A Caixa anunciou, na manhã desta quinta-feira (9/4), novas medidas para o setor imobiliário no período de crise. Entre as novidades está a liberação de R$ 43 bilhões para o financiamento da casa própria. Até então, o banco já havia anunciado cerca de R$ 111 bilhões em novas linhas de crédito. Segundo a instituição, cerca de 5,5 milhões de famílias serão beneficiadas e 1,2 milhões de empregos serão preservados. As novidades estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (13/4).

Em transmissão feita pelo Facebook, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou também que o banco concederá carência de seis meses para novos contratos imobiliários de pessoas físicas. Isso significa que quem comprar um imóvel agora poderá começar a pagar só daqui a seis meses. O presidente afirmou que é uma medida inédita e “reforça o equilíbrio entre o problema de saúde e da economia”.

Guimarães descreveu as medidas como sendo parte do setor mais importante do banco. “É uma medida para parte mais relevante da carteira de crédito da Caixa Econômica Federal, o coração do banco que é o crédito imobiliário. Nós temos cinco milhões e meio de famílias beneficiadas por essa operação que gera um volume muito grande de empregos”, afirmou.

Outra novidade é que as pausas nos financiamentos poderão ser solicitadas também por aqueles que utilizam o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento. A porcentagem das parcelas que não é coberta pelo FGTS poderá ser pausada, explicou o vice-presidente de habitação, Jair Luis Mahl. “A partir de segunda-feira também estará disponível para aqueles que estavam usando o FGTS para o pagamento parcial das parcelas. A pessoa continua usando o FGTS no pagamento parcial da prestação e vai poder pedir a pausa daquela parte, os 20% ou 30% que são sua parte no pagamento”, explicou ele.

Clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso poderão também optar pelo pagamento parcial da prestação do financiamento, por 90 dias. Atualmente, é possível pedir uma pausa nas prestações do financiamento habitacional por meio de contato telefônico e aplicativo Habitação Caixa, disponível para plataformas Android e iOS.

Já as construtoras e incorporadoras poderão antecipar até 20% dos recursos do Financiamento à Produção de empreendimentos para obras a serem iniciadas. Também será permitido para obras em andamento e sem atrasos no cronograma, antecipar a liberação de recursos correspondentes a até três meses, desde que seja limitado a 10% do total financiado.

Entre outras medidas, empresas poderão prorrogar o início das obras em até 180 dias e reformular o cronograma de execução por questões relacionadas à pandemia. Obras concluídas ou em fase de amortização poderão incluir ou prorrogar carência de até 180 dias.