A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, com apoio financeiro do Programa SC Rural, vem desenvolvendo desde 2012 um novo processo de formação de jovens nos seus Centros de Treinamento.

CURSO JOVENS UGT 4 - MOMENTOS PRIMEIRA SEMANA (4)

Trata-se do Curso de Formação em Liderança, Empreendedorismo e Gestão Ambiental para Jovens Rurais.  Esse curso tem como objetivo contribuir com o processo de formação de jovens rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo, promovendo liderança, empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que, numa perspectiva ecocultural, agregam valores a produtos, serviços e espaços.

A metodologia utilizada é a da alternância.  Durante uma semana por mês, de segunda a quinta feira, os jovens permanecem no Centro de Treinamento e nos demais dias do mês seguem a vida normal na propriedade da família, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos e recebem acompanhamento dos extensionistas da Epagri de seus municípios e da coordenação do curso.  Ao final do curso, como um dos requisitos para receber o certificado de participação, cada jovem apresenta o seu “projeto de vida”.

Nas quatro edições do curso já finalizadas no Centro de Treinamento da Epagri de Canoinhas (CETRECAN), foram beneficiados jovens dos treze municípios que compõem o Planalto Norte e são atendidos pelas Gerências Regionais da Epagri de Mafra e de Canoinhas.

E a quinta edição do curso em nossa região já teve início.  No período de 03 a 06 de abril aconteceu a primeira alternância dessa nova edição, com a participação de 29 jovens, oriundos dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho, Itaiópolis, Monte Castelo, Canoinhas, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Três Barras e Major Vieira.

Esses jovens conviverão no CETRECAN, totalizando ao final do processo dez etapas de aprendizado teórico e prático nas áreas de pecuária, olericultura, administração rural, gestão de negócios, uso e manejo de solo, apicultura, fruticultura, turismo rural, piscicultura, entre outros assuntos.

Na avaliação dos coordenadores do curso, Ana Paula K. Machado e Adolar E. Voight, essa é uma excelente oportunidade para os jovens se especializarem e continuarem trabalhando em suas propriedades com maior conhecimento e qualidade de vida.

Ainda segundo os coordenadores, os alunos aproveitaram muito bem a primeira semana de estudos, que teve como foco o empreendedorismo e a bovinocultura de leite, e seguiram para suas casas ansiosos pela próxima etapa de aprendizagem e convivência.

Fonte: Epagri

CURSO JOVENS UGT 4 - MOMENTOS PRIMEIRA SEMANA (2)