Meta fiscal adiada de novo

O governo federal adiou mais uma vez o anúncio da nova meta de déficit primário, definida em torno de R$ 159 bilhões para 2017 e 2018, sem aumento de impostos, segundo informaram fontes governistas. A equipe econômica ainda se debruça sobre os números para garantir que não haja necessidade de uma nova revisão, mas a promessa é que o anúncio seja feito hoje. A discussão sobre o rombo nas contas federais levou a um embate político dentro do governo.

608922-970x600-1

Adiada também a reforma política

Prevista para ser votada no plenário na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (16), a reforma política será adiada por uma semana. Depois de uma frente de partidos, principalmente da oposição, ter feito campanha contra a mudança do sistema de votação para o chamado distritão, siglas da base governista aderiram ao movimento.

Maia diz que distritão, como modelo de transição, ‘não é tão ruim assim

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu nesta segunda-feira, 14, as críticas ao chamado distritão e disse que o sistema, como um modelo de transição, “não é tão ruim assim”. “Eu acho que se a gente tiver uma transição, com o distrital misto em 2022, a gente deu um grande passo e conseguiu construir, a médio prazo, um modelo que vai conseguir dar racionalidade ao sistema brasileiro”, disse. Ele já havia dito antes que modelo não deveria ser permanente. Para Maia, que também já fez críticas ao modelo majoritário, o sistema não vai impedir a renovação da Câmara e que o problema, na verdade, é “a prática de criticar tudo”. O líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), admitiu mais cedo nesta segunda-feira que não há votos para aprovar o distritão. Como trata-se de uma emenda à Constituição (PEC), são necessários 308 votos.

71e986_0199405ea44a41acaaf0f8e511bd3cbd-mv2

Collor pode virar réu na Lava Jato

O ministro do STF Edson Fachin decidiu manter para hoje o julgamento da denúncia apresentada no ano passado pela Procuradoria-Geral da República contra o senador Fernando Collor (PTC-AL). O parlamentar pode virar réu nas investigações da Operação Lava Jato pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa de Collor havia pedido o adiamento pela ausência de dois ministros do Supremo.

Trump foi alertado sobre grupos

A tragédia do fim de semana em Charlottesville (EUA) não pegou de surpresa o FBI (a polícia federal americana) e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Em maio, um relatório assinado pelos dois órgãos informou o governo de Trump que os supremacistas e grupos de extrema-direita americana são responsáveis por mais mortes do que qualquer outro grupo extremista doméstico do país nos últimos 16 anos.

Nova confusão na Cracolândia

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar usuários de drogas durante uma ação de limpeza de rua da Prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia, na tarde desta segunda (14). Alguns viciados reagiram atirando pedras contra os policias. Houve correria e muitos comerciantes baixaram as portas com medo de depredações. O local é alvo de ações e polêmicas durante a gestão Doria.

Futebol

Pela rodada do Brasileiro, Santos e Fluminense fizeram um jogo corrido na noite desta segunda-feira, mas de poucas chances de gol. Alvinegros e tricolores pecaram no último passe e tiveram de se contentar com o 0 a 0. Nesta terça-feira, a Chapecoense enfrenta o clube japonês Urawa Red Diamonds pela Copa Suruga — torneio organizado anualmente pela Conmebol, em parceria com a Liga Japonesa, que reúne o campeão da Copa Sul-Americana e o vencedor da Copa da Liga. A bola rola a partir das 7h (horário de Brasília) no Estádio de Saitama.