Oito mortos em Nova York

Seis estrangeiros estão entre os oito mortos num ataque terrorista em Nova York que deixou oito mortos na tarde de ontem, depois de uma pick-up invadir uma ciclovia e dirigir por dez quarteirões tentando atingir ciclistas e pedestres. São cinco argentinos e um belga. A polícia atirou e prendeu o motorista, o usbeque Sayfullo Saipov, de 29 anos. Ele teria gritado, em árabe “Deus é grande” ao sair do veículo. Autoridades investigam uma possível ligação com o estado islâmico. O Usbequistão ofereceu ajuda aos Estados Unidos nas investigações. Foi o primeiro atentado em Nova York desde o ataque às torres gêmeas, em 2001.

© Foto: Reuters
© Foto: Reuters

Projeto volta à Câmara

O projeto de lei 28/2017, que regulariza aplicativos de transporte, foi aprovado pelo Senado na noite desta terça-feira com vetos que agradam as empresas. Entre eles estão o fim da obrigatoriedade de que os carros tenham placas vermelhas, e de que os carros estejam no nome dos condutores. Com as mudanças, o projeto volta à Câmara, que fica com a responsabilidade final da redação do texto, antes da sanção presidencial.

Gilmar suspende transferência de Cabral

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta terça-feira o pedido do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral (PMDB) para não ser transferido de uma cadeia pública na capital fluminense para um presídio federal em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A transferência havia sido determinada pelo juiz federal Marcelo Bretas após uma audiência em que Cabral citou a família do magistrado ao se defender da acusação de lavar dinheiro de corrupção através da compra de joias. Bretas entendeu a afirmação do ex-governador, de que seus familiares trabalham no ramo de bijuterias, como uma ameaça velada à sua integridade física e à de seus parentes, decidindo que ele deveria ser transferido depois do pedido feito pelo Ministério Público.

REUTERS/Ueslei Marcelino
REUTERS/Ueslei Marcelino

Emprego informal ainda sustenta queda no desemprego

A taxa de desemprego fechou o terceiro trimestre do ano em 12,4%, abaixo dos 13% observados no trimestre anterior e a menor taxa do ano até o momento. Ao todo, 12,9 bilhões de pessoas estão desocupadas, segundo a pesquisa Pnad Contínua. O número representa uma queda de 3,9% em comparação com o período de abril a junho. Mais uma vez, a queda do desemprego ocorreu pelo aumento do emprego informal, que teve alta de 2,7% no período.

Novo recorde do bitcoin

O bitcoin bateu um novo recorde nesta terça-feira ao subir 2,99% e chegar ao patamar de 6.325 dólares. A alta aconteceu depois que o CME Group disse que está planejando lançar contratos futuros de bitcoin ainda neste ano. O lançamento poderia impulsionar ainda mais a moeda, que já subiu 500% neste ano.

China tem mais segundos filhos

O governo da China divulgou, nesta terça-feira, que a maioria dos recém-nascidos chineses são o segundo filho das famílias. Dos 11,6 milhões de bebês nascidos entre janeiro e agosto deste ano, 52% não são o primeiro filho das famílias chinesas. Para o governo chinês, o resultado é consequência direta do fim da política do filho único, encerrada em janeiro deste ano. A política, criada no final da década de 70, tinha como objetivo reduzir o crescimento populacional do país mais populoso do mundo. Mas, com o envelhecimento da população, o governo chinês decidiu reduzir o controle de natalidade, permitindo que todos os casais chineses pudessem ter mais de um filho.

ONU: mais controle do aquecimento global

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta terça-feira, que as ações do Acordo de Paris ainda não foram suficientes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no mundo. Num relatório divulgado hoje, a ONU afirmou que é necessário investir mais em tecnologias que reduzam a emissão dos gases e que os países devem aumentar mais as promessas de cortes na emissão. Segundo o diretor-executivo da ONU Ambiente, o mundo se encontra numa situação inaceitável. “Não estamos fazendo o suficiente para salvar milhões de pessoas, e isso é inaceitável.” O relatório ainda afirmou que a combinação da atividade humana com o fenômeno El Niño levou a uma concentração de gás carbônico num nível não observado em 80.000 anos.

Líder catalão pede ajuda a Bruxelas

Carles Puigdemont afirmou, nesta terça-feira, que deseja continuar governando a Catalunha mesmo em Bruxelas. O líder catalão, destituído de seu cargo de presidente na última sexta-feira, declarou que não foi à capital da Bélgica pedir asilo político, e sim levar a questão para a capital da União Europeia. Além disso, Puigdemont atribuiu sua viagem à falta de segurança que ele e outros líderes do movimento estariam sofrendo na Espanha. Segundo ele, a decisão do governo espanhol é uma tentativa de enfraquecer o movimento separatista — mas que não vai funcionar. Embora o ex-líder tenha ido pedir ajuda à União Europeia, o bloco já se pronunciou contrário à decisão separatista. Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, mostraram-se contra o referendo e a proclamação de independência da Catalunha.