Indígenas e militares venezuelanos entram em confronto nesta sexta-feira (22) na localidade de Kumarakapay. Uma pessoa morreu e diversas ficaram feridas por tiros, segundo disseram líderes indígenas e parentes de vítimas à agência de notícias Reuters.

O local do incidente fica a cerca de 70 km de Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil, que está fechada por ordem do presidente Nicolás Maduro.

Foto: Ricardo Moraes - Reuters
Foto: Ricardo Moraes – Reuters

Apesar do bloqueio, por volta das 9h desta sexta guardas venezuelanos liberaram a passagem de duas ambulâncias venezuelanas com pessoas feridas. As ambulâncias seguiram primeiro para o Hospital Délio Tupinambá, o único de Pacaraima, mas depois saíram com destino ao Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, a 215 km da fronteira.

Pelo Twitter, Juan Gauidó, opositor que se autoproclamou presidente interino da Venezuela, afirmou que o confronto em Kumarakapay deixou 1 morto e 12 feridos.

De acordo com a Reuters, alguns indígenas haviam expressado apoio aos planos da oposição venezuelano de permitir a entrada de ajuda humanitária na Venezuela.

Guaidó marcou para este sábado a passagem de ajuda humanitária doada por outros países, entre eles o Brasil. Voluntários irão em caravanas às fronteiras terrestres e marítimas do país para ajudar. Mas Maduro se nega a receber ajuda internacional, que segundo ele representa um pretexto para uma invasão militar à Venezuela e subsequente golpe para tirar o chavismo do poder.