Justiça do DF suspende, de novo, aumento nos combustíveis

 A juiza Adverci de Abreu, da 20ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu o aumento das alíquotas do PIS/Cofins sobre os combustíveis, anunciada pelo governo em julho. Essa foi a quarta decisão da Justiça que barra o aumento de impostos. As últimas três liminares foram derrubadas em seguida. “Não parece razoável que, necessitando corrigir desmandos de gestões anteriores, o governo venha se valer da solução mais fácil – aumentar tributos – que desde tempos imemoriais vem sendo historicamente adotados por governos em momentos de crise, lembrando sempre que os governos são eleitos para promover o bem comum e não para penalizar mais ainda o cidadão com majoração de tributo, que amarga carga tributária já tão elevada”, disse a juíza na decisão.

Etanol

Autores de atentados na Espanha preparavam ataque ainda maior

Os supostos autores dos ataques em Barcelona e Cambrils, no nordeste da Espanha, que deixou 14 mortos e 120 feridos,  preparavam atentados de maior proporção, mas tiveram que abrir mão de seus planos, informou a polícia catalã nesta sexta-feira. Ao anunciar os resultados das investigações, o delegado-chefe da polícia regional da Catalunha, Josep Lluis Trapero, afirmou que o principal suspeito, o motorista que jogou a van contra uma multidão em Barcelona, pode não estar entre os cinco supostos terroristas mortos pelas forças de segurança na madrugada desta sexta em Cambrils, a cerca de 120 km de Barcelona. Ele desmentiu sua própria declaração, de mais cedo nesta sexta, quando afirmou que o condutor provavelmente já havia sido abatido. Segundo Trapero, o massacre, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) poderia ter sido muito pior. Os terroristas que executaram os dois ataques pertenciam à mesma célula e estavam se preparando há algum tempo em uma casa em Alcanar, que explodiu na noite de quarta-feira. A detonação dos explosivos que estavam na residência teria sido um acidente e atrapalhou os planos dos jihadistas.

mw-860

Homem armado com faca ataca e fere 8 pessoas na Rússia

Um homem armado com uma faca apunhalou e feriu oito pessoas neste sábado (19) no centro da cidade de Surgut, na Sibéria, norte da Rússia, e foi morto a tiros pela polícia, informam as autoridades russas.

O Comitê de Investigação (CI) russo, órgão que apura delitos graves no país, informou que o autor do ataque era um morador da cidade nascido em 1994. O órgão não dá prioridade a um atentado terrorista como a versão principal do ocorrido, segundo a agência Efe.

O ataque aconteceu por volta de 11h20 (local). A cidade de Surgut fica na região petrolífera de Janti-Mansiysk, a 2.100 km ao noroeste de Moscou. Os feridos foram hospitalizados. Segundo os últimos dados oficiais, quatro das vítimas estão em estado grave.

Ataques similares

O ataque na Rússia aconteceu no dia seguinte a outros similares ocorridos na Finlândia e na Alemanha, onde várias pessoas foram esfaqueadas.

Gilmar Mendes manda soltar, de novo, empresário Jacob Barata Filho

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar nesta sexta-feira (18), novamente, o empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor) Lélis Teixeira. Barata Filho e Teixeira foram presos no começo de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no setor de transportes do RJ, com a participação de empresas e políticos do estado, que teria movimentado R$ 260 milhões em propina. A decisão de Gilmar Mendes derruba uma ordem de prisão do juiz Marcelo Brêtas, da Justiça Federal do RJ, desta quinta-feira (17). Neste mesmo dia, Gilmar Mendes havia determinado, pela primeira vez, a soltura de Barata Filho e Teixeira. Mas eles não chegaram a ser soltos, porque Brêtas expediu novas ordens de prisão contra os envolvidos, por outros crimes.

O Ministério Público Federal no Rio (MPF-RJ) enviou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um pedido de impedimento de Gilmar Mendes para atuar no caso. Um dos argumentos é que a filha de Barata é casada com o sobrinho do ministro, que foi padrinho do casamento. Mendes afirma que, pela lei, não há nenhum impedimento a atuação dele no caso.

BBCdvYg

Futebol – Brasileirão – Série A

Ligado na telinha: confira as partidas com transmissão ao vivo no fim de semana

Morumbi_001_crop_galeria (1)

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

 SÁBADO, 19

Série A do Brasileiro

 16h Corinthians x Vitória
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e William Machado)

19h Flamengo x Atlético-GO
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Julio Oliveira e Raphael Rezende)

 DOMINGO, 20

Série A do Brasileiro

 11h Grêmio x Atlético-PR
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Alano e Batista)

16h Cruzeiro x Sport
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Wilson Souza) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Rogério Correa e Bob Faria)

 16h Bahia x Vasco
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Thiago Mastroianni e Ricardo Rocha)

 16h Ponte Preta x Botafogo
Transmissão: Premiere e PFCI (com Sérgio Arenilas e Rivelino Teixeira)

16h Avaí x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, PR, MG, BA e CE (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia) e Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)

 19h Palmeiras x Chapecoense
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr, Mauricio Noriega e Luiz Ademar)

19h Coritiba x Santos
Transmissão: SporTV menos PR e Premiere (com Linhares Jr e Wagner Vilaron)

 SEGUNDA, 21

Série A do Brasileiro

 20h Fluminense x Atlético-MG
Transmissão: SporTV menos RJ, Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Edinho)