavier)

19h Corinthians x Grêmio
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Ricardinho)

DOMINGO, 19

Série A do Brasileiro
11h Internacional x Paraná
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Marcio Meneghini e Batista)

11h Atlético-PR x Flamengo
Transmissão: Premiere e PFCI (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

16h Vitória x Palmeiras
Transmissão: TV Globo para SP, PR, SE, AL, PE e CE (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo Cesar Oliveira) e Premiere (com Rainan Peralva e Gustavo Castellucci)

16h Cruzeiro x Bahia
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Rogério Corrêa e Henrique Fernandes)

16h Botafogo x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, MG, ES, GO, TO, MS, MT, BA, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Bob Faria e Renato Marsiglia) e Premiere e Premiere HD (com Julio Oliveira e Lédio Carmona)

19h São Paulo x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com Milton Leite e Ricardinho)

19h América-MG x Fluminense
Transmissão: SporTV menos MG, Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Jr. e Edinho)

SEGUNDA, 20

Série A do Brasileiro
20h Vasco x Ceará
Transmissão: SporTV menos RJ, Premiere e PFCI (com Gustavo Villani e Raphael Rezende)