Tropas do Exército chegaram à Rocinha, na zona sul do Rio, por volta das 15h45, nesta sexta-feira (22). Quase mil homens das Forças Armadas e dez blindados foram enviados à comunidade pelo Ministério da Defesa no início da tarde. Um helicóptero do Exército também sobrevoava a região.

Rio de Janeiro- RJ, Brasil-  Militares das Forças Armadas Foto: Wladimir - Agência Brasil
Rio de Janeiro- RJ, Brasil- Militares das Forças Armadas Foto: Wladimir – Agência Brasil

O pedido de reforço na segurança partiu do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, após uma manhã de intensos confrontos na Rocinha. Ao menos um morador foi baleado durante um confronto entre policiais e criminosos na área de mata. Por segurança, as principais vias ficaram interditadas por quase quatro horas no entorno da comunidade. Nas redes sociais, moradores relatam o clima de medo dentro da comunidade. Comércio, escolas e unidades de saúde fecharam as portas. Pelo menos dois mil estudantes da rede municipal de Educação ficaram sem aulas.

Clima de Guerra

 A comunidade é alvo de operações policais há cinco dias. No último domingo (17), a Rocinha foi invadida por grupos criminosos rivais que disputam o controle de pontos de venda de drogas na comunidade. Segundo as investigações, a invasão teria sido ordenada por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, preso em uma penitenciária federal em Rondônia. O conflito teria sido motivado por um racha na parceria entre Nem e o atual chefe do tráfico na Rocinha, o Rogério 157.

Na operação desta sexta, policiais do Batalhão de Choque operam no local. Até então, as buscas na comunidade foram realizadas por homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Os agentes tentam localizar e capturar os criminosos envolvidos nos confrontos recentes, entre eles, Rogério 157.