Campanha falsa prometendo ovo de páscoa começou a circular no WhatsApp nas últimas 24 horas.

Na mesma semana em que pelo menos 50 mil pessoas caíram no golpe que prometia um vale compras de R$ 500 no Boticário, agora uma nova armadilha fez milhares de pessoas serem prejudicadas na internet. Uma campanha falsa prometendo ovo de páscoa da Kopenhagen começou a circular no WhatsApp na quarta-feira (5). Em menos de 24 horas, segundo a PSafe, pelo menos 300 mil pessoas caíram na armadilha.

A falsa campanha funciona de modo similar aos diversos golpes que circulam via WhatsApp. O usuário recebe, via mensagens de contatos conhecidos ou de algum grupo do WhatsApp, um convite para participar da promoção. No caso, era oferecido um Ovo Língua de Gato da Kopenhagen.

Ao clicar no link do falso voucher, a vítima é direcionada para uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. Após respondê-las, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos via WhatsApp para, a partir disso, ter acesso ao falso cupom que lhe dá direito a retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas Kopenhagen.

Após o compartilhamento com amigos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos – que podem causar prejuízos financeiros – ou a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes virtuais. O ataque ainda conta com comentários falsos elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe como, por exemplo, “acabei de receber o meu”.

Segundo a PSafe, a falsa campanha já atingiu 300 mil pessoas nas últimas 24 horas. E, como o golpe se disseminou rapidamente, a empresa acredita que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas.

Em nota, a Kopenhagen reforça que é falsa a informação que circula nas redes sociais de que esteja realizando uma promoção que dará ovos de páscoa Língua de Gato. “A companhia orienta aos usuários a deletarem a mensagem e não clicar no link que supostamente os direcionaria a uma pesquisa. Trata-se de um golpe que pode instalar um vírus em computadores e smartphones, deixando as informações dos usuários vulneráveis.”

????????????????????????????????????

Fonte: J.Extra