A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 11 câmaras científicas (refrigeradores) para conservação de vacinas e soros com capacidade de armazenamento de 5 mil a 12 mil doses. Até então, o armazenamento era feito em refrigeradores domésticos devidamente indicados pelo Ministério da Saúde. “Tínhamos dificuldades em conservar os imunobiológicos através dos refrigeradores em nosso município, ocorrendo perdas vacinais. Com as câmaras de conservação podemos ter melhor controle da temperatura e dispor de uma tecnologia de conservação adequada para este produto”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Mafra, Francesli Patrícia P. Heilmann.

Rede de frio

A Rede de Frio ou Cadeia de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte das vacinas e soros do Programa Nacional de Imunizações e deve ter as condições adequadas de refrigeração desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada (2,0 a 8,0 ºC).Em 2015 a Secretaria implementou efetivamente a “Rede de Frio Municipal” priorizando além da compra de equipamentos de alta tecnologia a capacitação de Vacinadores para a atuação nas Salas de Vacina.

Câmaras científicas

As câmaras já foram instaladas nas unidades de saúde. A aquisição dos equipamentos foi baseada na demanda de vacinas em cada unidade, sendo compradas duas com maior capacidade e outras nove com menor capacidade de armazenamento.

O Programa de Imunização de Mafra tem instalado também uma câmara na maternidade Dona Catarina Kuss e no Pronto Atendimento do município. Com as 11 câmaras, a Saúde Municipal conta hoje com 15 destes equipamentos. A vantagem, segundo Francesli, é que as câmaras possuem bateria (nobreak) de 48 horas e se houver oscilação de temperatura estas, se conectadas a um número de telefone, ou mais, avisam do ocorrido. “Como os equipamentos nos foram entregues no dia 21 de dezembro, ainda estamos em processo de implantação desta conectividade”, concluiu, declarando ainda que a vinda das câmaras é também uma conquista de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde que trabalha diariamente com imunizações.

Sobre as câmaras científicas

As câmaras de conservação são destinadas às Unidades da Secretaria Municipal de Saúde e foram adquiridas através de recursos do Fundo Municipal de Saúde. O processo licitatório foi por meio de Registro de Preços (nº 109/2015).

Descrição básica dos equipamentos: câmara para conservação de vacinas vertical, mantendo a temperatura interna estabilizada em 4,0ºC, com capacidade para armazenamento mínimo de 280 litros (duas das câmaras adquiridas) e 120 litros (as outras nove). Discadora de telefone para no mínimo três números diferentes, sistema de emergência integrado ao gabinete para manter a temperatura por até 48 horas sem energia elétrica.