STF proíbe prisão de ex-presidente antes do dia 4

Por sete votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentar um habeas corpus preventivo para evitar que ele seja preso. Porém, o mérito do recurso não foi analisado pelos magistrados nesta quinta-feira. O julgamento deve ser retomado apenas no dia 4 de abril. Até lá, o ex-presidente não poderá ser preso.

Rosa Weber: a responsável por voto decisivo sobre Lula

Coube à ministra Rosa Weber – descrita na imprensa nos últimos dias como o “equilíbrio institucional do STF” ou mesmo como “moderadora do Supremo” – enunciar, na tarde desta quinta-feira, a surpreendente decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi dela a solução que impediu a prisão de Lula pelas próximas duas semanas, embora a corte não tenha tomado resolução definitiva sobre o caso. Conhecida pela atuação discreta, Weber sugeriu que o julgamento fosse suspenso – visto que já eram 19h (horário de Brasília) – mas ressalvou que, dada a impossibilidade de que o Tribunal decidisse a questão, isso não deveria representar um prejuízo para o ex-petista. Logo, sugeriu que o pedido da defesa de salvaguardar a liberdade do ex-presidente fosse aceito até que o STF volte a apreciar o assunto, no próximo dia 4 de abril.

Petistas comemoram decisão do Supremo 

Petistas avaliaram positivamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder uma liminar que proíbe a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva até o julgamento do habeas corpus em defesa do ex-presidente. “Estamos no caminho certo”, disse o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, um dos assessores mais próximos do petista. “Queríamos que o habeas corpus fosse julgado e será julgado. É um direito constitucional de todos os brasileiros e também do ex-presidente Lula”, completou.

Morre Carlos Eduardo Miranda, ex-jurado do ‘Ídolos’

O produtor musical e ex-jurado de programas como Ídolos e Astros, ambos do SBT, Carlos Eduardo Miranda morreu aos 56 anos na noite de quinta-feira (22) em São Paulo. De acordo com as primeiras informações, ele sofreu um mal súbito em sua casa.

Lava Jato denuncia Paulo Preto, ex-diretor da Dersa

A força-tarefa da operação Lava Jato em São Paulo denunciou o engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, estatal paulista de gestão do sistema rodoviário. Ele responderá pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e inserção de dados falsos em sistema público de informação.

Família de Marielle vai à Justiça contra vídeos

A irmã e a viúva da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), Anielle Franco e Mônica Benício, ajuizaram uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pedindo a retirada de 38 vídeos da plataforma Youtube que veiculam notícias falsas a respeito da parlamentar assassinada na semana passada.

Investigação sobre apagão pode levar 6 meses

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Tiago de Barros Correia, avaliou que a investigação sobre as causas do apagão ocorrido na última quarta-feira nas regiões Nordeste e Norte, e em menor escala, na região Sudeste, deve levar cerca de seis meses. Segundo ele, a agência pode inclusive decidir por não punir as empresas envolvidas.

Seleção brasileira enfrenta a Rússia hoje

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (23) às 13h (no horário de Brasília) para encarar a Rússia, país-sede da Copa do Mundo que terá início no dia 14 de junho, com uma missão: iluminar a cabeça do técnico Tite. O jogo será transmitido pela TV Globo e pelo canal fechado SporTV. (Via HuffPost Brasil)

Futebol – Campeonatos Estaduais

Taça Rio: O Fluminense precisou usar a sua vantagem, mas vai enfrentar o Botafogo na final da Taça Rio. Na quinta-feira, no Engenhão, o Tricolor das Laranjeiras empatou por 1 a 1 com o Flamengo e se garantiu na decisão do campeonato por ter ficado em primeiro lugar na fase anterior.

Campeonato paulista: Corinthians bate Bragantino e pega São Paulo na semi, o sonho do bicampeonato paulista continua vivo para o Corinthians. Na quinta-feira, na Arena, a equipe tirou a vantagem do Bragantino com vitória por 2 a 0 e avançou às semifinais do Estadual.

Campeonato Mineiro: Galo vence América e larga na frente na semi do Mineiro

Música

Lollapalooza começa hoje em SP com mais de 70 atrações

Programão para os fãs de música, o festival Lollapalooza abre o Autódromo de Interlagos nesta sexta (23) batendo um recorde: neste ano, o line-up tem 72 atrações. Espalhados em quatro palcos durante três dias, nomes de peso do rock, do rap, do R&B e da música eletrônica, como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Killers e Lana Del Rey devem garantir um público estimado de 300 mil pessoas.