As Polícias Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná prenderam ou apreenderam mais de 300 pessoas entre a quarta (13) e a quinta-feira (14) nos três estados do Sul do Brasil, no âmbito da Operação Anjos da Lei, que visa combater o tráfico de drogas nas imediações de escolas.

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

“Lamentavelmente, o tráfico enxerga nesses ambientes, locais propícios para venda de drogas. Então eles se colocam geograficamente próximos às escolas, porque eles sabem que os alunos são suscetíveis à utilização de drogas”, diz o delegado Leonel Carivali, subchefe da Polícia Civil gaúcha.

No Rio Grande do Sul, mais de 700 agentes realizaram a prisão de 108 adultos e a apreensão de 20 adolescentes que vendiam drogas nas imediações de 87 escolas públicas, em 60 municípios do estado.

Em Santa Catarina, o número de presos chega a 103, além de cinco adolescentes apreendidos. No Paraná, o número é menor: 69 prisões e nove apreensões.

Total de prisões passa de 300 no RS, SC e PR entre a quarta (13) e a quinta-feira (14). O total de ordens judiciais cumpridas nos três estados chega a 616, sendo 308 no Rio Grande do Sul, 184 em Santa Catarina e 124 no Paraná. Durante o cumprimento dos mandados, 110 armas de fogo, além de quase 300 kg de maconha e mais de 10 kg de cocaína, foram apreendidos.

A Operação Anjos da Lei faz parte de um projeto criado pela Polícia Civil gaúcha em 2011, com o objetivo de mapear escolas em risco, e identificar e prender criminosos. Ao longo dos sete anos da operação, foram mais de mil traficantes presos no estado.

Fonte: Polícia Civil