Justiça nega pedido de Lula contra Moro

O ministro Felix Fischer, do STJ, negou na quinta-feira (21) em decisão individual o recurso em que a defesa do ex-presidente Lula alegava que o juiz federal Sergio Moro é suspeito para julgar o petista e conduzir inquéritos contra ele na operação Lava Jato. Os advogados do ex-presidente dizem que vão recorrer.

© Foto: Nelson Almeida/AFP/Getty Images
© Foto: Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Denúncia contra Temer avança

A denúncia contra presidente Michel Temer pelos de crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça foi entregue na quinta-feira (21) na Câmara, mas só deverá iniciar a tramitação na próxima semana. A primeira ação após o recebimento da peça é a leitura em plenário, o que só pode ocorrer em sessão com quórum de, no mínimo, 51 deputados. Após essa etapa, caberá ao primeiro secretário da Câmara comunicar ao presidente sobre o recebimento da denúncia. Paralelamente, a peça segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

STJ mantém Joesley e Wesley presos

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por 4 votos a 1, negar habeas corpus aos irmãos Joelsey e Wesley Batista, sócios do Grupo J&F, e mantê-los presos em São Paulo. Os empresários foram detidos em uma operação que apura se eles usaram informações privilegiadas sobre o impacto das delações premiadas de executivos da empresa para lucrar no mercado financeiro.

© Foto: Claudio Belli/Valor/Agência O Globo

© Foto: Claudio Belli/Valor/Agência O Globo

Temer tenta evitar rebelião na base após ataque de Maia

Após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusar o PMDB e o governo de dar uma “facada nas costas” do DEM, o presidente Michel Temer assumiu nesta quinta-feira, 21, mesmo a articulação para tentar contornar a insatisfação na base. Horas depois de chegar de Nova York, onde participou da Assembleia-Geral da ONU, Temer reuniu auxiliares e disse que marcaria uma conversa com Maia para resolver o problema e conter a rebelião. As declarações do presidente da Câmara foram feitas no momento em que Temer precisa de apoio parlamentar para barrar a segunda denúncia contra ele no plenário. Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 10 votos a 1, que a acusação apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o presidente, por organização criminosa e obstrução da Justiça, deve ser encaminhada aos parlamentares e entregou à Câmara a acusação. O desabafo de Maia foi feito após o assédio do PMDB a parlamentares do PSB que estavam prestes a ingressar no DEM. O partido de Temer conseguiu, recentemente, filiar o senador Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB-PE). Pelo menos outros seis deputados do PSB, que estavam em negociação com o DEM, foram procurados pela cúpula peemedebista, enfurecendo Maia.

Início da Primavera

Começa nesta sexta-feira, 22, exatamente às 17h02, a primavera, que marca a transição entre o inverno e o verão. A estação, conhecida pelas flores, vai até o dia 21 de dezembro. Segundo meteorologistas, não há expectativas de massas polares fortes para a primavera deste ano e a estação deve ser chuvosa.

Governo fará enquete sobre o fim do horário de verão

A continuidade da aplicação do horário de verão será uma decisão da Presidência da República. Após a conclusão de estudos que mostram que o horário de verão não proporciona economia de energia, o Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu encaminhar a questão para instâncias superiores. Prevendo polêmica, já que o assunto divide opiniões e tem amantes e detratores, o governo estuda fazer uma enquete nas redes sociais para deliberar sobre o assunto. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, evitou dar um posicionamento prévio. O presidente Michel Temer é quem vai bater o martelo sobre a questão.

horario_de_verao1

Kim Jong-un detona Trump 

O líder da Coreia do Norte afirmou que o presidente dos Estados Unidos é “desequilibrado” e “pagará caro” por suas ameaças aos norte-coreanos. As declarações foram feitas em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal após Trump criticar o governo da Coreia do Norte em reunião da ONU.

México  ainda busca sobreviventes

Milhares de socorristas seguem cavando em escombros na busca por sobreviventes do mortal terremoto que atingiu o México nesta semana e que já deixou ao menos 273 mortos, sendo a metade destes na capital do País.

Mega-Sena acumula de novo

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1970 da Mega-Sena realizado na quinta-feira. Com isso, o prêmio estimado passa de R$ 30 milhões para R$ 35 milhões. O próximo sorteio acontece no sábado (23). Veja os números sorteados ontem: 05 – 10 – 18 – 24 – 39 – 52

Aerosmith no Rock in Rio

Com imagens exibidas nos telões lembrando a história e os discos da banda, o Aerosmith abriu seu show na primeira noite do Rock in Rio desta semana. Enfileirando um hit atrás do outro pelas 16 músicas, o grupo estabeleceu uma conexão com a plateia por meio da memória afetiva e mostrou um vigor invejável.

Rock in Rio: veja outras atrações da quinta e o que está por vir

Fla x Flu na Sul-Americana

O Fluminense espantou o “fantasma da LDU” e, mesmo com a dramática derrota por 2 a 1, voltará de Quito classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Pedro, aos 40 minutos da etapa final, foi o herói do Tricolor, que avança no torneio continental graças ao gol marcado fora de seus domínios.

River faz 8 no Wilstermann e avança na Libertadores