Lei Seca fica mais rigorosa a partir desta quinta

A partir desta quinta-feira, 19, passam a valer as novas regras da Lei Seca no País, com punições mais rigorosas destinadas aos motoristas que praticarem os crimes de homicídio culposo (não intencional) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. A pena para lesão corporal passa a ser de 2 anos a 5 anos. Em caso de morte, chega a 8 anos de reclusão.

 As mudanças na nova Lei Seca

Atualmente, as penas para esses crimes permitem a fiança, a ser arbitrada por um delegado de polícia. Com as alterações previstas pela Lei 13.456/2017, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer, essa opção no âmbito da polícia deixa de existir, e só quem poderá liberar por fiança será um juiz em análise posterior à prisão.

Novo presidente em Cuba

Nesta quinta-feira, 19 de abril, Cuba viverá um dia histórico. Raúl Castro, 86 anos, cederá a presidência e seu sucessor será o seu vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, nascido depois da revolução de 1959. Uma nova geração chega ao topo do Estado, embora ainda sob a figura tutelar do general Castro, que permanece até 2021 como primeiro secretário do Partido Comunista, o órgão máximo de decisão na ilha por determinação constitucional.

Investigação sobre suposto ataque químico na Síria está paralisada

A investigação sobre um suposto ataque químico na Síria se encontrava em ponto morto nea quarta-feira (18), já que uma equipe de especialistas internacionais não conseguiu ter acesso à zona por razões de segurança depois que uma missão de reconhecimento foi alvo de disparos. Este suposto ataque com “gases tóxicos”, que causou ao menos 40 mortes em Duma em 7 de abril, segundo equipes de emergência, desatou uma série de ataques de Washington, Paris e Londres contra instalações do poder sírio e tensionou as relações diplomáticas. O regime de Bashar al Assad, acusado pelas equipes de resgate e pelos países ocidentais, desmente qualquer envolvimento. Mas a investigação que permitiria verificar se houve um ataque químico não progride. A pedido do governo de Assad, uma equipe da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) chegou a Damasco no sábado. Contudo, ainda não conseguiu deixar a capital síria. Na terça-feira, uma equipe de segurança da ONU que foi a Duma em uma missão de reconhecimento para preparar a mobilização dos especialistas da Opaq foi recebida com disparos. “A equipe voltou a Damasco”, disse o diretor da Opaq, Ahmet Uzumcu, em comunicado. “Por enquanto, não sabemos quando (a missão de investigação) poderá ir a Duma”, acrescentou, advertindo que “só haverá essa mobilização (…) se nossa equipe puder contar com um acesso sem travas aos locais”.

Trump negocia com Coreia do Norte libertação de três norte-americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quarta-feira (18) que está negociando a libertação de três norte-americanos que estão presos na Coreia do Norte. A informação foi repassada à imprensa em uma entrevista coletiva, na Flórida, durante o encontro entre ele e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Trump disse que seu encontro com Kim Jong-Un pode ocorrer em maio ou junho. Trump afirmou que há uma “chance de conseguir a libertação dos prisioneiros”. Além disso, afirmou que irá continuar pressionando o líder norte-coreano em prol de uma completa desnuclearização do país. Sobre o encontro que está sendo preparado por Washington e Pyongyang, Trump afirmou que espera ter uma “reunião muito bem-sucedida” com o líder norte-coreano Kim Jong-Un, “Se eu achar que o encontro pode não ser frutífero, não iremos”, afirmou. Na manhã de quarta-feira, ele havia confirmado um encontro entre o diretor da Central de Inteligência Americana (CIA), Mike Pompeo, e Kim Jong-Un na semana passada. O primeiro de alto nível entre os dois países em 18 anos.

Após briga em bar, Cravinhos mentiu que era ex-policial

Cristian Cravinhos, condenado no assassinato dos pais de Suzane von Richthofen em 2002, foi preso na madrugada de quarta-feira (18) após se envolver em uma confusão com duas mulheres, em Sorocaba (SP). De acordo com um garçom que presenciou a confusão, Cristian disse ser um ex-policial e tentou subordar dois policiais militares para não ser levado à delegacia. Em entrevista o garçom contou que Cristian foi contido pelos clientes do bar após agredir uma mulher, que seria sua ex-companheira. A vítima teria caído no chão ao ser atingida por um soco no rosto. “Todos estávamos distraídos quando começou a confusão entre eles. A gente não tinha ideia de quem ele era, mas quando foi segurado pelos clientes, disse que era ex-policial e não iria ser preso por uma ‘briga de casal”, relata o jovem. Aos policiais, Cristian se apresentou como “um dos irmãos Cravinhos” e teria oferecido R$ 1 mil para não ser preso. Ele ainda prometeu que o irmão, Daniel, viajaria da capital com mais R$ 2 mil para dar aos policiais.

Jucá: pedido de impeachment de Temer ‘perturba ambiente político’

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), afirmou que o novo pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer é um “factoide”. Ele disse que o autor da denúncia por crime de responsabilidade, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), “deveria ter mais o que fazer”.

Randolfe protocola na Câmara pedido de impeachment de Temer

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quarta-feira um pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade. O pedido, o 28º apresentado contra Temer, tem como base indícios de que doações de caixa dois da empresa JBS teriam financiado reforma em 2014 na casa de Maristela Temer, filha do Presidente.

Alckmin vai procurar tucanos de MG para discutir situação de Aécio

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) vai procurar nesta quinta-feira (19) parlamentares tucanos de Minas Gerais para discutir os efeitos que sua campanha à Presidência da República sofrerá depois que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se tornou réu no STF (Supremo Tribunal Federal). A conversa, que deve ser por telefone, ainda não vai contemplar Aécio. Alckmin quer esperar a temperatura baixar para conversar com o senador mineiro. Nesta quarta (18), o pré-candidato ao Palácio do Planalto afirmou que Aécio, réu acusado de corrupção e obstrução de Justiça, não deveria disputar a eleição deste ano. À reportagem, Aécio rebateu Alckmin e respondeu sugerindo que a decisão não compete a ele, mas aos seus correligionários de Minas. Os mineiros temem que, caso Aécio mantenha a intenção de disputar algum cargo, comprometam a candidatura do senador Antônio Anastasia ao governo de Minas Gerais.

FUTEBOL

Corinthians vence Independiente na Argentina 

O Corinthians voltará da Argentina com três pontos na bagagem. Nesta quarta-feira, a equipe brasileira contou com um gol de Jadson e venceu o Independiente em pleno estádio Libertadores de América, para retomar e ainda abrir vantagem na liderança do grupo 7 da Copa Libertadores.

Libertadores: Flamengo sai na frente, mas tropeça no Santa Fe

Após um Maracanã lotado para o treino, o Flamengo jogou com o estádio vazio contra o Santa Fe. O time começou bem e saiu na frente, com Henrique Dourado. Mas o Santa Fe empatou e segurou a pressão para levar um ponto para a Colômbia. O Rubro-Negro ainda lidera o grupo 4 da Libertadores, com cinco pontos, mas pode ver o River Plate alcançar a mesma pontuação caso os argentinos vençam o Emelec, na quinta.

Palmeiras contrata multinacional para investigar final do Paulista

O Palmeiras contratou uma empresa especializada em investigação para ajudar na apuração sobre possível interferência externa sobre a arbitragem durante a final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, no último dia 8. A companhia americana Kroll foi procurada pela diretoria para levantar provas que embasem a reclamação do clube. A informação foi publicada inicialmente pelo site Globoesporte.com e depois confirmada pelo Estado. A Kroll tem como outras áreas de atuação o estudo de risco empresariais e de serviços de inteligência. A empresa americana teve atuação em um caso importante no Brasil em 1992, quando foi contratada pelo Congresso Nacional para investigar denúncias contra o então presidente da República, Fernando Collor. A empresa tem 35 escritórios e atuação em mais de 20 países.