O Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, inaugura em setembro a ala de hemodinâmica, que permitirá a realização de exames e procedimentos de cateterismo e angioplastia, bem como de cirurgias cardiovasculares. O setor preenche um vazio assistencial da região, já que até então a população precisava se deslocar para outros centros como Joinville e Curitiba. Os equipamentos foram viabilizados por recursos de emendas paralamentares e contrapartida do hospital.

“O equipamento vai beneficiar 400 mil pessoas de 13 cidades da região. Hoje, o paciente espera até dois anos na fila para ter acesso ao equipamento”, comenta o diretor do hospital, Dário Clair Staczuk. “É um grande ganho social, pois os familiares também sofrem com os deslocamentos para longas distâncias, além do sofrimento da doença”, lembrou o diretor.

O hospital já obteve a aprovação do pedido de credenciamento/habilitação pelo SUS pelos 13 municípios do planalto norte e precisa, agora, do apoio do governo através da Secretaria de Saúde do Estado e após isso pelo Ministério da Saúde.

Um trabalho está sendo feito em Brasília para garantir esse credenciamento, fundamental para viabilizar a contratação de funcionários e o atendimento da população.

Segundo o assessor de projetos da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina (Fehoesc), Adriano Ribeiro, o impacto da inauguração dessa ala supera o planalto norte. “Irá desafogar outros centros no Estado, como Joinville”.

Aparelho de hemodinâmica similar ao recebido pelo hospital
Aparelho de hemodinâmica similar ao recebido pelo hospital