Jovens que completam 18 anos em 2016 devem alistar-se no serviço militar

Jovens brasileiros, do sexo masculino, que irão completar 18 anos em 2016, devem fazer o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. Em Mafra, o mesmo pode ser feito na Junta de Serviço Militar, que fica anexa ao Terminal Rodoviário de Passageiros “Zenny O Gaissler” (Rodoviária), na Avenida Coronel José Severiano Maia, s/nº. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e a das 13h30 às 16 horas.

O Secretário da Junta de Serviço Militar de Mafra, João Francisco Dias Neto, pede que o jovem compareça munido da seguinte documentação: Carteira de Identidade (RG), CPF, certidão de nascimento original, comprovante de residência com nome do pai ou da mãe (não serão aceitos comprovantes com nome de terceiros) ou comprovante de matrícula – Ensino Médio, Técnico ou Superior – da entidade escolar, duas fotos 3×4, coloridas, recentes (na foto, a pessoa deve estar sem barba ou adornos). O Secretário lembra inda que sem o documento que comprove o alistamento militar, não é permitido fazer o título de eleitor, ser contratado para empregos, prestar concursos públicos e fazer matrícula na faculdade.

Alistamento online

Desde o dia 1º de janeiro deste ano já está disponível o sistema para o Alistamento Online no site www.alistamento.eb.mil.br ou no www.sermilweb.eb.mil.br que possibilitam o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. Para realizar o Alistamento Online é necessária a utilização dos dados de um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; ou Certidão de Casamento; ou Nacionalização; ou RG; e CPF – caso não possua, o jovem deve fazer sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal.

Após o Alistamento Online, o jovem poderá imprimir o recibo de alistamento por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado do Serviço Militar inicial, podendo requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O prazo para o alistamento online é o mesmo que o do presencial – 30 de junho. “Para o cidadão, é um serviço que facilita e agiliza o alistamento. O site contém informações e orientações ao usuário, mas, caso o jovem ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato conosco”, conclui o Secretário da Junta de Serviço Militar de Mafra.