A detenta Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido em 2012, deixou a prisão nesta quinta-feira (10) para a saída temporária de Dia das Crianças. Essa foi a 1ª vez que ela deixou o presídio em Tremembé (SP) em ‘saidinha’ desde que passou para o regime semiaberto. Também foram beneficiadas as detentas Suzane von Richthofen e a madrasta de Isabela Nardoni, Anna Carolina Jatobá.

Elize deve passar o período de liberdade provisória na casa da família em Chopinzinho, uma cidade a cerca de 400 quilômetros de Curitiba, no Paraná. O município tem menos de 20 mil habitantes.

Ela não poderá ver a filha, fruto do relacionamento com Marcos Matsunaga, já que está impedida de vê-la desde 2012, quando foi presa pelo crime.

A guarda da menina de oito anos está com os avós paternos, que entraram na Justiça com duas ações contra Elize: uma de destituição do poder familiar (que tira os direitos da ré de ser mãe da criança) e outro de mudança de nome da menina.

Elize Matsunaga deixou a Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), por volta das 8h15 desta quinta-feira carregando uma sacola. Ela se encontrou com a advogada Juliana Santoro, que a esperava e entrou em um carro. A detenta deve retornar à prisão no dia 16 de outubro.

No regime prisional mais brando, Elize passou a ter direito a deixar a penitenciária em datas comemorativas, desde que autorizada pela Vara de Execuções Criminais (VEC).

Elize foi condenada pela Justiça paulista a 19 anos, 11 meses e um dia por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Mas ela teve a pena reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça para 16 anos e três meses. Ela está no regime semiaberto desde agosto.

Suzane Richthofen e Anna Carolina Jatobá

Outras presas que são internas da mesma unidade que Elize, e também estão no regime semiaberto, como Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabela Nardoni, também foram beneficiadas com a ‘saidinha’.

Elas deixaram o presídio ao mesmo tempo, pouco depois das 8h. Suzane von Richthofen encontrou uma mulher que a esperava no lado de fora e foi embora em um carro branco. Já Anna Carolina Jatobá saiu com o rosto encoberto por outra mulher e entrou em um carro com placas de São Paulo.