O Paraná é o berço do Motocross no Brasil. Foi na década de 70 que a primeira pista do país foi construída em Curitiba, virando palco de grandes provas. Tudo isso graças a uma turma muito engajada, que está de volta para celebrar o estilo raiz, em um evento que aconteceu neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, na cidade de Rio Negro, localizada a cerca de 100km da capital paranaense.

As provas foram divididas por tipos de motocicletas, incluindo modelos recuperados, e idade dos competidores. 26 experientes, inclusive de Santa Catarina e São Paulo. Nomes como Walter Pfeffer (75), Beto Guedes (79) e Celso Seixas (64), participantes das primeiras corridas no Brasil. Até os conhecidos Eduardo Saçaki e Marlon Olsen, colecionadores de títulos nos anos 80 e 90.

Entre os nomes mais conhecidos destaca-se Eduardo Saçaki, campeão brasileiro de Motocross da principal categoria em 1988 e 1989, Saçaki ficou conhecido pelo seu estilo arrojado de pilotar. Depois de se aposentar do esporte, em 2005 após um grave acidente, ele fez pequenos retornos às pistas.

Quem viveu o motocross brasileiro nos anos 1980 e 1990 jamais esquecerá as performances de Eduardo Saçaki, o Japonês Voador.

c2b1fb00-eb0a-49b3-aca6-6e9453691c35
Saçaki em entrevista a Rede Nova de Comunicação

Eduardo Yoshio Saçaki, também conhecido como “Japonês Voador“, nasceu na cidade de Curitiba (PR) no 11 de maio de 1969, radicando-se em Cascavel (PR). Aos 13 anos já andava de moto pela cidade, quando entrou para a motovelocidade no autódromo local.

Chegou a ser campeão paranaense e ficou em quinto no brasileiro, demonstrando desde cedo que tinha grande talento, prenunciando um grande campeão.

PRINCIPAIS TÍTULOS:
Bicampeão Brasileiro de MX
5X Campeão Brasileiro de SX
Bicampeão Latino Americano de SX
6X Campeão Brasileiro de AX
Campeão Japonês de MX e FMX
Bicampeão Catarinense de SX
Campeão Paranaense de MX e SX
Campeão Mato-Grossense de MX e SX
Campeão Carioca de MX e SX
Campeão Paulista de SX
Campeão Rio Minas de SX e MX
Campeão Ultra-Cross
SX = Supercross / MX = Motocross / AX = Arena Cross / FMX: Freestyle