O motorista embriagado que agrediu um policial militar na noite de sábado (14) em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foi preso preventivamente por determinação da Justiça.

O Poder Judiciário aceitou a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O agora réu vai responder por tentativa de homicídio qualificado, de acordo com o MPSC.

Na noite de sábado, o motorista foi preso por lesão corporal, mas havia sido solto após audiência de custódia. O confronto ocorreu na tentativa de realizar a prisão por embriaguez ao volante.

Durante a audiência na Justiça, o motorista relatou que obedeceu às ordens dadas pelos policiais, mas que foi agredido durante o procedimento de revista. Em seguida, questionou a abordagem. Durante a discussão com os policiais, o condutor afirmou que reagiu após um dos PMs “partir para cima” dele. No entanto, ele admitiu que fez uma manobra irregular com o carro e que havia tomado bebida alcoólica.

Motorista foi preso após agressão a PM em Jaraguá do Sul — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, o motorista vai responder por tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima, por ter sido praticado contra agente da segurança pública e para assegurar a impunidade dos crimes de outros crimes: desacato, resistência, desobediência e embriaguez ao volante.

O suspeito foi preso em casa em Guaramirim, cidade vizinha a Jaraguá do Sul.

O policial militar que foi agredido teve alta no final da manhã desta segunda, informou o delegado. “Foi ouvido no final da manhã, passou pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e não corre risco de vida”, afirmou Silveira. O PM fez exame de corpo de delito e foi ouvido pela Polícia Civil. O conteúdo dos depoimentos não será divulgado.

A decisão de indiciamento por tentativa de homicídio ocorreu após análise das filmagens feitas por moradores da região, disse o delegado. A PM informou que entregou as imagens das câmeras usadas pelos policiais à Polícia Civil e ao MPSC.

A Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) publicou uma nota sobre o caso. “A Aprasc vem a público manifestar repúdio à liberação do motorista que agrediu um policial que estava simplesmente fazendo seu trabalho. É preciso endurecer as leis contra quem agride policiais. Fica a nossa solidariedade ao policial e ao 14º Batalhão da Polícia Militar”, diz a nota.

Como ocorreu

Segundo a PM, o condutor, de 36 anos, foi flagrado fazendo uma manobra perigosa, um “cavalo de pau”, no Centro da cidade às 23h27. Moradores da região registraram a discussão e as agressões em vídeo.

Durante a abordagem policial, no chão, o motorista reluta ser algemado. Depois levanta e, cercado por dois policiais, se recusa a botar as mãos na cabeça.

Na sequência, ele empurra um dos policiais e dá um soco no queixo dele. Com isso, o policial cai inconsciente, em seguida o condutor volta a agredir o PM no chão, com um chute contra a cabeça.

Um segundo policial dispara diversas vezes munição não letal em direção ao homem. O condutor reage e também investe contra o PM, com socos e tapas. A Polícia Militar muda a abordagem, pega uma arma letal e o motorista se entrega.

Reforços foram acionados e o homem foi levado à delegacia. Ele passou por audiência de custódia e foi liberado após pagamento de fiança de R$ 5 mil no domingo (15).

Fonte: G1/SC