Em virtude de reiteradas emergências envolvendo Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), envolvendo recém nascidos, o 9º Batalhão de Bombeiros Militar organizou na maternidade de Mafra um ciclo de instruções com as futuras mamães e as mamães de recém nascidos para dar orientações dos cuidados necessários para evitar uma OVACE e como agir caso ocorra, além de outras temáticas para evitar acidentes domésticos com os pequeninos. Alguns pais e avós também participam das instruções.

Diversas ocorrências de OVACE são resolvidas via telefone 193, em que o Bombeiros transmite as orientações necessárias para a própria mãe ou pai proceder o atendimento do filho, mas nem todos os casos têm um final feliz. Infelizmente no primeiro semestre deste ano um bebê de apenas 03 meses de vida faleceu na cidade de União da Vitória-PR após ser acometido de uma OVACE, os familiares do bebê não conseguiram lembrar o número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar, 193.

Por tratar-se de um procedimento muito simples e que pode salvar vidas, o 9º BBM pretende estender o projeto para todas as maternidades de sua circunscrição e capacitar todas as futuras mamães para que mais nenhuma vida se perca neste tipo de ocorrência.

Fonte: Major BM Atila Medeiros Sarte