STF retoma julgamento de Palocci

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta quinta-feira, 12, o julgamento do pedido de habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci, preso preventivamente desde setembro de 2016. Relator do caso, o ministro Edson Fachin votou na quarta-feira para não conceder o pedido ao ex-ministro, e foi acompanhado por Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Marcelo Odebrecht diz que cada vez complica mais a vida de Lula

O empresário Marcelo Odebrecht afirmou nesta quarta-feira, 11, à Justiça Federal quequanto mais analisa e envia para os investigadores da Operação Lava Jato seus e-mails recuperados, “mais complica” a vida do ex-presidente. Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado, em Curitiba, desde o dia 7. Odebrecht foi ouvido como colaborador no processo em que é réu com Lula, acusados de corrupção e lavagem de dinheiro na compra de um terreno que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo, em 2010, no valor de R$ 12,5 milhões.

Esse sujeito fala com Deus?’, diz Gilmar em crítica a Sergio Moro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou nesta quarta-feira (11) a fazer críticas ao Ministério Público Federal (MPF) e aos juízes federais Sergio Moro e Marcelo Bretas, responsáveis, respectivamente, pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba e Rio de Janeiro. Na sessão do STF que analisa um habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci, preso desde setembro de 2016 na Lava Jato, o ministro citou o que classifica como “arbítrio” de Moro e Bretas e atacou as prisões preventivas determinadas pelo magistrado paranaense. “Na verdade nós transformamos as prisões provisórias do doutor Moro em prisão definitivas. Esse é o resultado nesses casos. Então é melhor suprimir a Constituição. Já que tem o código penal de Curitiba, que se crie da Constituição de Curitiba. É isso que nós estamos fazendo. As prisões provisórias, as prisões cautelares, elas ganham caráter de definitividade. Por que se trata de decisões bem elaboradas? Esse sujeito fala com Deus? Do que nós estamos falando? Ou nós estamos fazendo populismo judicial?”, atacou o ministro, em um aparte ao voto de Marco Aurélio Mello. Gilmar Mendes ainda disse que “as prisões provisórias, se não puderem ser revistas, elas se tornam definitivas, e aí nem precisa esperar o segundo grau, já basta a queda da caneta na prisão provisória, não precisa esperar sentença. É essa a consequência da decisão que estamos tomando”.

Transferido de Curitiba para o Rio, Cabral é levado para unidade em Bangu

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB), dará entrada na noite desta quarta-feira (11) na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira. A unidade prisional se localiza no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Desde janeiro, ele estava preso no Complexo Médico de Pinhais, em Curitiba. Sua transferência atende uma solicitação de seus advogados e foi autorizada em decisão tomada ontem (10) pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, ele deixou a unidade prisional em Curitiba pouco antes das 15h. Por volta de 19h, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) informou a opção pela Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira. A definição levou em conta o fato de Cabral já possuir condenações. “O interno será levado para esta unidade, uma vez que já está condenado”, registra nota divulgada pela Seap.

PT só tem ‘plano L, de Lula’, diz Haddad

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad falou com a imprensa no diretório nacional do PT em Curitiba, na noite de quarta-feira (11), reafirmando o compromisso do partido com o ex-presidente e a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) “restabeleça a Constituição no Brasil”. “O PT só aposta em Lula, não há outra discussão do partido. Isso não é uma visita protocolar, a decisão está tomada. Dia 15 de agosto o partido vai registrar a candidatura do ex-presidente Lula, não há debate”.

Delegados da PF querem transferência de Lula para quartel do Exército

O Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Paraná pediu nesta quarta (11) que o superintendente da corporação no estado, Maurício Valeixo, transfira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da carceragem de Curitiba, onde ele está preso desde sábado (7). Nos arredores do edifício a polícia montou bloqueios para evitar manifestações contra ou a favor ao ex-presidente. Só podem entrar funcionários, jornalistas, policiais e pessoas que tenham algum procedimento marcado com a PF. Em frente, militantes montaram um acampamento em apoio a Lula. No pedido, o sindicato afirma que “a medida mais acertada seria a transferência imediata do ex-presidente para uma unidade das Forças Armadas, que possua efetivo e estrutura à altura dos riscos envolvidos”. “Há comprovados riscos à população que reside no entorno do prédio da PF, aos policiais federais e demais integrantes do sistema de segurança pública que moram nas imediações da sede da Polícia Federal”, diz a nota da categoria.

Papa admite equívoco por subestimar abusos de menores no Chile

Em uma carta aos bispos chilenos, o Papa transmitiu sua “vergonha” e “dor” pelas conclusões da investigação sobre os abusos de crianças cometidos pela Igreja naquele país. Francisco admite que cometeu “graves equívocos na avaliação da situação”.

‘Foi meu erro e eu sinto muito’, diz Zuckerberg

No segundo dia de depoimento no Congresso dos EUA, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu desculpas e se disse responsável pelas ações da rede social, que é alvo de uma polêmica envolvendo o vazamento de dados de seus usuários. Zuckerberg afirmou ainda que seus próprios dados também foram vendidos.

Boca arranca empate do Palmeiras no Allianz com gol de Tevez

Com um gol do Palmeiras aos 44 minutos do segundo tempo e o revide do Boca Juniors aos 46, terminou em empate a partida desta quarta-feira à noite pelo Grupo 8 da Libertadores no Allianz. Com o resultado, o Verdão segue ainda na liderança do grupo, com dois pontos à frente dos rivais argentinos. Os dois clubes voltam a duelar no dia 25 deste mês, na Bombonera.

Copa Sul-Americana: Atlético-MG perde para o San Lorenzo

A derrota para o San Lorenzo começa a preocupar os torcedores do Atlético-MG, não pelo resultado em si, mas pelas atuações fracas que a equipe vem mostrando desde a derrota para o Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro. Com o revés por 1 a 0 na estreia da Copa Sul-Americana, o Galo precisa vencer o jogo de volta por dois gols de diferença para avançar à segunda fase. No dia 8 de maio, as equipes voltam a se encontrar no Independência para a decisão da vaga.

Fluminense faz 3 no Nacional Potosí no Maracanã e abre grande vantagem na Sul-Americana

Como era esperado, o Fluminense começou a partida no ataque, mas encontrou um adversário bem postado e marcando forte para tentar impedir as investidas. A partida seguiu muito truncada. Sem qualquer ambição ofensiva, o Nacional apenas se preocupava em parar as jogadas do adversário, levando o jogo a ficar monótono pelo excesso de interrupções. Ao final o Fluminense acabou vencendo por 3 a 0.