O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está atuando para auxiliar a população nas cidades atingidas pelos fortes ventos e chuvas.

Todas as regiões foram afetadas, desde o início da tarde de ontem terça-feira (30), e todos os batalhões foram acionados. Os principais registros recebidos pelo CBMSC foram de queda de árvore e destelhamento.

Confira um resumo dos atendimentos na área de circunscrição do 9°BBM:

Canoinhas: Na cidade Canoinhas foram atendidas 41 ocorrências de destelhamento, 15 arvores caídas sobre residências ou parte destas, uma torre da transmissão de rádio FM que caiu sobre uma residência atingindo também um carro e uma motocicleta. Uma árvore caiu sobre um carro também sem vítimas. Diversos pontos onde postes caíram deixando a fiação no chão e foram feitos os isolamentos nestes locais para evitar o contato das pessoas. A cidade de Canoinhas estava com cerca de 80% das residências sem energia elétrica. O quartel operou com gerador de energia, logo o recebimento das chamadas via 193 se manteve.

Major Vieira: A cidade de Major Vieira registrou pedidos em que foram atendidos três cortes de árvore que haviam caído sobre a via no interior do município. A cidade tinha energia elétrica, mas estava sem comunicação por telefone celular ou internet.

Três Barras: A guarnição efetuou dez cortes de árvore sobre a BR 280 em apoio a PRF, mais duas árvores sobre a via na área urbana e foi necessário fazer o isolamento de uma rede de alta tensão que foi atingida por uma árvore na entrada da cidade.

Mafra: Na cidade de Mafra foram atendidos 11 casos de destalhamentos e 10 quedas de árvores. Foram empenhadas além das viaturas de atendimento normal mais três viaturas com equipes formadas por pessoal administrativo que dar conta do volume de chamados.

Papanduva: Permaneceu sem energia elétrica e também sem comunicação via telefone ou internet.

Monte Castelo: Registrou algumas quedas de árvores no interior do município e permaneceu sem energia elétrica.

São Bento do Sul: Na cidade de São Bento do Sul foram muitos os pedidos relativos a destelhamento quedas de árvores e obstrução das vias públicas, foram atendidas 15 ocorrências de corte de árvore também foi feita a distribuição de lonas juntamente com a defesa civil municipal sendo que uma comunidade do interior necessitou do empenho de uma guarnição para fazer o corte de diversas árvores que estavam obstruindo a estrada municipal também na cidade de São Bento do Sul foram atendidas algumas ocorrências de acidente de trânsito e atendimento pré-hospitalar com relação ao vendaval especialmente um caso onde um jovem que estava fazendo o conserto do telhado da casa sofreu uma queda causando ferimentos graves.

Rio Negrinho: Na cidade de Rio negrinho foram atendidos 30 casos de destelhamentos e 12 quedas de árvore sendo que com o vendaval toda a cidade ficou sem comunicação via telefone ou internet desta forma as pessoas se dirigiam pessoalmente até o quartel para pedir ajuda.

Campo Alegre: Campo Alegre acabou a energia elétrica/internet às 16h. A guarnição atendeu queda de árvore sobre uma residência numa localidade distante cerca de 25 km da sede.

Porto União: Em Porto União foram atendidos 13 casos de quedas de árvore e mais 2 casos de destelhamento além de auxílios diversos a comunidade

Matos Costa: Foram atendidas 5 solicitações de desobstrução de vias por quedas de árvores.

Irineópolis: A cidade de Irineópolis registrou muitas quedas de árvore e postes de energia elétrica. A cidade estava sem energia e sem qualquer tipo de comunicação por telefone ou internet.

Em todas as cidades os quartéis destinaram todo seu efetivo operacional e também administrativo disponível, a fim de prestar o melhor atendimento contando com o opoio de muitos BCs e a parceria dos demais órgãos.

Foto: Divulgação/CBMSC